Connect with us

Cidade

Hortolândia comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com seminário sobre leucenas

Artigo

em

Evento nesta quarta-feira (08/06) discutiu alternativas para o controle da espécie, que é considerada uma praga, na cidade e região

Hortolândia reuniu especialistas para discutir o controle das leucenas no cenário urbano. A espécie vegetal, considerada uma praga, foi o tema do 5º Seminário de Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura, nesta quarta-feira (08/06). O evento marcou também a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na entrada da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, local onde foi realizado o seminário, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável montou uma exposição de fotos de áreas e locais da cidade onde há presença maciça de leucenas. Também foi exposta uma amostra de compostagem caseira que as pessoas podem fazer para utilizar no plantio de espécies vegetais. Estiveram presentes o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, o superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Valdemir Ravagnani, e o professor e pesquisador da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), José Octavio Menten. 

LEIA TAMBÉM

Na abertura do seminário, a secretária Eliane Nascimento Oliveira ressaltou que a leucena é um problema desafiador para a cidade. “Precisamos ter um meio ambiente equilibrado. A leucena afeta os trabalhos de manutenção e limpeza em áreas públicas realizadas pela Prefeitura. É uma planta que cresce muito rápido e não deixa as espécies nativas se desenvolverem. Com o seminário, queremos buscar alternativas para o controle das leucenas”, salientou a secretária.

O prefeito Zezé Gomes enfatizou que a Administração Municipal trabalha com visão de futuro na área ambiental. Nesse sentido, uma das ações prioritárias é a arborização. “Nosso governo pensa para frente, a longo prazo. Queremos plantar ipês no novo viário com cinco quilômetros, cujas obras estão avançadas. Para isso, temos que tirar a cortina de leucenas que cobre a visão do local. Precisamos deixar a cidade mais florida para trazer alegria às pessoas. Daqui quatro, cinco anos, a população poderá desfrutar das sombras dos ipês plantados. Assim como fizemos perto do lago da EMS, onde plantamos árvores, e hoje as pessoas já desfrutam das sombras delas. Que o seminário transforme as ideias e traga outro pensamento sobre a questão ambiental. Queremos que Hortolândia seja referência em meio ambiente no Brasil”, destacou Zezé. 

A programação do seminário começou com a apresentação “A realidade local das leucenas”, feita pela engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Sant’Anna.

Em seguida, o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva ministrou a palestra “Floresta Urbana”. A segunda palestra, “O cenário das leucenas na região do PCJ”, foi com o engenheiro civil Francisco Carlos Castro Lanhóz, representante do PCJ (Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), do qual Hortolândia faz parte. A programação foi encerrada com a palestra “Técnicas de controle da espécie invasora leucena”, com o engenheiro agrônomo e pesquisador do Laboratório de Silvicultura Urbana do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ, Marcelo Machado Leão. 

O seminário contou ainda com a participação de alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas da ETEC (Escola Técnica de São Paulo) de Hortolândia – Centro Paula Souza. Os estudantes apresentaram dois protótipos de carrinhos feitos com materiais reaproveitáveis.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas

Artigo

em

Por

Evento realizado no sábado (13/08) no Parque Socioambiental Lago da Fé teve show da dupla sertaneja Lourenço & Lourival

A música sertaneja de raiz fez aflorar a emoção das cerca de 5.000 pessoas que lotaram a 1ª Festa do Dia dos Pais, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental Lago da Fé, no sábado (13/08). Os pais e suas famílias se encantaram com o show da dupla Lourenço & Lourival (foto), que fechou a programação do evento. O evento contou ainda com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

LEIA TAMBÉM

Além de conferir grandes sucessos sertanejos, o público pôde ainda desfrutar de uma agradável tarde de entretenimento cultural. O evento contou com as apresentações do cantor Vinicius Sobral, da Banda Municipal de Hortolândia e da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, acompanhada do cantor Chico Amado. A programação incluiu ainda apresentações artísticas de dança, poesia e capoeira. 

O público também pôde praticar a solidariedade com doações de alimentos para a Campanha “Hortolândia Solidária”, do FunSol (Fundo Social de Solidariedade) da Prefeitura. Entre uma atividade e outra, o público também fez compras e se deliciou com comidas, lanches e bebidas comercializadas por empreendedores da cidade que participaram da feira do programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

“Sem dúvida, essa primeira Festa do Dia dos Pais foi um grande sucesso. Milhares de pessoas presentes para acompanhar os shows. Aproveitei a oportunidade e conversei com os feirantes da Economia Solidária. Eles elogiaram muito a organização e conseguiram vender bem seus produtos. A comunidade atendeu nosso chamado. As pessoas vieram ter um dia diferente com suas famílias. O evento superou nossas expectativas e acredito que chegou para ficar”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Estudantes de Hortolândia visitam emissora de TV

Artigo

em

Por

Selecionados escreveram redações sobre o tema “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”

Estudantes de Hortolândia, que tiveram redações selecionadas no concurso EPTV na Escola 2022, visitaram as dependências da emissora, inclusive os estúdios, na tarde de quinta-feira (11/08). Entre os 15 participantes na edição deste ano há três representantes de escolas da Prefeitura: as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jd. Amanda-CAIC; Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho; e Taquara Branca Agenor Miranda da Silva.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, também participam do concurso sete alunos de escolas estaduais e cinco de colégios particulares. Na rede municipal de Hortolândia, concorrem ao prêmio alunos do 9° ano do Ensino Fundamental 2. A participação do município foi retomada, após dois anos ausentes em razão da pandemia do Coronavírus.

“O mundo virtual iniciou-se com o objetivo de apoiar o mundo real, dando mais acessibilidade às notícias, informações, comunicações e pesquisas rápidas, mas esse objetivo foi completamente esquecido e hoje confundimos as realidades, acreditando e vivendo mais no virtual do que na realidade. Acreditar e compartilhar tudo que vemos na internet é também um dos problemas. Vida perfeita, corpo perfeito, milhões e milhões de seguidores, são coisas irreais e meramente ilustrativas”, ponderou a estudante Isabelle Souza da Silva, da Emef Taquara Branca, no texto enviado para o concurso.

Isabelle gostou da visita. “Com todo esse passeio pela EPTV, aprendemos sobre os roteiros, como funcionam as notícias, edições, cortes de uma câmera para outra. Vimos como é corrida a vida de quem trabalha nesse ramo de televisão. Descobrimos que não é só ligar uma câmara e ler um papel. São muitas pessoas envolvidas, tanto para a matéria ou reportagem de 30 minutos como para uma de dois minutos”, comentou a estudante.

“Trabalhar o Projeto da EPTV no ensino da Língua Portuguesa possibilita integrar as habilidades previstas no estudo da língua a partir de um contexto de vivência do estudante. Diante de propostas como pesquisa, debate, rodas de conversa e, posteriormente, a escrita, é possível que cada indivíduo contribua com seu ponto de vista, conhecimento e questionamento diante de temas que permeiam seu universo, sua vivência na sociedade, na comunidade, e seja capaz de transformá-la de forma mais consciente e participativa”, afirma Kellita Beloti Gonçalves Rodrigues, professora da Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)

Artigo

em

Por

Vacinação será das 8h às 16h; haverá imunização de Poliomielite, vacinas de rotina, COVID-19 e Influenza

O próximo fim de semana será a oportunidade para todo mundo preparar o braço para proteger a saúde! A Prefeitura de Hortolândia realizará o Dia D de vacinação, no sábado (20/08). A vacinação será, das 8h às 16h, em sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município: Amanda I, Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo, Parque do Horto e Rosolém (confira abaixo os endereços de cada UBS). Haverá vacinação das campanhas de Multivacinação e contra Poliomielite, e também contra COVID-19 e Influenza. 

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades de saúde durante as vacinações. 

É necessário levar a carteira de vacinação CPF (Cadastro de Pessoa Física) e/ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) da criança ou do adolescente. No caso da vacinação contra COVID-19, é necessário levar o comprovante de vacinação da dose anterior. 

Poliomielite

A Secretaria de Saúde salienta que a adesão à campanha de imunização contra a Poliomielite está sendo baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais do público-alvo. Confira a cobertura vacinal no município neste LINK.

Multivacinação

A campanha de multivacinação é para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos de idade, de acordo com o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Confira como está a cobertura vacinal da campanha de Multivacinação neste LINK

A Secretaria de Saúde reforça para que famílias e responsáveis levem crianças e adolescentes para serem imunizados no Dia D contra várias doenças, como Tuberculose, Hepatite, Tétano, Difteria, Meningite, Febre Amarela, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Catapora, dentre outras. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, crianças de 0 a 4 anos devem receber 14 vacinas diferentes. Já crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber 17 vacinas. Confira abaixo nos quadros quais são as vacinas que crianças e adolescentes devem receber:

Vacinas que crianças de 0 a 4 anos devem receber:

BCG

Hepatite B

VIP (vacina inativada Poliomielite)

Pentavalente

Rotavírus

Pneumocócica 10 Valente

Meningocócica C

Febre amarela

SCR (Sarampo / Caxumba / Rubéola)

Varicela

VOP (vacina oral Poliomielite)

DTP

Hepatite A

Influenza

Vacinas que crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber:

HPV

Antitetânica

Meningocócica ACWY

Influenza

Confira abaixo os endereços das sete UBSs onde será realizado o Dia D de vacinação:

– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299

– UBS Amanda II: avenida Brasil, 800

– UBS Campos Verdes: rua da Confibra, 155

– UBS Dom Bruno Gamberini: avenida São Francisco de Assis, 46

– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

– UBS Parque do Horto: avenida José Augusto dos Anjos, 95

– UBS Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 12 horas

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia

Hortolândia (SP) deve ter dia ensolarado hoje (15). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre...

DestaqueAtualizado há 3 dias

ArcelorMittal Gonvarri divulga oportunidades para Estágio em Hortolândia

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal,...

CidadeAtualizado há 3 dias

Prefeitura volta atrás e cobrança da “taxa de lixo” é revogada

Poder Executivo aperfeiçoará a proposta para cumprir em 2023 o Marco Legal do Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Churrasqueadas terá 5 mil kilos de carne e Open Bar em Campinas

Em agosto, Campinas será palco do festival gastronômico Churrasqueadas Evento, promovido pelo maior canal de churrasco nas redes sociais, é...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Multinacional ADECCO seleciona funcionários para Operador de Produção

Requisitos: Residir em Hortolândia ou fácil acesso, Ensino Médio Completo. O Grupo Adecco é líder mundial em Recursos Humanos, atua...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Câmara aprova projeto que proíbe saída temporária de presos; Qual é a sua opinião?

O projeto encerra qualquer possibilidade de concessão de licença temporária a detentos. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Caterpillar anuncia investimento de R$ 600 milhões na expansão fabril

A Caterpillar Brasil inaugurou uma nova linha de montagem de motoniveladoras em sua instalação de Piracicaba, 157 km da rodovia...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Multinacional Marelli divulga oportunidades para Operador Produção nesta quinta-feira

Vagas Publicada hoje! Seja uma das primeiras pessoas a se candidatar! Existimos para inovar e transformar o futuro da mobilidade...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Árvore cai e interdita trecho de rua em Hortolândia

Caso aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (11) na Rua Júlio Silva Batista. Tráfego de veículos foi desviado. No...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Marelli abre processo seletivo para Operador de Utilidades em Hortolândia

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo. Seja um dos primeiros a se candidatar! Com mais...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS