Cidade
Hortolândia comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com seminário sobre leucenas


Evento nesta quarta-feira (08/06) discutiu alternativas para o controle da espécie, que é considerada uma praga, na cidade e região
Hortolândia reuniu especialistas para discutir o controle das leucenas no cenário urbano. A espécie vegetal, considerada uma praga, foi o tema do 5º Seminário de Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura, nesta quarta-feira (08/06). O evento marcou também a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na entrada da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, local onde foi realizado o seminário, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável montou uma exposição de fotos de áreas e locais da cidade onde há presença maciça de leucenas. Também foi exposta uma amostra de compostagem caseira que as pessoas podem fazer para utilizar no plantio de espécies vegetais. Estiveram presentes o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, o superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Valdemir Ravagnani, e o professor e pesquisador da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), José Octavio Menten.
LEIA TAMBÉM- 1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Na abertura do seminário, a secretária Eliane Nascimento Oliveira ressaltou que a leucena é um problema desafiador para a cidade. “Precisamos ter um meio ambiente equilibrado. A leucena afeta os trabalhos de manutenção e limpeza em áreas públicas realizadas pela Prefeitura. É uma planta que cresce muito rápido e não deixa as espécies nativas se desenvolverem. Com o seminário, queremos buscar alternativas para o controle das leucenas”, salientou a secretária.
O prefeito Zezé Gomes enfatizou que a Administração Municipal trabalha com visão de futuro na área ambiental. Nesse sentido, uma das ações prioritárias é a arborização. “Nosso governo pensa para frente, a longo prazo. Queremos plantar ipês no novo viário com cinco quilômetros, cujas obras estão avançadas. Para isso, temos que tirar a cortina de leucenas que cobre a visão do local. Precisamos deixar a cidade mais florida para trazer alegria às pessoas. Daqui quatro, cinco anos, a população poderá desfrutar das sombras dos ipês plantados. Assim como fizemos perto do lago da EMS, onde plantamos árvores, e hoje as pessoas já desfrutam das sombras delas. Que o seminário transforme as ideias e traga outro pensamento sobre a questão ambiental. Queremos que Hortolândia seja referência em meio ambiente no Brasil”, destacou Zezé.
A programação do seminário começou com a apresentação “A realidade local das leucenas”, feita pela engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Sant’Anna.
Em seguida, o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva ministrou a palestra “Floresta Urbana”. A segunda palestra, “O cenário das leucenas na região do PCJ”, foi com o engenheiro civil Francisco Carlos Castro Lanhóz, representante do PCJ (Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), do qual Hortolândia faz parte. A programação foi encerrada com a palestra “Técnicas de controle da espécie invasora leucena”, com o engenheiro agrônomo e pesquisador do Laboratório de Silvicultura Urbana do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ, Marcelo Machado Leão.
O seminário contou ainda com a participação de alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas da ETEC (Escola Técnica de São Paulo) de Hortolândia – Centro Paula Souza. Os estudantes apresentaram dois protótipos de carrinhos feitos com materiais reaproveitáveis.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas


Evento realizado no sábado (13/08) no Parque Socioambiental Lago da Fé teve show da dupla sertaneja Lourenço & Lourival
A música sertaneja de raiz fez aflorar a emoção das cerca de 5.000 pessoas que lotaram a 1ª Festa do Dia dos Pais, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental Lago da Fé, no sábado (13/08). Os pais e suas famílias se encantaram com o show da dupla Lourenço & Lourival (foto), que fechou a programação do evento. O evento contou ainda com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
LEIA TAMBÉM- 1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Além de conferir grandes sucessos sertanejos, o público pôde ainda desfrutar de uma agradável tarde de entretenimento cultural. O evento contou com as apresentações do cantor Vinicius Sobral, da Banda Municipal de Hortolândia e da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, acompanhada do cantor Chico Amado. A programação incluiu ainda apresentações artísticas de dança, poesia e capoeira.
O público também pôde praticar a solidariedade com doações de alimentos para a Campanha “Hortolândia Solidária”, do FunSol (Fundo Social de Solidariedade) da Prefeitura. Entre uma atividade e outra, o público também fez compras e se deliciou com comidas, lanches e bebidas comercializadas por empreendedores da cidade que participaram da feira do programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
“Sem dúvida, essa primeira Festa do Dia dos Pais foi um grande sucesso. Milhares de pessoas presentes para acompanhar os shows. Aproveitei a oportunidade e conversei com os feirantes da Economia Solidária. Eles elogiaram muito a organização e conseguiram vender bem seus produtos. A comunidade atendeu nosso chamado. As pessoas vieram ter um dia diferente com suas famílias. O evento superou nossas expectativas e acredito que chegou para ficar”, destacou o prefeito Zezé Gomes.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Estudantes de Hortolândia visitam emissora de TV


Selecionados escreveram redações sobre o tema “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”
Estudantes de Hortolândia, que tiveram redações selecionadas no concurso EPTV na Escola 2022, visitaram as dependências da emissora, inclusive os estúdios, na tarde de quinta-feira (11/08). Entre os 15 participantes na edição deste ano há três representantes de escolas da Prefeitura: as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jd. Amanda-CAIC; Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho; e Taquara Branca Agenor Miranda da Silva.
LEIA TAMBÉM- 1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, também participam do concurso sete alunos de escolas estaduais e cinco de colégios particulares. Na rede municipal de Hortolândia, concorrem ao prêmio alunos do 9° ano do Ensino Fundamental 2. A participação do município foi retomada, após dois anos ausentes em razão da pandemia do Coronavírus.
“O mundo virtual iniciou-se com o objetivo de apoiar o mundo real, dando mais acessibilidade às notícias, informações, comunicações e pesquisas rápidas, mas esse objetivo foi completamente esquecido e hoje confundimos as realidades, acreditando e vivendo mais no virtual do que na realidade. Acreditar e compartilhar tudo que vemos na internet é também um dos problemas. Vida perfeita, corpo perfeito, milhões e milhões de seguidores, são coisas irreais e meramente ilustrativas”, ponderou a estudante Isabelle Souza da Silva, da Emef Taquara Branca, no texto enviado para o concurso.
Isabelle gostou da visita. “Com todo esse passeio pela EPTV, aprendemos sobre os roteiros, como funcionam as notícias, edições, cortes de uma câmera para outra. Vimos como é corrida a vida de quem trabalha nesse ramo de televisão. Descobrimos que não é só ligar uma câmara e ler um papel. São muitas pessoas envolvidas, tanto para a matéria ou reportagem de 30 minutos como para uma de dois minutos”, comentou a estudante.
“Trabalhar o Projeto da EPTV no ensino da Língua Portuguesa possibilita integrar as habilidades previstas no estudo da língua a partir de um contexto de vivência do estudante. Diante de propostas como pesquisa, debate, rodas de conversa e, posteriormente, a escrita, é possível que cada indivíduo contribua com seu ponto de vista, conhecimento e questionamento diante de temas que permeiam seu universo, sua vivência na sociedade, na comunidade, e seja capaz de transformá-la de forma mais consciente e participativa”, afirma Kellita Beloti Gonçalves Rodrigues, professora da Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)


Vacinação será das 8h às 16h; haverá imunização de Poliomielite, vacinas de rotina, COVID-19 e Influenza
O próximo fim de semana será a oportunidade para todo mundo preparar o braço para proteger a saúde! A Prefeitura de Hortolândia realizará o Dia D de vacinação, no sábado (20/08). A vacinação será, das 8h às 16h, em sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município: Amanda I, Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo, Parque do Horto e Rosolém (confira abaixo os endereços de cada UBS). Haverá vacinação das campanhas de Multivacinação e contra Poliomielite, e também contra COVID-19 e Influenza.
LEIA TAMBÉM- 1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
A Prefeitura reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades de saúde durante as vacinações.
É necessário levar a carteira de vacinação CPF (Cadastro de Pessoa Física) e/ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) da criança ou do adolescente. No caso da vacinação contra COVID-19, é necessário levar o comprovante de vacinação da dose anterior.
Poliomielite
A Secretaria de Saúde salienta que a adesão à campanha de imunização contra a Poliomielite está sendo baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais do público-alvo. Confira a cobertura vacinal no município neste LINK.
Multivacinação
A campanha de multivacinação é para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos de idade, de acordo com o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Confira como está a cobertura vacinal da campanha de Multivacinação neste LINK.
A Secretaria de Saúde reforça para que famílias e responsáveis levem crianças e adolescentes para serem imunizados no Dia D contra várias doenças, como Tuberculose, Hepatite, Tétano, Difteria, Meningite, Febre Amarela, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Catapora, dentre outras.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, crianças de 0 a 4 anos devem receber 14 vacinas diferentes. Já crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber 17 vacinas. Confira abaixo nos quadros quais são as vacinas que crianças e adolescentes devem receber:
Vacinas que crianças de 0 a 4 anos devem receber:
BCG |
Hepatite B |
VIP (vacina inativada Poliomielite) |
Pentavalente |
Rotavírus |
Pneumocócica 10 Valente |
Meningocócica C |
Febre amarela |
SCR (Sarampo / Caxumba / Rubéola) |
Varicela |
VOP (vacina oral Poliomielite) |
DTP |
Hepatite A |
Influenza |
Vacinas que crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber:
HPV |
Antitetânica |
Meningocócica ACWY |
Influenza |
Confira abaixo os endereços das sete UBSs onde será realizado o Dia D de vacinação:
– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299
– UBS Amanda II: avenida Brasil, 800
– UBS Campos Verdes: rua da Confibra, 155
– UBS Dom Bruno Gamberini: avenida São Francisco de Assis, 46
– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146
– UBS Parque do Horto: avenida José Augusto dos Anjos, 95
– UBS Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 12 horas
Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia promove ‘Integra Saberes’ on-line
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia admite ‘falta de sensibilidade’ com cenário econômico e suspende cobrança da taxa de lixo
-
NotíciasAtualizado há 24 horas
UBS Guanabara: espaço para atividades coletivas recebe os últimos ajustes
-
NotíciasAtualizado há 12 horas
Hortolândia: Anunciada entrada em consórcio de saúde
-
CidadeAtualizado há 2 horas
PAT de Hortolândia oferece 32 vagas de emprego
-
CidadeAtualizado há 1 hora
Hortolândia mantém combate ao Aedes aegypti em diferentes regiões
-
CidadeAtualizado há 1 hora
Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)