Os recursos hídricos podem acabar se não forem utilizados com consciência. Para marcar o Dia Mundial da Água, nesta segunda-feira (22/03), a Prefeitura de Hortolândia orienta a população para economizar água, principalmente neste momento grave da pandemia do Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e manter os protocolos sanitários, que incluem a higienização das mãos com água e sabão. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos do planeta. Para sensibilizar a população sobre a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável colocou uma faixa em um dos canteiros do Lago da Fé com a mensagem “Cuide hoje para ter sempre” em referência ao uso consciente da água.

A Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança, também alerta para a importância da população economizar água em razão do índice pluviométrico registrado no início deste ano. A incidência de chuva medida foi menor do que no ano passado. De acordo com a medição do órgão, em janeiro e fevereiro deste ano o índice foi de 426,90 mil. Já no mesmo período de 2020, o índice foi de 754,80 ml.

LEIA TAMBÉM

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recomenda a população adotar várias ações simples que ajudam a economizar água. Uma delas é fechar bem as torneiras. Caso elas estejam com vazamento, deve-se fazer a troca ou o conserto. Em média, há desperdício de 40 litros por dia com o vazamento de uma torneira. 

Outra ação importante é evitar lavar calçadas com mangueira, atividade na qual gasta-se, em média, 120 litros de água. A recomendação é utilizar vassoura. Também é recomendável lavar o carro com balde ou por meio da chamada ecolavagem, que deixa o veículo limpo com menos de um litro de água. Para fazê-la, basta utilizar dois panos de microfibra, xampu especial para lavagem automotiva e um borrifador de 400 ml de água.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ainda orienta a população a verificar se há vazamento ou infiltração em casa, que pode resultar em grande desperdício e aumento no valor da conta de água. Deve-se também prestar atenção no surgimento de goteiras e manchas em paredes que podem indicar a ocorrência de problemas maiores nas instalações hidráulicas da residência. Outros sinais que também devem ser verificados são mofo, pintura com bolhas e/ou pintura com aspecto umedecido. Nestes casos, deve-se buscar ajuda especializada.

DIA A DIA

Lavar louça é outra tarefa no dia a dia que se pode economizar água. Uma dica importante é evitar usar água corrente para retirar os restos de comida de pratos, panelas e talheres. A recomendação é remover os restos com a ajuda de talheres já usados e, em seguida, lavar a louça. Assim, usa-se pouca quantidade de água para umedecer a esponja e abre a torneira só na hora do enxágue. Ao manter a torneira fechada por 5 minutos durante a lavagem de louça, economiza-se cerca de 70 litros de água. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ao longo de um ano, esta simples mudança economizará água suficiente para abastecer uma casa por mais de um mês e meio. Outra ação que ajuda a economizar água é escovar os dentes com a torneira fechada. 

Também é possível economizar água ao se usar máquina de lavar roupa de forma eficiente. Cada ciclo de lavagem consome, em média, 96 litros. Uma ação fácil de ser adotada é procurar juntar o máximo de peças possíveis a serem lavadas juntas. Outra dica importante é direcionar o cano de despejo da máquina para um balde a fim de que a água usada na lavagem possa ser reaproveitada. Ao se armazenar a água que sai da máquina de lavar em todos os ciclos, ao final de um mês serão coletados 770 litros de água. Este volume é suficiente para dar até 130 descargas em uma residência.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

ADM DO BRASIL divulga oportunidade(s) para Analista de Planejamento de Materiais SR – v2190737

Descrição Requisitos: Formação Acadêmica: Superior completo em administração, logísti…