Connect with us

Cidade

Hortolândia realiza contagem de quantidade de larvas de Aedes aegypti na cidade

Artigo

em

Ação é importante para Prefeitura definir estratégias de combate e enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika

Hortolândia realiza uma ação importante para combater o Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya, Zika, dentre outras doenças. A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, inicia a ADL (Análise de Densidade Larvária), nesta semana. A ação é para fazer a contagem da quantidade de larvas do mosquito encontradas por imóvel visitado no município. A partir do índice registrado, a Prefeitura define estratégias de prevenção e enfrentamento ao mosquito e, conforme a situação verificada, reforçar ações de eliminação do inseto nas regiões onde há maior infestação de larvas.

LEIA TAMBÉM

A ADL consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões da cidade. É feito o sorteio dos quarteirões a serem visitados. De acordo com o órgão, a previsão é visitar cerca de 3.000 imóveis. De acordo com o órgão, a realização da ADL deve durar de 15 a 20 dias. 

Nas visitas, os agentes entram nas casas para investigar locais onde há larvas de Aedes aegypti. Elas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice, que mede a quantidade de larvas encontradas, conhecido como Índice de Breteau. 

O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto. A ADL é realizada três vezes ao ano: janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado na cidade em janeiro deste ano foi de 6,9. O índice registrado na cidade em outubro do ano passado foi de 1,6. Já o índice medido em julho de 2021 foi de 1.

“Realizamos a ADL no inverno para observar quais criadouros que ainda persistem mesmo sem ocorrência de chuva. A expectativa é de registrarmos um índice menor do que o que foi verificado no início deste ano, uma vez que estamos no inverno, com temperaturas mais frias. Para que isso ocorra, é importante também que a população colabore, fique atenta e mantenha os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti em suas casas”, salienta o veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso. 

Moradores devem permitir a entrada dos agentes em suas casas

O órgão reforça a orientação para que os moradores deixem os agentes entrarem em suas residências para a realização da ADL. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta as pessoas para ficarem atenta contra golpes. 

Nas visitas da ADL, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas a ADL, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti

A UVZ reforça para que a população mantenha os cuidados para evitar a reprodução do mosquito. Dentre as principais medidas estão fazer regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas das casas. Nesses locais é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos, que possam acumular água parada, que é a condição favorável para a fêmea do Aedes aegypti depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada.

Moradores de imóveis com laje exposta sem teto também devem verificar se, após chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

A população pode ainda ajudar no combate ao Aedes aegypti ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs.

Sintomas

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 2.205 casos notificados de Dengue, dos quais 836 positivos e um óbito. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, do quais um positivo (importado). Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Jogos com muitos gols marcam o início da categoria Master do futebol amador em Hortolândia

Artigo

em

Por

Três equipes golearam na estreia do torneio organizado pela Prefeitura

As goleadas de San Marino e Canarinho, além da vitória do Independente foram os destaques da rodada de abertura do  Campeonato Amador de Futebol da categoria Master, para jogadores de 40 anos, organizado pela Prefeitura de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Esporte, são 15 equipes que participam da competição (ver grupos abaixo).  O torneio tem previsão de encerramento no dia 24 de setembro. “Tivemos uma primeira rodada movimentada, com muitos gols. O campeonato começou bem e esperamos que o bom nível da competição se mantenha e, cada vez mais, as torcidas estejam nos campos municipais apoiando suas equipes”, afirmou o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

LEIA TAMBÉM

Confira os grupos do campeonato da categoria Master

GRUPO A:  Sumarezinho, Vila São Pedro, Família Alinhados, Taquara City e Canarinho

Grupo B: Real Família, Unidos Boa Vista, Tamo Junto, San Marino e Alinhados

Grupo C: Independente, Botafogo, Taquara Branca, Internacional e Criciuma

Calendário movimentado até o final do ano

O calendário do futebol em Hortolândia está cheio de torneios até o final deste ano. No momento, acontecem as disputas da primeira e segunda divisões  do Campeonato Amador e das categorias Master e Super Master. As categorias Infantil e Mirim começam no final de semana. Em outubro, a previsão é de início das competições nas categorias Veterano (jogadores à partir dos 35 anos de idade) e da terceira divisão do Campeonato Amador. Para fechar o calendário do futebol 2022 em Hortolândia, em novembro, devem acontecer as disputas das categorias Juniores (19 e 20 anos) e Juvenil (16 e 18 anos).

Resultados da primeira rodada:

Sábado (13/08)

Campo do CAIC

13h30 – San Marino 5×0 Alinhados

Campo do Remanso Campineiro

13h30 – Taquara Branca 0x3 Independente

15h30 – Vila São Pedro 2×5 Canarinho

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Trecho de ciclovia implantada na Avenida Sabina Baptista ganha concreto vermelho

Artigo

em

Por

Trecho do Superviário, em obras de duplicação, fica ao lado do Parque Remanso das Águas

A Avenida Sabina Baptista de Camargo, em duplicação pela Prefeitura de Hortolândia, ganha novo trecho de ciclovia, com 640 metros de extensão, às margens da lagoa de contenção de enchentes do Parque Socioambiental Remanso das Águas, entre o Parque dos Pinheiros e o Carmem Cristina. Na manhã desta segunda-feira (15/08), operários da empresa contratada pela Prefeitura implantavam a via, com concreto pigmentado de vermelho. As intervenções fazem parte da obra do Superviário, em realização pela Secretaria de Obras.

LEIA TAMBÉM

Dois trechos da Avenida Sabina estão sendo duplicados. O que fica entre as ruas Flamboyant, Pacaembu e Cactos está com obras mais avançadas, quase prontas para uso. O segundo, iniciado posteriormente, avança em direção à rotatória que leva ao Jd. Nova América e ao viário central, recém-construído. É neste que está sendo construída a nova ciclovia, que se integrará à que passa por baixo da Ponte Estaiada.

Outro ponto que passa por intervenções é o da ponte da Vila Real, onde é feito o sistema de drenagem pluvial. Na última sexta-feira (12/08), operários implantaram as chamadas “bocas de lobo” no entorno da estrutura, que recentemente ganhou barreiras guarda-corpo (New Jersey) e placas de concreto armado que formarão o passeio de pedestres e a ciclovia.

O Superviário é o maior complexo viário de Hortolândia, em implantação pela Administração Municipal. As obras começaram há pouco mais de um ano, em junho de 2021, e tem previsão de término este segundo semestre. De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções já atingiram os 86,23% de realização. Por meio delas haverá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas

Artigo

em

Por

Evento realizado no sábado (13/08) no Parque Socioambiental Lago da Fé teve show da dupla sertaneja Lourenço & Lourival

A música sertaneja de raiz fez aflorar a emoção das cerca de 5.000 pessoas que lotaram a 1ª Festa do Dia dos Pais, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental Lago da Fé, no sábado (13/08). Os pais e suas famílias se encantaram com o show da dupla Lourenço & Lourival (foto), que fechou a programação do evento. O evento contou ainda com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

LEIA TAMBÉM

Além de conferir grandes sucessos sertanejos, o público pôde ainda desfrutar de uma agradável tarde de entretenimento cultural. O evento contou com as apresentações do cantor Vinicius Sobral, da Banda Municipal de Hortolândia e da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, acompanhada do cantor Chico Amado. A programação incluiu ainda apresentações artísticas de dança, poesia e capoeira. 

O público também pôde praticar a solidariedade com doações de alimentos para a Campanha “Hortolândia Solidária”, do FunSol (Fundo Social de Solidariedade) da Prefeitura. Entre uma atividade e outra, o público também fez compras e se deliciou com comidas, lanches e bebidas comercializadas por empreendedores da cidade que participaram da feira do programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

“Sem dúvida, essa primeira Festa do Dia dos Pais foi um grande sucesso. Milhares de pessoas presentes para acompanhar os shows. Aproveitei a oportunidade e conversei com os feirantes da Economia Solidária. Eles elogiaram muito a organização e conseguiram vender bem seus produtos. A comunidade atendeu nosso chamado. As pessoas vieram ter um dia diferente com suas famílias. O evento superou nossas expectativas e acredito que chegou para ficar”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 12 horas

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia

Hortolândia (SP) deve ter dia ensolarado hoje (15). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre...

DestaqueAtualizado há 3 dias

ArcelorMittal Gonvarri divulga oportunidades para Estágio em Hortolândia

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal,...

CidadeAtualizado há 3 dias

Prefeitura volta atrás e cobrança da “taxa de lixo” é revogada

Poder Executivo aperfeiçoará a proposta para cumprir em 2023 o Marco Legal do Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Churrasqueadas terá 5 mil kilos de carne e Open Bar em Campinas

Em agosto, Campinas será palco do festival gastronômico Churrasqueadas Evento, promovido pelo maior canal de churrasco nas redes sociais, é...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Multinacional ADECCO seleciona funcionários para Operador de Produção

Requisitos: Residir em Hortolândia ou fácil acesso, Ensino Médio Completo. O Grupo Adecco é líder mundial em Recursos Humanos, atua...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Câmara aprova projeto que proíbe saída temporária de presos; Qual é a sua opinião?

O projeto encerra qualquer possibilidade de concessão de licença temporária a detentos. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Caterpillar anuncia investimento de R$ 600 milhões na expansão fabril

A Caterpillar Brasil inaugurou uma nova linha de montagem de motoniveladoras em sua instalação de Piracicaba, 157 km da rodovia...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Multinacional Marelli divulga oportunidades para Operador Produção nesta quinta-feira

Vagas Publicada hoje! Seja uma das primeiras pessoas a se candidatar! Existimos para inovar e transformar o futuro da mobilidade...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Árvore cai e interdita trecho de rua em Hortolândia

Caso aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (11) na Rua Júlio Silva Batista. Tráfego de veículos foi desviado. No...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Marelli abre processo seletivo para Operador de Utilidades em Hortolândia

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo. Seja um dos primeiros a se candidatar! Com mais...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS