Área terá quadras esportivas, parquinho, academia ao ar livre, além de projeto diferenciado de paisagismo

Uma nova obra ambiental, que será realizada pela Prefeitura de Hortolândia, vai ampliar a área verde da cidade, aliando paisagismo e lazer para proveito da população. Desta vez, a região beneficiada é a do Jd. Novo Ângulo. A Administração Municipal publicou, nesta quinta-feira (15/08), a licitação para contratar empresa responsável pela obra do Parque Socioambiental Novo Ângulo, área de lazer que ficará localizada ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) Novo Ângulo, entre a rua Edézio Vieira de Moraes  (Jardim Novo Ângulo) e rua Lorena (Jd. Nova América), onde hoje existe uma área desocupada. A licitação encerra no próximo mês, quando iniciam os trâmites para contratação da empresa vencedora. A previsão é que as obras comecem ainda neste ano.

De acordo com o projeto de obras, o parque terá mais de 16 mil metros quadrados de ampla área verde, ciclovia no entorno e pista de caminhada. O parque terá, ainda, quadra poliesportiva que a população poderá aproveitar para a prática de diversas modalidades. Uma área multiuso possibilitará que o parque seja usado, também, para realização de feiras e eventos ao ar livre. Haverá, ainda, bicicletário, parquinho para as crianças, academia ao ar livre, espaços de convívio com bancos e estacionamento ao redor.

O paisagismo do novo parque é um diferencial. O projeto prevê a construção de uma fonte interativa de piso, que vai jorrar água para, nos dias de verão, refrescar as crianças. Uma alameda de flores embelezará o espaço que terá, também, um muro com arte em grafite. “O intuito é trazer um novo conceito de paisagem urbana para o município. Este novo parque atenderá a população da região do Jd. Novo Ângulo e de toda a cidade, sem que as pessoas precisem se deslocar para outras cidades para ter acesso a espaços públicos de qualidade”, destacou a arquiteta e urbanista da Prefeitura, Bárbara Lopes.

A obra do parque Novo Ângulo faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Corredor ecológico

O PIC prevê cinco novos parques lineares, que vão compor o corredor ecológico na cidade, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, contornando a cidade pelo Jd. Novo Ângulo. Jd. Carmem Cristina, região central, Parque Gabriel, Jd. Santa Fé, Jd. Santa Clara, até a lagoa que fica atrás da EMS, no residencial Maria de Lourdes. A ação proporcionará a recuperação de nascentes e matas ciliares, além de garantir novos espaços de lazer à população, com ciclovia e pista de caminhada contínuas, de cerca de 10 km, unindo todas estas áreas.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

De cereja a romã, saiba como escolher as frutas do Natal

Chegou a época de comer cereja, lichia, romã, uva, ameixa e pêssego. Seja para adicionar à…