Desistir de cozinhar depois de se arriscar uma primeira vez e cometer um erro é mais comum do que se imagina. Mas não precisa ser assim. Aproveita que é Natal, uma data que gira em torno da mesa com comida, e avisa a família e os amigos que você vai levar um prato este ano. E se algo der errado ao preparar a ceia, é só procurar a solução nas dicas abaixo. 

Veja como consertar 11 erros que podem acontecer no preparo da sua ceia de Natal:

Como Consertar Comida Salgada Demais

Se exagerou no sal sem querer, existem algumas formas de salvar os alimentos; tudo depende do que você estiver cozinhando.

Caso o preparo envolva muito caldo, como é o caso de sopas e ensopados, o segredo é descascar uma batata e colocá-la para cozinhar no líquido. Durante o cozimento, ela absorve a água e o sal. Retire a batata assim que ela ficar macia, para não correr o risco da leguminosa desmanchar no caldo. Aí é só provar e ajustar o tempero.

No purê de batatas o sal pode ser cortado com gordura, como a manteiga. Outra saída é cozinhar mais batatas e adicionar ao preparo. Aliás, esta é uma saída quase univesal para o excesso de sal: se aquela quantidade de comida está salgada, aumente para equilibrar o sal. Mas lembre-se de sempre provar para ajustar os demais temperos.

Quando são as carnes que salgaram demais, será preciso inovar na forma de servir. Por exemplo, você pode desfiar um frango ou uma carne vermelha e misturar com molho e verduras sem tempero. O mesmo pode ser feito com legumes cozidos com muito sal. Basta picar e misturá-los no arroz sem tempero, por exemplo.

Esqueceu do sal do arroz: o que fazer?

Se tiver esquecido de salgar o arroz da ceia, saiba que tem uma forma de salvá-lo. É só adicionar ¾ de xícara de água fervente já salgada ao arroz e deixá-lo secando em fogo baixo novamente. 

Como salvar o arroz que ficou grudado na panela

Para evitar que o gosto de queimado contamine todo o arroz, abra um espaço na panela e coloque um pão francês no meio. Deixe a panela fechada por por cinco minutos e, em seguida, retire o pão e mude o arroz de recipiente. Retire apenas a camada de cima do arroz, sem raspar o fundo.

Como lidar com o excesso de pimenta na comida

Para resolver o excesso de pimenta, principalmente em molhos, a dica é adicionar uma colher de chá de açúcar e uma de vinagre. Essa solução pode funcionar com a maioria dos pratos, mas é necessário experimentar antes de qualquer passo para não correr o risco de desequilibrar o sabor.

Como tirar acidez do molho

Também pode acontecer da sua comida ficar azeda demais por ter errado a mão no vinagre, limão ou vinho. Conserte com doçura para contrapor o azedo. Pra isso, use mel, creme ou até cebola caramelizada como aliados na sua receita. Outra saída é adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio para deixar a receita mais alcalina.

O que fazer quando a batata fica muito mole

Aqui não teremos muito bem um conserto, mas uma solução para evitar o desperdício. Caso a batata tenha amolecido demais para a receita inicial, você pode transformá-la em um purê. Se as as batatas em pedaços são essenciais ao prato, você pode guardar o purê pronto para a próxima refeição – afinal, existe vida e comida pós-Natal.

Massa cozida demais tem jeito?

Esqueceu o macarrão no fogo? Calma, sua massa ainda pode ter salvação. Depois de tirar a água na qual ela foi cozida, despeje água fria e passe a massa por uma peneira para escorrer bem. Em seguida, coloque-a em uma frigideira ou panela levemente forrada de azeite. A textura vai mudar, mas ela vai ganhar sabor e ficar um pouco mais firme.

E quando a massa ainda está pouco cozida

Essa solução pode parecer muito óbvia; basta voltar a massa para o cozimento e pronto, certo? Sim, funciona. Mas se for servir a massa com molho, há outro caminho mais prático. É só colocar molho e massa juntos e deixar cozinhar por alguns minutos. O macarrão vai chegar ao ponto e pegará ainda mais o sabor.

Carne pouco cozida

Frango mal passado: 

Quando isso acontecer com seu frango, não corte a carne em pedaços. Isso vai fazer com que a carne perca os sucos e fique seca. Para resolver, coloque o frango em uma panela com a parte pouco cozida virada para a superfície ou enrole-o em papel alumínio e coloque no forno.

Carne vermelha muito crua:

Para a carne ficar ao ponto, é necessária uma superfície bem quente – o suficiente para evaporar imediatamente uma gota de água. Além disso, não encha a panela. Carnes precisam de espaço e tempo para serem cozidas corretamente. Ou seja, disponha os pedaços na frigideira e tente não mexer tanto neles.

Como recuperar verdura que ficou murcha

Ninguém quer montar uma ceia de Natal com verduras murchas, não é? Mas se as suas verduras já não estiverem durinhas o suficiente na hora de servi-las, nós temos um truque: mergulhe-as em água gelada e deixe por cerca de 30 minutos. Depois disso, centrifugue tudo para evitar qualquer excesso de água e leve as folhas à geladeira por alguns minutos. Pronto, elas ficarão como se estivessem frescas novamente

Tortas rachadas

Aqui a dica não é para solucionar o problemas, mas fazer com que ninguém perceba. Decore a torta e cubra as rachaduras para que elas não apareçam. Ou seja, utilize sua criatividade e uma cobertura para esconder as rachaduras e transformar a torta em uma parte da decoração de Natal.

Fonte: Guia da Cozinha

Leia também

Multinacional do ramo automotivo divulga vagas para Auxiliar de Produção em Sumaré; Salário até 2.573

Manpower é uma consultoria de gestão de pessoas, divulga oportunidades para atuar em multi…