Connect with us

Notícias

Prefeitura de Hortolândia atualiza horário de funcionamento de PEV’s de diferentes bairros

Artigo

em

Pontos de descarte regular e gratuito de entulho passam a operar em diferentes horários para atender a população

Seis PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura de Hortolândia já funcionam em novo horário. Agora, os pontos de descarte regular localizados nos jardins Nossa Senhora Auxiliadora, Amanda, Rosolém, Interlagos, Parque Gabriel e Vila Real, operam, todos os dias da semana, inclusive feriados, das 8h  às 18h. Os pontos instalados no Parque Orestes Ongaro e Jardim Santiago continuam atendendo a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já os PEV’s dos jardins Nova Alvorada e São Sebastião, funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Os pontos dos jardins Santa Esmeralda, Santa Emília e Nossa Senhora de Fátima, funcionam todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h. 

LEIA TAMBÉM

“A população deve continuar utilizando os pontos para realizar o descarte regular do entulho. É crime ambiental descartr os materiais, irregularmente, do lado de fora dos espaços e em outros locais, poluindo as calçadas, ruas e avenidas. O descarte irregular de lixo e entulho também atrai a presença de animais peçonhentos que podem transmitir doenças e nesta época de chuvas, causar enchentes, alagamentos, rompimentos de tubulações e infiltração no solo”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os pontos que mais sofrem o descarte irregular dos materiais, ou seja, deixados do lado de fora dos pontos de coleta, são os PEVs localizados no Jardim Interlagos e Parque Gabriel. Atualmente, o município tem 13 PEVs.  Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para fazer o descarte com o uso obrigatório de máscara.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

Veja a lista de PEVs existentes na cidade:

• PEV 1 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Jardim Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

• PEV 8 – Jardim Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

• PEV 9 – Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jardim Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jardim Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº 

• PEV 12 – Jardim Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

• PEV 13 – Jardim  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião) 

PUBLICIDADE

Notícias

Hortolândia: Fundo Social de Solidariedade lança Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Artigo

em

Por

FOTO: FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE HORTOLÂNDIA


Visualizações:
56

O Natal está se aproximando e, para tornar a data mais feliz, o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia iniciou a Campanha de Arrecadação de Brinquedos. A população pode doar brinquedos novos ou usados, em bom estado de conservação, diretamente na sede do Fundo Social – rua Benedito Francisco de Faria, 467, Loteamento Remanso Campineiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, o objetivo é garantir um Natal mais feliz para as famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente para as crianças. “Historicamente, o Fundo Social atua diretamente para garantir alimentos para as famílias que mais precisam e o Natal é uma data especial onde procuramos atender com itens diferenciados. Para esse ano, além de garantir o alimento na mesa das famílias, buscamos por meio dessa campanha, levar um pouco de alegria para as crianças. Por isso, incentivamos a doação de brinquedos em bom estado de conservação. Estamos muito felizes em poder proporcionar para as nossas crianças este momento de muita alegria, e isso é resultado da solidariedade do povo hortolandense que sempre nos ajuda”, explicou a presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos.
Todos os brinquedos arrecadados passarão por triagem e higienização. Depois, serão embalados e preparados para distribuição, que acontecerá no mês de dezembro. “Convidamos a população para doar brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação para serem entregues às crianças em situação de vulnerabilidade social no Município. É muito gratificante ver o sorriso no rosto e o brilho no olhar de nossas crianças, cujas famílias não têm condições de adquirir um brinquedo e presentear os pequenos no Natal, uma data tão aguardada pela garotada”, finalizou Maria dos Anjos.

LEIA TAMBÉM

Mais informações sobre a Campanha de Doação de Brinquedos ao Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia pelo telefone (19) 3819-1005.

Continue lendo

Destaque

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Artigo

em

Por

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no Marco Legal do Saneamento Básico aprovado pelo governo federal em 2020.

A partir de agora, os moradores da cidade vão ser cobrados pelo recolhimento e manejo dos resíduos sólidos. A Prefeitura de Hortolândia iniciou nesta semana o encaminhamento das 68.481 guias de pagamento de cobrança do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos.

LEIA TAMBÉM

Para chegar ao valor, a prefeitura criou uma fórmula que leva em consideração o custo integral do serviço e dividiu entre os imóveis onde há coleta. O valor vai ser proporcional à área total do imóvel, preço público por imóvel, a área de construção e o fator social. O valor mínimo é de R$ 20,47.

Apesar da lei já estar valendo, ainda não foram definidos alguns detalhes, como: se a taxa será proporcional já a partir de agora ou se só começa a valer no ano que vem e a própria forma de cobrança.

Segundo a prefeitura, a implantação da taxa é uma exigência do governo federal, por meio do Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informou que os municípios que não cumpriram o prazo para envio do projeto de lei ficam sujeitos às sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Continue lendo

Notícias

Hortolândia amplia telemedicina

Artigo

em

Por

ONLINE | A telemedicina é um serviço online de atendimento e adotado para pacientes da rede municipal de saúde (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura de Hortolândia ampliou o novo serviço de telemedicina. Neste mês, a equipe passa a contar com mais um médico para atender pacientes da região do Jardim São Jorge, segundo destacou nesta segunda-feira (8) a administração. O novo serviço foi implantado em caráter experimental, em julho, para pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. O serviço é oferecido uma vez por semana, às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Nessa fase, a telemedicina atende pacientes que já passaram por uma primeira consulta presencial nas unidades de saúde. As consultas remotas são de retorno. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram atendidos dez pacientes. A fase de implantação deve durar entre dois e quatro meses. Durante essa fase, será observado o funcionamento do serviço, com a realização dos ajustes e das correções que forem necessários. Após a fase de testes, a previsão é que o novo serviço seja ampliado gradativamente para todos os pacientes atendidos pelas UBSs da rede municipal de saúde.

O secretário adjunto da Secretaria de Saúde, Leandro da Silva Severino, destacou que a Prefeitura avalia a possibilidade de oferecer o atendimento da telemedicina no horário noturno. “Há muitos pacientes que têm dificuldade em marcar consultas durante o período diurno por causa do trabalho, ou por trabalharem em outras cidades. Por esse motivo, estudamos a possibilidade de estender o horário de atendimento também no período noturno”, falou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço online de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso a um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones de ouvido. A Secretaria de Saúde fornece ao paciente o link por meio do qual ele será atendido por um profissional médico para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde. 

Para o município, o novo serviço representa economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde. 

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 8 horas

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no...

DestaqueAtualizado há 22 horas

Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022

O público que teve o privilégio de comparecer no primeiro final de semana da FAICI 2002 para assistir grandes shows...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Bravo Serviços Logísticos seleciona funcionários para trabalho

Atualmente a empresa está presente em todas as regiões do País com 16 operações, mais de 3.000 colaboradores e uma...

DestaqueAtualizado há 2 dias

EMS está com oportunidades de emprego para Auxiliar de Produção

A EMS anuncia a abertura de vagas para Auxiliar de Produção para início imediato Cuidar das pessoas: essa é a missão...

CidadeAtualizado há 2 dias

Prefeitura de Hortolândia disponibiliza 22 vagas de emprego nesta segunda-feira

Que tal começar a semana com a perspectiva de um novo emprego? O PAT (Serviço do Trabalhador), órgão vinculado à...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Hortolândia confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A cidade de Hortolândia confirmou seu primeiro caso de varíola na sexta-feira (6). O paciente é um homem de 36...

DestaqueAtualizado há 4 dias

ProtDesc anuncia investimento de R$ 40 milhões e geração de 350 empregos

Junte-se ao ProtDesc para celebrar este grande marco unindo forças para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Brasil! Em...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Homem é alvejado em frente a sua casa em Hortolândia

Um homem de 27 anos foi alvejado no bairro Vila Real em Hortolândia na noite desta sexta-feira (05). A vítima...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Com investimento de 20 milhões novo hospital vai gerar 350 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou hoje (5) que a cidade terá um novo hospital particular, o Bela Aliança Hortolândia. A...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Médico Pediatra é preso por suspeita de abuso sexual contra adolescente em UBS em Hortolândia

O caso ocorreu dentro da unidade básica de saúde do Jardim Rosolém, em outubro de 2021; defesa do médico diz...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS