Uma vaca foi flagrada andando numa ciclovia na altura do bairro Campos Verdes, em Hortolândia. De acordo com ciclistas que integram a União dos Ciclistas do Brasil (UCB), está não seria a primeira vez que animais invadem a pista. Eles temem por acidentes fatais e garantem que não há fiscalização nos trechos da via.

O flagrante aconteceu por volta das 8h desta quinta-feira (27) na altura do Lago da Fé e foi feito pelo desenvolvedor de sistemas Kennedy Silva, de 44 anos, que fazia caminhada na pista ao lado. “Havia um bezerro por perto. Na hora fiquei com medo da reação do animal e desviei. A vaca estava parada, acho que tomando sol”, contou.

Há dua semanas, o assistente de exportação e ciclista Valter Barros, de 33 anos, pedalava na ciclovia quando quase atropelou com um bezerro que entrou na pista. Ele seguia para um passeio no Taquara Branca. Ele disse que desceu da bike e tocou o animal. “Os ciclistas de Hortolândia, além de enfrentar o descaso com as ciclovias e ter que disputar com os pedestres que usam a pista para caminhada, agora concorrem com os animais”, comentou Barros que também afirma deparar com carros, mesas de bares entre outros nos trechos das pistas de ciclovia e de caminhada. “Não há fiscalizações”, disse.

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), informou que realiza intensa fiscalização de animais soltos em vias públicas e que os munícipes também podem solicitar fiscalização, mediante denúncia, que pode ser feita via telefone pelos números 3897-3312 e 3897-5974. O denunciante não precisa se identificar e o serviço funciona 24h. Quando o proprietário do animal é identificado, e se o bicho for recolhido, ele tem que arcar com as despesas geradas pela guarda do animal apreendido, além de ter que pagar multa, cujo valor pode variar de 50 a 100 UFMHs (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). Até agosto já foram realizadas aproximadamente 30 notificações.

Escrito por:

Alenita Ramirez

Leia também

Menino é atropelado por moto em Hortolândia e socorrido em estado grave ao HC da Unicamp

LEIA TAMBÉM Menino é atropelado por moto em Hortolândia e socorrido em estado grave ao HC …