Connect with us

Cidade

Ponte Estaiada ganha iluminação especial, em alusão ao “Junho Violeta”

Artigo

em

Ação, iniciada nesta quinta-feira (02/06), chama atenção para o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no dia 15 deste mês

A Ponte da Esperança, em Hortolândia, trocou o amarelo, da conscientização por mais segurança viária, pelo violeta. A mudança na iluminação aconteceu na noite desta quinta-feira (02/06) e permanecerá ao longo do mês.

LEIA TAMBÉM

Como nas campanhas anteriores, a ideia da Prefeitura é utilizar um dos principais cartões postais de Hortolândia para sensibilizar e conscientizar a população com relação a um tema relevante. Desta vez, o que está em pauta é a questão da violência contra a pessoa idosa. Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa acontece em 15 de junho.

Melhor Idade de Hortolândia realiza ato de conscientização

Os Centros de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro e do Jardim Amanda farão, no dia 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência Contra Pessoa Idosa, uma ação junto com a comunidade com  a distribuição de panfletos alusivos à proteção e criminalização de atos de violência contra pessoas com 60 anos ou mais. A ação conta com apoio da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres.

“A data é um momento onde o mundo se manifesta contra os abusos e sofrimentos recebidos pelas gerações mais velhas. A conscientização é importante e denunciar esse tipo de crime é fundamental”, destacou a psicóloga e coordenadora do Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga.

A violência contra o idoso pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa. “É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção especial da comunidade”, avaliou Fernanda.

O abuso de idosos ocorre, geralmente, sem que haja reconhecimento ou resposta, pois, até recentemente, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado. “Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pela sociedade. No entanto, há evidências que indicam que o abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social”, disse a coordenadora.

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos registrou 39.333 denúncias de violência contra idosos no Brasil apenas no primeiro semestre deste ano. O número corresponde a 215 casos por dia e representa mais de 26% do total de relatos recebidos pelo Disque 100, Ligue 180 e aplicativos de Direitos Humanos administrado pelo Governo Federal.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Empreendedoras selecionadas para o projeto Contêiner Delas preparam-se para iniciar as vendas em setembro

Artigo

em

Por

Integrantes da Rede de Mulheres Empreendedoras de Hortolândia contam com apoio da Incubadora Municipal de Economia Solidária da Prefeitura

As dez empreendedoras selecionadas para integrar a “Rede de Mulheres Empreendedoras – Contêiner Delas”, gerenciado pela Prefeitura de Hortolândia, já se preparam para começar a atuar, a partir se setembro próximo, em data a ser definida. Após a publicação da lista de participantes na edição 1601, no Diário Oficial Eletrônico do Município, no final de julho, o grupo já realizou visita técnica ao espaço, que agora passa por adequações para atender da melhor maneira o público a ser atingido. O “Contêiner Delas” é um projeto da IMES (Incubadora Municipal de Economia Solidária), fruto de convênio do Governo Federal com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

LEIA TAMBÉM

Após a visita, juntas, as empreendedoras iniciaram a discussão acerca dos cardápios, de horários e dias de funcionamento, das regras básicas de convivência, decoração do espaço, entre outras coisas, o que dá a elas o sentimento de pertencimento ao projeto. 

Segundo o diretor do Dgres (Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária), Amarantino Jesus de Oliveira, o “Tino Sampaio”, o período agora é de “orientação às empreendedoras na adequação dos espaços destinados a cada uma delas, no desenvolvimento do cardápio, na adequação do entorno (piso, jardinagem), na adequação da rede interna para instalação dos equipamentos, na definição de horário de funcionamento e data da inauguração”, esclareceu o gestor.

Para a artesã Vanessa Pereira da Silva (foto), de 42 anos, que atuará no Contêiner da Praça da Penha, estar no projeto é ter um “sonho realizado. Não tinha condições de ter um lugar físico para vender meus produtos. É muito caro, custa mais de mil reais por mês, aqui na Região do Rosolém”, afirma ela. Em 2021, Vanessa trocou a profissão para a qual se formou, em Contabilidade, para se dedicar ao artesanato em madeira. A sugestão do cardiologista para recuperar a saúde, abaixar a pressão arterial e preservar o coração trouxe paz, felicidade e um novo estilo de vida, além de representar o novo ganha pão. “Agora, aposto no artesanato, desde maio de 2021 para cá. Minha vida mudou. Tenho vida, uma relação gostosa com meus clientes. Nunca imaginei trabalhar com uma coisa que me desse tanta felicidade”, diz ela, animada com o novo projeto.

Outra selecionada é a artesã Maria de Lourdes Maciel dos Santos, de 68 anos, que estará no Contêiner do Pq. Chico Mendes. É lá que venderá os turbantes, as toucas de cetim, tiaras e demais artigos adultos e infantis que confecciona. Especializada em alongamentos de cabelos, após se encantar com o turbante usado por uma cliente, resolveu se desafiar e fazer um igualzinho. A experiência deu certo e frutificou, conquistando clientes na Feira da EcoSol (Economia Solidária) na Praça “A Poderosa”. Lourdes conta que a guinada na vida pessoal e profissional começou, após participar do curso de “Costura Industrial”, oferecido pela Prefeitura em parceria com o Instituto Federal e a AMCRESS (Associação dos Moradores do Residencial São Sebastião), em 2019, quando enfrentava profunda depressão e tinha grande dificuldade para estar com as contas em dia. “Estou muito feliz. Sou muito grata por esta oportunidade. A Prefeitura me deu as asas e eu aprendi a voar. Melhorei financeiramente e na saúde e meu filho pôde acompanhar esta mudança. Faço meu tratamento ainda, mas está tudo bem. Não tenho mais tempo para a depressão. Fabrico tudo o que vendo”, afirma a artesã, feliz da vida por ser selecionada para o “Contêiner Delas”.

“O Contêiner Delas é uma atividade que envolve a Economia Solidária, numa homenagem às mulheres guerreiras e trabalhadoras, que estão cada vez mais ocupando espaço no mundo do trabalho. Hoje elas ocupam espaço nas grandes empresas, nos cargos executivos, no comércio como empresárias e também nesse empreendedorismo popular. A ideia do prefeito e da Secretaria é, de certa forma, uma homenagem a essas mulheres guerreiras que estão ocupando espaço no mundo do trabalho cada dia mais”, afirma o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.  

Conheça o projeto “Contêiner Delas”

A finalidade do projeto é o comércio de produtos artesanais com preço justo, autogestão e modelo solidário de negócios. Para participar, é preciso ser mulher, morar em Hortolândia, atuar como empreendedora há no mínimo seis meses e estar cadastrada no programa EcoSol do Dgres. As lojas, montadas dentro dos equipamentos estão localizadas no Parque Socioambiental Chico Mendes, no Remanso Campineiro, Região Central, e na Praça da Penha, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, região do Jd. Rosolém. 

Há dois conjuntos de contêineres. Cada um deles abrigará cinco empreendimentos, sendo três de alimentação e dois de artesanato. O projeto será orientado pela Incubadora Municipal

Confira a lista das empreendedoras selecionadas:

1) Alzerina Gonçalves Neo

2) Eliana Servilha Veronez Nunes

3) Juliana Santos Moreira

4) Leaci de Oliveira

5) Marilene Antunes Quisper

6) Maria de Lourdes Maciel dos Santos

7) Malucia dos Santos da Silva

8) Roberta Bruines da Silva

9) Roberta Cristina Barbosa

10) Vanessa Pereira da Silva

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Categoria Master do futebol amador de Hortolândia terá primeira rodada neste sábado (13/08)

Artigo

em

Por

Competição é organizada pela Prefeitura

O  Campeonato Amador de Futebol da categoria Master, para jogadores de 40 anos e outros dois atletas de 39 anos de idade, organizado pela Prefeitura de Hortolândia, começa neste final de semana. Após congresso técnico no mês passado, a Secretaria de Esporte definiu o chaveamento das 15 equipes que participarão da competição (ver grupos abaixo).  O torneio tem previsão de encerramento no dia 24 de setembro. “No final de semana iniciaremos mais uma importante competição do calendário do futebol amador de Hortolândia. A categoria Master movimenta diversas equipes e torcidas. Continuaremos nosso apoio para fortalecer, cada vez mais, o esporte na cidade”, afirmou o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

LEIA TAMBÉM

Confira os grupos do campeonato da categoria Master

GRUPO A:  Sumarezinho, Vila São Pedro, Família Alinhados, Taquara City e Canarinho

Grupo B: Real Família, Unidos Boa Vista, Tamo Junto, San Marino e Alinhados

Grupo C: Independente, Botafogo, Taquara Branca, Internacional e Criciuma

Calendário do futebol recheado

O calendário do futebol em Hortolândia está cheio de torneios até o final deste ano. No momento, acontecem as disputas da primeira e segunda divisões  do Campeonato Amador e da categoria Super Master. A categoria Master começa no dia 13 de agosto. As categorias Infantil e Mirim também serão disputadas no mês que vem. Em outubro, a previsão é de início das competições nas categorias Veterano (jogadores à partir dos 35 anos de idade) e da terceira divisão do Campeonato Amador. Para fechar o calendário do futebol 2022 em Hortolândia, em novembro, devem acontecer as disputas das categorias Juniores (19 e 20 anos) e Juvenil (16 e 18 anos).

Jogos da primeira rodada:

Sábado (13/08)

Campo do Adelaide

13h30 – Sumarezinho x Taquara City

15h30 – Unidos Boa Vista x Real Família

Campo do CAIC

13h30 – San Marino x Alinhados

15h30 – Internacional x Criciúma

Campo do Remanso Campineiro

13h30 – Taquara Branca x Independente

15h30 – Vila São Pedro x Canarinho

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Av. Joaquim Martarolli terá bloqueio de trânsito de quinta-feira (11/08) à segunda-feira (15/08)

Artigo

em

Por

Medida garante montagem das barracas para Festa dos Pais, organizada pela Prefeitura de Hortolândia

Motoristas que circularem pela região do Parque Socioambiental Lago da Fé devem ficar atentos à desvios realizados pela Prefeitura de Hortolândia a partir de quinta-feira (11/08). Até a segunda-feira (15/08), a circulação de veículos fica impedida pela avenida Joaquim Martarolli, via que margeia o parque, entre os cruzamentos com as ruas Joaquim Dias Pinto e Benedito Alves Pinto, no Parque Gabriel. A medida acontece para garantir a realização da “1ª Festa do Dia dos Pais”, programação que acontece no sábado (13/08), às 14h,  e inclui música, poesia e esporte.

LEIA TAMBÉM

“O ponto de bloqueio na via será atrás do prédio da Câmara Municipal. Nestes dias, o motorista deverá usar a avenida Joseph Paul Julien Burlandy como desvio, passando pela parte da frente do prédio, para depois voltar a circular pela avenida Joaquim Martarolli.  A medida garante a montagem das barracas para a realização da festa. Pedimos que o motorista redobre a atenção ao passar pela região, respeite as placas de desvios e os limites de velocidade permitidos. Haverá trabalhadores no local”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Programação recheada de atrações

A programação pelo Dia dos Pais inicia a partir das 14h com apresentação da Banda Municipal de Hortolândia, com apresentação de concerto especial para os pais. Em seguida, às 14h45, haverá apresentação poética com o servidor municipal Ricardo Zanoni. A partir das 15 horas o evento recebe apresentação de capoeira. A Festa do Dia dos Pais terá ainda apresentação de jazz, orquestra de viola caipira, Quinteto Cultura e show com a dupla Lourenço & Lourival. Os presentes poderão conferir a feira de empreendedores do Projeto Ecosol (Economia Solidária), com barracas para venda de produtos artesanais e manufaturados, como bolsas, quadros, canecas, camisetas customizadas, turbantes, roupa pet, arte em madeira, tapetes e bijuterias. Terá ainda comércio de bolos e doces, crepe, donuts, salgados, hot dog, pastel, café, pipoca, milho, pamonha, sucos e caldo de cana.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 4 horas

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no...

DestaqueAtualizado há 19 horas

Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022

O público que teve o privilégio de comparecer no primeiro final de semana da FAICI 2002 para assistir grandes shows...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Bravo Serviços Logísticos seleciona funcionários para trabalho

Atualmente a empresa está presente em todas as regiões do País com 16 operações, mais de 3.000 colaboradores e uma...

DestaqueAtualizado há 2 dias

EMS está com oportunidades de emprego para Auxiliar de Produção

A EMS anuncia a abertura de vagas para Auxiliar de Produção para início imediato Cuidar das pessoas: essa é a missão...

CidadeAtualizado há 2 dias

Prefeitura de Hortolândia disponibiliza 22 vagas de emprego nesta segunda-feira

Que tal começar a semana com a perspectiva de um novo emprego? O PAT (Serviço do Trabalhador), órgão vinculado à...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Hortolândia confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A cidade de Hortolândia confirmou seu primeiro caso de varíola na sexta-feira (6). O paciente é um homem de 36...

DestaqueAtualizado há 4 dias

ProtDesc anuncia investimento de R$ 40 milhões e geração de 350 empregos

Junte-se ao ProtDesc para celebrar este grande marco unindo forças para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Brasil! Em...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Homem é alvejado em frente a sua casa em Hortolândia

Um homem de 27 anos foi alvejado no bairro Vila Real em Hortolândia na noite desta sexta-feira (05). A vítima...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Com investimento de 20 milhões novo hospital vai gerar 350 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou hoje (5) que a cidade terá um novo hospital particular, o Bela Aliança Hortolândia. A...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Médico Pediatra é preso por suspeita de abuso sexual contra adolescente em UBS em Hortolândia

O caso ocorreu dentro da unidade básica de saúde do Jardim Rosolém, em outubro de 2021; defesa do médico diz...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS