Connect with us

Cidade

Hortolândia inaugura 2 novos PEVs, na próxima quinta-feira (18/11)

Artigo

em

Novos espaços para descarte correto de resíduos estão localizados no Jardim Nova Alvorada e Jardim São Sebastião

Hortolândia avança para se consolidar como um município sustentável. A Prefeitura inaugura, na próxima quinta-feira (18/11), dois novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Os espaços estão localizados no Jardim São Sebastião, na rua Professor Lúcio Alves da Costa, 90 (próximo à Associação de Moradores do bairro), e no Jardim Nova Alvorada, na rua Alcebíades Marques, 15. A cerimônia de inauguração será realizada, às 10h, no PEV Jd. São Sebastião. Já o PEV Jd. Nova Alvorada também abrirá às 10h para a população. Os dois novos PEVs funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo para almoço entre às 12h e 13h, e sábado, das 9h às 15h. 

LEIA TAMBÉM

A implantação destes novos PEVs é viabilizada com recursos do convênio firmado pela Prefeitura com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal. Atualmente, o município tem 11 PEVs, localizados em diferentes regiões. Com estas duas unidades novas, Hortolândia passa a ter agora 13 PEVs. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cada um dos novos PEVs tem a mesma estrutura das unidades já existentes e área de cerca de 500 m2. Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. 

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento orienta os moradores a contratar caçamba.  

Os materiais de construção civil recebidos nos PEVs são encaminhados para a URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), no Parque Peron. Já os recicláveis são destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com coleta, triagem e venda de materiais recicláveis gera renda para as mais de 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham na cooperativa. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, neste ano, os 11 PEVs do município já receberam 20.805 m3 de resíduos recicláveis. 

A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa, reforça a importância da população fazer sua parte no descarte correto de resíduos. “Com a inauguração dos dois novos PEVs, a Prefeitura faz a parte dela ao disponibilizar mais espaços para o descarte adequado de resíduos. Agora, contamos com a adesão e a participação da população para que utilize os novos PEVs e assim colaborar para termos cada vez mais uma cidade limpa e saudável para todos”, salienta a diretora.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça a importância das pessoas fazerem o descarte correto de resíduos nos PEVs. Ao fazer isso, a população ajuda a manter a cidade limpa e a preservar áreas verdes, lagos, rios e lagoas. Esses locais atraem ou são habitados por diferentes espécies de animais silvestres.

O descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode causar vários problemas, tais como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem doenças.

Ao fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs, a população também evita que, em dias de chuva, aconteçam inundações, alagamentos e obstrução da rede de esgoto e das galerias de águas pluviais. Esses problemas podem causar prejuízos e transtornos para outras pessoas que moram em diferentes regiões da cidade.

MULTA  

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 3,6970), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

MUDANÇA PEV GABRIEL

Em virtude das obras de ampliação em andamento no Lago da Fé, o PEV Parque Gabriel, localizado na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, será transferido em breve para o outro lado da avenida.   

O trecho do Parque Socioambiental  Lago da Fé em ampliação vai desde o Jardim São Miguel até a avenida Olívio Franceschini. Com isso, somada à área já entregue, no Jardim Nova Alvorada, o espaço de lazer totalizará 222.000 m2. A parte já implantada, desde o Jardim Nova Alvorada, passando pelo Parque Gabriel, atrás da Câmara Municipal, até o Jardim São Miguel, conta com 180.000 m2, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres. Na área em ampliação também começaram a ser implantadas cinco quadras esportivas das seguintes modalidades: vôlei de areia, basquete, futebol society, tênis e quadra poliesportiva. A previsão de entrega das obras de todo o parque é para o início do próximo ano.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Pontos MIS realiza oficina on-line sobre o cineasta Eduardo Coutinho

Artigo

em

Por

Atividade será nos dias 23, 24 e 25 deste mês, das 19h às 21h

Na história do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho (foto) é um considerado um dos principais documentaristas. Para a crítica, sua obra prima é “Cabra marcado para morrer”, de 1984. O cineasta é o tema da oficina on-line “Eduardo Coutinho: o documentarista do povo”, realizada pelo Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia. A oficina está com inscrições abertas por meio deste LINK. A atividade acontecerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, das 19h às 21h.

LEIA TAMBÉM

A oficina abordará a vida, a obra e a carreira do cineasta. Coutinho buscou mostrar pessoas simples, enfatizando suas histórias, característica que o tornou referência em documentário. Por isso, a oficina também destacará o método e o processo criativo do cineasta, bem como aspectos importantes de sua filmografia. A atividade será ministrada pela professora Nathalie Hornhardt. A profissional tem extensa atuação nas áreas de rádio, televisão e internet, além de também ser atriz e roteirista. É integrante do grupo de pesquisa “Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo”. É autora do livro “Quando o Santo é forte: uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho”.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Hortolândia recebe Circuito Sesc de Artes com show da cantora Ana Cañas, nesta sexta-feira (12/08)

Artigo

em

Por

Evento terá apresentações artísticas e atividades culturais, a partir das 16h, no Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso, no Jardim Amanda

Se você quer uma dica de lazer cultural para curtir em família, fique ligado! Hortolândia receberá o Circuito Sesc de Artes, nesta sexta-feira (12/08). O evento será no Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso, órgão da Prefeitura, localizado na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A programação começará às 16h. O evento terá seis atrações que serão realizadas simultaneamente até às 21h (confira abaixo as atrações). O destaque será o show da cantora Ana Cañas (foto), que encerrará o evento. Mais informações estão disponíveis no site do evento. O Sesc (Serviço Social do Comércio) retoma o evento em formato presencial, suspenso em razão da pandemia. O circuito percorrerá, até o dia 28 deste mês, 118 municípios paulistas que fazem parte das áreas de atuação das unidades do Sesc. 

LEIA TAMBÉM

Confira abaixo as atrações do Circuito Sesc de Artes em Hortolândia:

– Oficina de rotoscopia analógica:

Rotoscopia é uma técnica de animação que consiste em redesenhar trechos capturados de filmes em cima de uma mesa de luz. Cada quadro, à medida que é finalizado e fotografado, é acrescentado a uma timeline que, aos poucos, é transformada em uma animação. A atividade será ministrada pelo estúdio de animação Giroscópio Filmes. 

– Telhado de histórias:  

O grupo Raconto montará uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos cheios de livros. Os integrantes do grupo incentivarão as crianças o hábito da leitura. No espaço, os pequenos conhecerão diferentes histórias e serão estimuladas para refletir e trocar impressões sobre elas, após a leitura.

– Espetáculo “Esquadrão Bombelhaço”:  

O Circo Teatro Palombar apresentará um espetáculo sem falas sobre um batalhão de bombeiros-palhaços que tenta apagar um incêndio utilizando técnicas de acrobacias e malabarismos. A montagem é baseada na linguagem dos desenhos animados.

– Espetáculo “Desbunde geral”:

O Coletivo Desvelo (SP) fará uma performance de dança, cujos temas são o brilho e o orgulho LGBTQIA+ e a Era de Aquário. 

– Espetáculo “A Cruzada dos corações puros (ou quem inventou a guerra?)”:

A Cia. Variante apresenta o espetáculo sobre um grupo de crianças que faz uma expedição para encontrar o autor de um livro sobre os acontecimentos marcantes da humanidade. Ao longo da jornada, as crianças expõem seus sentimentos e peculiaridades. A peça é inspirada no poema “A cruzada das crianças”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956).

– Show “Ana Cañas canta Belchior”:  

A cantora apresentará seu novo disco, “Ana Cañas canta Belchior”, no qual faz um tributo ao lendário compositor cearense, falecido em 2017. A ideia do disco surgiu a partir de uma live que Ana Cañas fez na pandemia. O repertório inclui músicas antológicas de Belchior, tais como “Alucinação”, “Como nossos pais”, “Sujeito de sorte” e “Coração selvagem”.

Crédito da foto de Ana Cañas: Iara Marinho

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Estacionamento à esquerda na rua Luiz Camilo de Camargo será permitido até segunda-feira (15/08)

Artigo

em

Por

Medida autorizada pela Prefeitura de Hortolândia contribui para compras de Dia dos Pais no comércio local

Está permitido o estacionamento no lado esquerdo da rua Luiz Camilo de Camargo, principal rua do comércio na região Central de Hortolândia, até a segunda-feira (15/08).  O objetivo da medida realizada pela Prefeitura  é facilitar a compra dos presentes de Dia dos Pais, comemorado no domingo (14/08). De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, será permitido estacionar desde o cruzamento da rua João Blumer até a rua Zacharias Costa Camargo, exceto em frente aos pontos de ônibus, onde haverá sinalização indicando a parada de coletivos. 

LEIA TAMBÉM

“Esta ação contribui com o incentivo para as compras nesta data comemorativa nos comércios da cidade. A liberação facilita o embarque e desembarque da população na via. Pedimos o respeito e a colaboração dos motoristas para respeitarem as leis de trânsito e só estacionar os veículos nos trechos permitidos, não atrapalhando os veículos do transporte coletivo da cidade. É importante o apoio ao comércio local. Portanto, a ajuda de todos é essencial no momento” explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 17 horas

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022

O público que teve o privilégio de comparecer no primeiro final de semana da FAICI 2002 para assistir grandes shows...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Bravo Serviços Logísticos seleciona funcionários para trabalho

Atualmente a empresa está presente em todas as regiões do País com 16 operações, mais de 3.000 colaboradores e uma...

DestaqueAtualizado há 2 dias

EMS está com oportunidades de emprego para Auxiliar de Produção

A EMS anuncia a abertura de vagas para Auxiliar de Produção para início imediato Cuidar das pessoas: essa é a missão...

CidadeAtualizado há 2 dias

Prefeitura de Hortolândia disponibiliza 22 vagas de emprego nesta segunda-feira

Que tal começar a semana com a perspectiva de um novo emprego? O PAT (Serviço do Trabalhador), órgão vinculado à...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Hortolândia confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A cidade de Hortolândia confirmou seu primeiro caso de varíola na sexta-feira (6). O paciente é um homem de 36...

DestaqueAtualizado há 4 dias

ProtDesc anuncia investimento de R$ 40 milhões e geração de 350 empregos

Junte-se ao ProtDesc para celebrar este grande marco unindo forças para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Brasil! Em...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Homem é alvejado em frente a sua casa em Hortolândia

Um homem de 27 anos foi alvejado no bairro Vila Real em Hortolândia na noite desta sexta-feira (05). A vítima...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Com investimento de 20 milhões novo hospital vai gerar 350 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou hoje (5) que a cidade terá um novo hospital particular, o Bela Aliança Hortolândia. A...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Médico Pediatra é preso por suspeita de abuso sexual contra adolescente em UBS em Hortolândia

O caso ocorreu dentro da unidade básica de saúde do Jardim Rosolém, em outubro de 2021; defesa do médico diz...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS