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Governo de São Paulo inaugura Poupatempo em Capão Bonito

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Nesta terça-feira (23), o Governo de São Paulo inaugurou mais uma unidade do Poupatempo, na Região Administrativa de Itapeva. O novo posto de Capão Bonito, mais moderno, compacto e integrado ao Detran.SP, possui capacidade para realizar 150 atendimentos por dia, beneficiando uma população de quase 50 mil habitantes.

“Ágil, eficiente e com diversas opções, inclusive de serviços municipais. Esse é o conceito de modernidade do novo Poupatempo, cada dia mais presente na vida das pessoas, trazendo facilidades”, destaca o Vice-Governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia.

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A partir de agora, os cidadãos que precisarem realizar serviços presenciais já poderão agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. O procedimento é obrigatório em todos os postos.

“Sem dúvida, essa é mais uma conquista para a população do Estado. A nova unidade de Capão Bonito, que beneficiará também municípios do entorno, como Eldorado, Guapiara, Ribeirão Grande, Sete Barras e Taquarivaí, é resultado de um grande empenho feito pela Prodesp, que trabalha junto ao Governo de São Paulo, para melhorar cada vez mais a prestação dos serviços públicos, com atendimento eficaz e de qualidade. Com foco no digital, o modelo evidencia a importância do programa, atendendo os anseios dos cidadãos que estão sempre em busca de facilidades”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado que administra o Poupatempo.

O novo Poupatempo faz parte das 104 unidades já autorizadas pelo Governo de São Paulo no plano de expansão do programa, das quais 10 estão em operação. Em Capão Bonito, serão oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a solicitação de RG, primeira via e alteração de dados cadastrais da CNH, mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, intenção de matrícula escolar, investigação e reconhecimento de paternidade, além de alguns serviços oferecidos pelo município. O investimento do Estado com a implantação da unidade é de aproximadamente R$ 130 mil.

As demais opções estão disponíveis online e podem ser realizadas com conforto e segurança, sem precisar sair de casa. Atualmente, são mais de 160 serviços nos canais eletrônicos – site, app e totens de autoatendimento –, que incluem renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros.

“Queremos atender cada vez mais e melhor. Com o passar dos anos, o Poupatempo e o Detran.SP se modernizaram para corresponder aos anseios dos cidadãos que procuram por comodidade e agilidade nos serviços. Com formato inovador e atendimento integrado, conseguimos unir opções de diversos órgãos e oferecer uma experiência mais completa e satisfatória às pessoas”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP.

Para minimizar os riscos de transmissão do coronavírus, o Poupatempo mantém medidas preventivas e protocolos sanitários, a fim de garantir a segurança de funcionários e da população nas unidades. Importante reforçar que, para o atendimento presencial, além da necessidade de agendar data e horário, também é obrigatório o uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante.

Novas unidades autorizadas na região

Ainda nesta terça-feira (23), durante evento do RetomaSP, foi autorizada a implantação de sete novas unidades do Poupatempo para a região de Itapeva, nos municípios de Angatuba, Apiaí, Buri, Itaí, Paranapanema, Piraju e Taquarituba. Os futuros postos de atendimento já ultrapassam a marca de 100 autorizados, com parte do plano de expansão do programa, que prevê instalações mais compactas e com foco no digital.

“Boa notícia para a população de Itapeva. Quando inaugurados, os novos postos do Poupatempo irão beneficiar mais de 170 mil habitantes dos municípios e entorno. Além disso, trarão diversas opções, do Detran.SP e também das prefeituras, para atender e facilitar sempre mais a vida dos cidadãos”, afirmou o Vice-Governador e secretário de Governo de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Durante o evento, também foram entregues mais de 600 cartões do Bolsa do Povo. Operacionalizado pela Prodesp, o programa unifica ações estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes aos beneficiários.

As futuras unidades do Poupatempo, planejadas para funcionar em formato mais moderno e inteligente, contarão com sistema Balcão Único e atendentes multitarefa. Cada uma delas terá investimento de R$ 130 mil pelo Estado, com capacidade para realizar cerca de 130 atendimentos por dia.

Os novos postos são implantados por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.

Das 104 unidades anunciadas pela administração estadual até o momento, 10 estão em operação, nas cidades de Atibaia, Caçapava, Capão Bonito, Ferraz de Vasconcelos, Ibaté, Ibitinga, Itatinga, Neves Paulista, Porto Ferreira e Ubatuba. As demais, seguem em fase de implantação, em parceria com as prefeituras. Desde o início da gestão, 21 novos postos já funcionam com a nova estrutura do Poupatempo. Além dos que operam desde abril deste ano, há unidades mais modernas nos municípios de Aguaí, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra e Sumaré, além de uma unidade dentro da Assembleia Legislativa, na capital paulista.

Com informações Governo de SP

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Hortolândia: Fundo Social de Solidariedade lança Campanha de Arrecadação de Brinquedos

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FOTO: FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE HORTOLÂNDIA


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O Natal está se aproximando e, para tornar a data mais feliz, o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia iniciou a Campanha de Arrecadação de Brinquedos. A população pode doar brinquedos novos ou usados, em bom estado de conservação, diretamente na sede do Fundo Social – rua Benedito Francisco de Faria, 467, Loteamento Remanso Campineiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, o objetivo é garantir um Natal mais feliz para as famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente para as crianças. “Historicamente, o Fundo Social atua diretamente para garantir alimentos para as famílias que mais precisam e o Natal é uma data especial onde procuramos atender com itens diferenciados. Para esse ano, além de garantir o alimento na mesa das famílias, buscamos por meio dessa campanha, levar um pouco de alegria para as crianças. Por isso, incentivamos a doação de brinquedos em bom estado de conservação. Estamos muito felizes em poder proporcionar para as nossas crianças este momento de muita alegria, e isso é resultado da solidariedade do povo hortolandense que sempre nos ajuda”, explicou a presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos.
Todos os brinquedos arrecadados passarão por triagem e higienização. Depois, serão embalados e preparados para distribuição, que acontecerá no mês de dezembro. “Convidamos a população para doar brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação para serem entregues às crianças em situação de vulnerabilidade social no Município. É muito gratificante ver o sorriso no rosto e o brilho no olhar de nossas crianças, cujas famílias não têm condições de adquirir um brinquedo e presentear os pequenos no Natal, uma data tão aguardada pela garotada”, finalizou Maria dos Anjos.

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Mais informações sobre a Campanha de Doação de Brinquedos ao Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia pelo telefone (19) 3819-1005.

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Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

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Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no Marco Legal do Saneamento Básico aprovado pelo governo federal em 2020.

A partir de agora, os moradores da cidade vão ser cobrados pelo recolhimento e manejo dos resíduos sólidos. A Prefeitura de Hortolândia iniciou nesta semana o encaminhamento das 68.481 guias de pagamento de cobrança do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos.

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Para chegar ao valor, a prefeitura criou uma fórmula que leva em consideração o custo integral do serviço e dividiu entre os imóveis onde há coleta. O valor vai ser proporcional à área total do imóvel, preço público por imóvel, a área de construção e o fator social. O valor mínimo é de R$ 20,47.

Apesar da lei já estar valendo, ainda não foram definidos alguns detalhes, como: se a taxa será proporcional já a partir de agora ou se só começa a valer no ano que vem e a própria forma de cobrança.

Segundo a prefeitura, a implantação da taxa é uma exigência do governo federal, por meio do Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informou que os municípios que não cumpriram o prazo para envio do projeto de lei ficam sujeitos às sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal.

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Hortolândia amplia telemedicina

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ONLINE | A telemedicina é um serviço online de atendimento e adotado para pacientes da rede municipal de saúde (Foto: Divulgação)

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A Prefeitura de Hortolândia ampliou o novo serviço de telemedicina. Neste mês, a equipe passa a contar com mais um médico para atender pacientes da região do Jardim São Jorge, segundo destacou nesta segunda-feira (8) a administração. O novo serviço foi implantado em caráter experimental, em julho, para pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. O serviço é oferecido uma vez por semana, às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Nessa fase, a telemedicina atende pacientes que já passaram por uma primeira consulta presencial nas unidades de saúde. As consultas remotas são de retorno. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram atendidos dez pacientes. A fase de implantação deve durar entre dois e quatro meses. Durante essa fase, será observado o funcionamento do serviço, com a realização dos ajustes e das correções que forem necessários. Após a fase de testes, a previsão é que o novo serviço seja ampliado gradativamente para todos os pacientes atendidos pelas UBSs da rede municipal de saúde.

O secretário adjunto da Secretaria de Saúde, Leandro da Silva Severino, destacou que a Prefeitura avalia a possibilidade de oferecer o atendimento da telemedicina no horário noturno. “Há muitos pacientes que têm dificuldade em marcar consultas durante o período diurno por causa do trabalho, ou por trabalharem em outras cidades. Por esse motivo, estudamos a possibilidade de estender o horário de atendimento também no período noturno”, falou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço online de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso a um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones de ouvido. A Secretaria de Saúde fornece ao paciente o link por meio do qual ele será atendido por um profissional médico para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde. 

Para o município, o novo serviço representa economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde. 

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