A tradicional Jornada Pedagógica teve sua edição 2021 realizada nesta quarta-feira (03/02), reunindo mais de dois mil profissionais da rede municipal de ensino de Hortolândia. O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, marca o início do ano letivo, com a proposta de importantes reflexões sobre os desafios da educação em tempos de isolamento social. Em uma edição totalmente virtual, transmitida ao vivo pela internet nos canais Zoom e Youtube, a Jornada Pedagógica de 2021 contou com nomes renomados da área da educação no Brasil.

Durante a abertura oficial do evento, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a equipe de Educação e convidados. Em seguida, apresentou o tema que irá nortear o caminho da educação no município, na atual gestão: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. Ao citar o grande filósofo e educador Paulo Freire, o secretário destacou a importância de um trabalho em conjunto neste momento de grandes desafios, no qual a troca de saberes será essencial para a construção da educação na cidade.

LEIA TAMBÉM

“Tenho certeza que estamos aqui todos convictos. A situação emerge cuidado. Nós sabemos das nossas limitações, mas não podemos deixar de sonhar. Trabalhar com educação é sonhar. Com a nossa experiência, nossos aprenderes e saberes, tenho certeza que todo esse sentimento de esperançar vai nos conduzir para o trabalho da educação na nossa municipalidade”, afirmou Fernando.

A secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Morais Diniz, que também participou do evento, reafirmou que a comunicação e integralidade serão a ferramenta fundamental para iniciar o ano letivo. “É um ano desafiador, mas estamos juntos com as demandas do dia-a-dia, trabalhando com muito carinho e dedicação. Juntos, nós iremos trilhar o nosso caminho de 2021, que será com grandes desafios, mas com muito respeito e diálogo”, disse.

O diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, participou da abertura da segunda palestra. Em sua fala, destacou a excelência dos servidores que fazem a Educação do município, além de explanar sobre algumas das atividades que serão desenvolvidas. “Vamos promover pesquisas, conhecimento, ciência, e captar o que já está sendo construído dentro das unidades escolares, para que isso possa ser difundido. Nós sabemos que o ano de 2020 foi atípico, mas o mais bonito foi verificar o comprometimento: professores, educadores, todos se desdobrando para conhecer um pouco mais sobre a tecnologia e buscando novas ferramentas. Quando vemos as pessoas se envolvendo e transformando seu dia-a-dia para poder alcançar e dar o melhor para o aluno, aí sim vemos pessoas que possuem essa doçura, essa ternura, esse amor. Nosso ideal é facilitar e trazer mais infraestrutura para esse trabalho”, enfatizou Felipe.

O encontro contou ainda com a presença do prefeito interino e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, que destacou o trabalho da Administração e as prioridades para uma educação segura e de qualidade. “A mudança que estamos fazendo é uma aproximação maior com as tecnologias, de forma que possamos ter uma cidade mais inteligente. É preciso focar na educação, e estamos trabalhando muito para garantir as condições necessárias para construir uma educação melhor. A prioridade é que nossos alunos possam aprender e ir para a escola com segurança”, destacou.

Além de oferecer um espaço de acolhimento, socialização e orientação para os profissionais da Educação, a Jornada Pedagógica contou com uma programação de três palestras ministradas por convidados especiais: o sociólogo César Callegari, com o tema “O Desenvolvimento da Educação Integral”; a psicóloga Cenise Monte Vicente, em “Construir o futuro: o educador na promoção da resiliência e do direito à ternura”; e a pedagoga Maria Inês Fini, que abordou “Como enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico de 2021”.

O caminho para a Integralidade

A primeira palestra foi ministrada pelo sociólogo César Callegari. O profissional, que foi membro do Conselho Nacional de Educação e presidiu a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, falou sobre a proposta de integralidade da rede municipal e dos desafios que serão enfrentados no retorno das aulas presenciais. 

“A questão da integralidade, ou seja, uma educação para todos, levando em consideração as características diferentes, as necessidades diferentes de cada grupo social que está representado em cada uma das nossas escolas, talvez seja uma das nossas principais responsabilidades como educadores. Fazer essa reflexão no momento do planejamento é essencial para a retomada das atividades educacionais nesse ano de 2021.” ressaltou.

Na sequência, a psicóloga mestre Cenise Monte Vicente, abordou sobre o papel do educador e a construção de uma escola acolhedora. “Eu defendo, após observar e desenvolver estudos nesse sentido, que o centro da vida de um resiliente é o sonho, é a imaginação. A criança e o jovem precisam desse sonho definido. Trata-se de se ver no futuro. Quando ele se vê no futuro, ele estabelece um sentido, um rumo, isto é um organizador. Nessa construção, nessa coisa boa imaginada, entra a escola como uma grande aliada. Devemos valorizar o que o aluno quer, o que ele gosta e, assim, fomentar, estimular e correlacionar com o aprender, com o conhecimento, com as atividades e projetos desenvolvidos na escola. Devemos construir na escola um espaço de vivência baseado na ternura e delicadeza, onde todos podem ser ouvidos e sentirem-se valorizados”, concluiu.

Para finalizar o evento, a pedagoga Maria Inês Fini abordou os desafios do planejamento pedagógico no ano de 2021, falando sobre as transformações e a proposta de implantação do sistema híbrido na rede municipal. Ela também lembrou que o planejamento deve ser feito após muita pesquisa e com o pé no chão. “A educação só se fará nos próximos anos nas condições reais das escolas, dos professores, das famílias e dos alunos” afirmou.

Todas as palestras da Jornada Pedagógica 2021, com o tema: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”, estão disponíveis através do canal do Youtube da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Para ter acesso e assistir, clique aqui.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

ADM – Animal Nutrition divulga oportunidade(s) para Estagiário de Compras – v2170102

Descrição Formação: Administração de empresas, Contabilidade, Engenharia de Produção,…