Para marcar o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, puérperas internadas no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas, da Prefeitura de Hortolândia, receberão kits de higiene, neste sábado (01/08). A iniciativa é de um grupo de oito profissionais da Maternidade que se mobilizaram para arrecadar e montar os kits. Serão distribuídos cerca de 60 kits com itens para a puérpera e o bebê. 

Cada kit contém uma máscara, 5 fraldas, um cobertor, uma peça de roupa, álcool em gel, sabonete líquido, xampu, suplementos alimentares (polivitamínicos e ferro quelato) e remédio para aliviar cólicas do bebê. De acordo com o grupo, as peças de roupas dos bebês foram doadas por uma estilista da cidade e os suplementos e o medicamento, pela empresa farmacêutica Arese. O grupo recebeu também a doação de 40 camisetas com o tema da SMAM deste ano, “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável”, que serão usadas pela equipe da Maternidade. 

De acordo com uma das integrantes do grupo, a fonoaudióloga Ana Cecília Dias Aragão, a ação visa conscientizar as puérperas sobre a importância do aleitamento materno. “O leite materno garante que o bebê tenha uma vida saudável. Ele ajuda a reduzir riscos de doenças e problemas de saúde como hipertensão, diabetes e obesidade”, salienta Cecília. 

Diferentemente dos anos anteriores, a Secretaria de Saúde não realizará neste ano atividades durante o Agosto Dourado, em virtude da pandemia do Coronavírus para evitar aglomeração. 

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO 

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. A amamentação protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver, no futuro, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais, sendo que até o 6º mês de vida o bebê deve receber exclusivamente o leite materno.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Confidencial divulga oportunidade(s) para Assistente de Recursos Humanos – v2089669

Descrição Descrição da Vaga: Realizar as requisições e alterações de benefícios: Convênio …