Cidade
Prefeitura retoma realização de palestras presenciais sobre ISTs e hepatites virais


CEI (Centro Especializado em Infectologia) realizou nesta semana palestras para moradores da Vila Real e trabalhadores de uma empresa da cidade
Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 na cidade, a Prefeitura de Hortolândia retoma ações presenciais em outras áreas da saúde. O CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia), promoveu palestras de orientação e prevenção sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e hepatites virais para a população, nesta semana. O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com essas doenças.
LEIA TAMBÉM- Hortolândia: Equipes de saúde recebem capacitações para melhor atendimento à população
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
O CEI promoveu palestra para 30 moradores atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Real (foto), na terça-feira (16/11). A atividade focou a prevenção às ISTs, em especial a AIDS, sobre o uso de preservativo e as medicações preventivas PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, vírus causador da AIDS) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). Já na quarta-feira (17/11), a equipe do órgão realizou palestra sobre ISTs e hepatites virais e aplicação de testes rápidos para 15 trabalhadores da empresa RCR Ambiental, localizada no Jardim São Bento.
“É importante retomar a realização das palestras para orientarmos a população sobre as ISTs e hepatites virais. No caso específico da AIDS, muita gente ainda não tem conhecimento e informação sobre as medicações preventivas PEP e PrEP”, salienta a coordenadora do órgão, Larissa Naira Dias da Silva. A coordenadora ressalta que o órgão retoma a realização gratuita das palestras e testes em entidades, escolas, associações, igrejas e empresas da cidade. Os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones (19) 3897-5034 e (19) 3897-3653.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Equipes de saúde de Hortolândia recebem capacitações para melhor atendimento à população


Servidores participaram de treinamento sobre procedimento de urgência e emergência, nesta quarta-feira (25/05)
Os profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência realizam o árduo trabalho de salvar vidas. Por isso é importante eles estarem sempre aptos e atualizados para desempenhar sua função com eficiência. Para oferecer um atendimento cada vez melhor à população, o SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) de Hortolândia promoveu uma capacitação sobre punção intraóssea, nesta quarta-feira (25/05). A atividade contou com a participação de 30 profissionais do Hospital Municipal, das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e do próprio SAMU.
LEIA TAMBÉM- Hortolândia: Equipes de saúde recebem capacitações para melhor atendimento à população
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
O coordenador do SAMU de Hortolândia, José Roberto Silva, explica que a punção intraóssea é um procedimento para injetar soro ou medicamento na medula óssea do paciente. O procedimento, realizado em casos de urgência e emergência, é adotado quando há dificuldade ou não é possível fazer a infusão no vaso sanguíneo em decorrência do estado do paciente.
A capacitação teve conteúdo teórico e prático. O coordenador salienta que a atividade foi para capacitar as equipes para usar o dispositivo de punção intraóssea que foi adquirido pelo SAMU. A capacitação foi ministrada por representantes da empresa junto à qual foi feita a aquisição do dispositivo.
Evitar uso de adornos
Os profissionais de saúde também precisam redobrar os cuidados para evitar o uso de objetos pessoais que possam causar contaminação, infecção ou comprometer o estado dos pacientes e dos próprios profissionais. Para orientá-los sobre essa questão, a Prefeitura de Hortolândia realizou nesta semana a capacitação “Segurança no trabalho: zero adorno” para as equipes da UPA Rosolém. A atividade foi ministrada pelo técnico de segurança no trabalho do hospital municipal de Hortolândia, Aleandro Cesar Seraphim.
O objetivo da atividade é conscientizar os profissionais sobre a importância de não usar adornos, tais como brincos, colares, entre outros, no trabalho. O técnico Aleandro Cesar Seraphim reforçou que esses objetos não devem ser usados por questões de segurança e proteção dos pacientes e dos próprios profissionais de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, a capacitação foi iniciada no mês passado para as equipes do Hospital Municipal. As demais UPAs também receberão a capacitação.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Judô de Hortolândia conquista medalhas em competições internacionais


Charles Salim, professor do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura representou a cidade em disputa na Bahia
Os atletas de Hortolândia continuam levando o nome da cidade ao topo dos pódios em competições disputadas Brasil à fora. Desta vez, o judô da cidade, representado pelo professor do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, Charles Salim, fez bonito em três torneios internacionais da modalidade disputados, na primeira quinzena deste mês, em Salvador, na Bahia. Na manhã desta quarta-feira (25/05), Salim realizou uma visita ao Paço Municipal Palácio das Águas, onde apresentou ao secretário de Esportes da Administração Municipal, Gléguer Zorzin, as três medalhas conquistadas na disputa.
LEIA TAMBÉM- Hortolândia: Equipes de saúde recebem capacitações para melhor atendimento à população
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
“Foram três competições internacionais em quatro dias. Aproximadamente 500 atletas de todos os países da América Latina participaram. Na categoria Veteranos, para judocas à partir dos 30 anos de idade, conclui com as medalhas de bronze no Panamericano e no Sulamericano. Na etapa do Open Panamericano, consegui ficar com a medalha de prata. As competições foram contra campeões de várias nações, campeões mundiais. Portanto, o nível técnico estava bem acima. A troca de conhecimento, além das medalhas, também é importante nestas disputas”, explica Salim.
Um pouco mais sobre o judô
Arte marcial de origem japonesa, o judô desenvolve o físico e a mente, em conjunto. “Esta arte marcial também contribui com a disciplina. Um bom judoca sempre preza pelo princípio disciplina e a dedicação”, comenta Salim.
Treinos gratuitos pelo projeto da Prefeitura
Interessados podem treinar judô, com o professor Charles Salim, na Estação Cidadania de Esportes ou no Centro de Lutas da Vila Real (ver endereços abaixo). Outras 23 modalidades também estão disponíveis, gratuitamente, pelo projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura em diferentes espaços distribuídos por todas as regiões da cidade. Para mais informações ou realizar as inscrições, basta ligar no telefone (19) 39651400, nos ramais 7409 e 7421 ou diretamente no local das aulas.
“Para nós, é motivo de orgulho ver o nome de Hortolândia representado por estes grandes atletas em diversas competições. Fico feliz com o sucesso dos moradores de nossa cidade. Fortalecer o projeto Escolinhas Esportivas, como continuaremos a fazer, cada dia mais, é a chance de manter a população ativa, usando o esporte como ferramenta de inclusão social e, também revelando novos talentos para o esporte de alto rendimento”, explica Zorzin,
Veja locais disponíveis para a prática
Endereço: Entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda.
Tel: 19 99625-5013
Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real.
Telefone: (19) 3897-2070
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
4º Seminário de Segurança Viária será nesta sexta-feira (27/05)


Ação promovida pela Prefeitura de Hortolândia acontece na acontece na Câmara Municipal
O 4º Seminário de Segurança Viária marca o encerramento do ciclo de ações do Maio Amarelo, nesta sexta-feira (27/05). O evento acontece na Câmara Municipal (ver endereço abaixo) das 8h às 12h30. O encontro envolverá diversas secretarias da Administração Municipal, em atividades para a conscientização sobre um trânsito mais seguro.
LEIA TAMBÉM- Hortolândia: Equipes de saúde recebem capacitações para melhor atendimento à população
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Também participam o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as concessionárias CCR Autoban e Rodovias do Tietê, responsáveis por estradas que passam pela região. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, diversos temas serão debatidos e analisados e, futuramente, a soma de todos eles, além de sugestões e estudos serão aplicados para contribuir com a formação do novo Plano de Mobilidade Urbana de Hortolândia, garantindo uma nova diretriz para a segurança viária na cidade.
“É importante apresentarmos os trabalhos realizados para a prevenção de acidentes e projetarmos novas ações, que envolvam a municipalidade, junto às autoridades que estarão presentes, para que possamos continuar o desenvolvimento da segurança viária em Hortolândia. O trabalho continua nos próximos anos para implantarmos as ideias construídas”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.
Maio Amarelo por um trânsito mais seguro
Neste mês, além da realização do 4º Seminário de Segurança viária, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. ofereceu três edições do “Café na Passarela”, que orienta pedestres e motoristas sobre a necessidade do cuidado ao atravessar rodovias e sugerindo a utilização das passarelas contra acidentes; a “Ação Bar”, para conscientização sobre os perigos de beber e dirigir; a “Operação Cavalo de Aço”; a ligação de novos semáforos; distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade e o passeio ciclístico “Vem de Bike”.
A meta continua em salvar vidas no trânsito de Hortolândia
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.
Câmara Municipal
Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Adolescente desaparecido é encontrado morto em acostamento de rodovia em Campinas
-
DestaqueAtualizado há 2 dias
Multinacional Villares Metals abre processo seletivo para diversas oportunidades de trabalho
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
IBM divulga novas oportunidades de emprego
-
NotíciasAtualizado há 2 dias
Polícia Militar apreende carga de 900 caixas de cigarros contrabandeados em Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 18 horas
Criança morre com diagnóstico de dengue em Hortolândia
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Americana bate Hortolândia no Handebol Feminino
-
CidadeAtualizado há 2 dias
Maio Amarelo: Nova etapa do “Café na Passarela” alerta pedestres sobre segurança viária
-
CidadeAtualizado há 2 dias
Hortolândia recebe carreta do Via Rápida que terá curso de soldagem