Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Curso voltado a Guardas Municipais do Programa Bem Me Quer Paz Se Quer e a gestores do Bolsa Creche terá segunda etapa no dia 30 deste mês

 

A fim de aprimorar o uso do fantoche na educação básica, como ferramenta lúdica e didática, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quinta-feira (09/05), no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”), no Remanso Campineiro, a primeira etapa da formação “Sensibilização para o uso do fantoche”. O curso, de oito horas/aula, é voltado aos 10 guardas municipais (GM) participantes do Programa “Bem me Quer Paz se Quer” e a gestores das 40 escolas conveniadas pelo “Bolsa Creche”. As aulas foram ministradas pela coordenadora pedagógica Solange Cachimiro, especialista em contação de histórias, e serão retomadas no próximo dia 30/05, das 8h às 12h.

O objetivo é, além de atender às formações mensais voltadas às escolas conveniadas, capacitar os GMs para que utilizem esta ferramenta durante a festa literária Hortolendo e as atividades do “Bem Me Quer Paz Se Quer”. Durante a formação, são abordados assuntos correlatos importantes, dentre eles como as crianças entendem o mundo, como aprendem, técnicas básicas de manuseio dos bonecos e histórias de interesse de acordo com a faixa etária do aluno. Segundo Solange, a ideia é levar os participantes a aprimorar as técnicas conhecidas, fazendo do fantoche um importante recurso lúdico e didático. O desafio lançado pela formadora é que, no próximo encontro, os participantes realizem trabalhos práticos, apresentando em sala as histórias que desenvolveram.

Confira abaixo outras formações associadas ao tema:

16/05, das 8h30 às 12h – Rotina na Educação Infantil

Formação mensal com gestores do Programa Bolsa Creche

23/05, das 18h30 às 20h30 – Contação de histórias

Início do curso, que terá 10 encontros; inscrições abertas. Voltado a educadores, professores e gestores

Contação nas escolas municipais:

17/05 – CIER – alunos maiores de 12 anos, às 9h e às 13h30

24/05 – EMEI Santa Clara, manhã e tarde

31/05 – CIER – Com pais dos alunos, manhã e tarde.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Mais uma vez, Escolas Técnicas Estaduais se destacam no Enem

De acordo com o resultado do exame, entre as primeiras 60 melhores escolas públicas do Est…