Cidade
Começa 11a edição do Hortolendo


Política pública de incentivo à leitura, realizada pela Prefeitura, promoverá atrações culturais gratuitas ao longo do mês em Hortolândia
A 11ª edição do Hortolendo, política pública municipal de incentivo à leitura, realizada anualmente pela Prefeitura de Hortolândia, foi aberta oficialmente, na manhã deste domingo (07/11), em evento remoto, transmitido pelo Youtube, que contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. Neste ano, a tradicional festa literária se estende ao longo de novembro, propondo aos participantes diversas atividades pedagógico-literárias e formativas gratuitas, com foco nos “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”. A gravação do evento de abertura está disponível neste link: https://www.youtube.com/channel/UC-F2MM9SM5TOTOZW-ViOuqw .
LEIA TAMBÉM- Campeonatos Infantil e Mirim começam no dia 20
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Em razão da pandemia do Coronavírus, o Hortolendo 2021 tem formato híbrido, mesclando atividades presenciais nas 59 escolas da rede municipal com formações remotas, uma delas com o jornalista e escritor Inácio de Loyola Brandão e outra com a Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A ação beneficia diretamente cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de ensino.
Durante a abertura, professores de música da rede municipal apresentaram as canções “O caderno”, de Toquinho, e “Brincar de Ler”, do grupo Palavra Cantada. Houve também leitura de histórias, poemas, trocadilhos, pequenos contos e frases do livro preferido, feita por professores e alunos; assim como contação da história “Era uma vez a casa que o Pedro fez” com os professores Hugo Maciel e Solange Cachimiro. Teve até receita de arroz doce e brigadeiro, feita por estudantes, com o apoio da equipe do Departamento de Segurança Alimentar.
As atividades nas escolas, iniciadas nesta segunda-feira (08/11), vão até o dia 17, incluindo apresentações culturais, contações de histórias, conversas com escritores, distribuição de livros por segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Entre as ações remotas, a programação inclui a realização de dois webinários, sempre às 19h, nos dias 11 (Inácio de Loyola) e 18 (Profª Drª Tatiane Cosentino Rodrigues) deste mês.
Para o prefeito Zezé Gomes, a Administração Municipal tem um papel fundamental na promoção da leitura e de outras manifestações culturais, estimulando o afeto de crianças, jovens e adultos por aprender, sonhar e criar novas e melhores realidades. “O Hortolendo é uma festa de incentivo à leitura, ferramenta tão importante e necessária, capaz de transformar as pessoas e o mundo. O tema escolhido para esse ano é ‘Território de saberes: leitura e seus afetos’, que é tão necessária e atual. O afeto é imprescindível para a criação de laços com o aprendizado e com o vôo da imaginação no universo da leitura. Nesta 11 ª edição, será feita a tradicional distribuição gratuita de livros para todos os alunos da rede. Os livros foram escolhidos pelos nossos profissionais, de acordo com a faixa etária e modalidade escolar. Um material rico e selecionado para que cada aluno continue crescendo e desenvolvendo sua imaginação, amor e cuidado pelos livros. Quero agradecer ao trabalho de todos os profissionais que se dedicaram para essa realização e também a presença e participação de toda a comunidade escolar e do público geral, que sempre nos acompanham nesse evento”, afirmou Zezé.
Fernando Moraes ressaltou o papel decisivo dos profissionais da rede municipal, que abraçam a festa literária e tornam o evento possível há mais de uma década, mesmo em tempos de pandemia. “O Hortolendo é um dos projetos que estão dentro da proposta do currículo próprio. Cada escola tem seu projeto de incentivo à leitura que resulta nesse grande evento. Nesse ano, trouxemos mais desse humano em nós. Não só enquanto profissionais, pessoas, mas também na nossa comunidade escolar, os nossos alunos: ‘A Leitura e seus afetos’. Espinoza, grande filósofo, dizia que tudo o que nos afeta, seja bom ou ruim, tem uma transformação. Por que não inocular bons afetos? A leitura traz essa capacidade da gente se revistar, experenciar o mundo, as coisas, o próximo e o distante. Então, para esse ano ‘Leitura e seus afetos’. Vamos juntos fazer um evento bonito! Eu tenho certeza que vamos fazer um evento cujo diferencial somos nós que estamos aqui vivos e sobrevivendo a tudo, desde o início da pandemia, mas mostrando que dá sim pra fazer educação”, ponderou Moraes.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Campeonatos Infantil e Mirim começam no dia 20


Oito equipes disputam competição, que neste ano permitirá inscrição de meninas
Após a realização do congresso técnico, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Esporte, definiu os grupos (ver abaixo) e a fórmula de disputa do campeonato de futebol das categorias Infantil (nascidos em 2007 e 2008) e Mirim (nascidos em 2009 e 2010). A competição começa no sábado (20/08) com previsão de encerramento no dia 24 de setembro. Pela categoria Mirim, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos cada, enquanto no Infantil os jogos durarão dois tempos de 30 minutos. De acordo com a Secretaria de Esporte, neste ano, o diferencial será a permissão para a inscrição de meninas nos times que disputarão o campeonato.
LEIA TAMBÉM- Campeonatos Infantil e Mirim começam no dia 20
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
A competição será disputada por oito times que serão divididos em dois grupos com quatro equipes em cada um. Os times jogarão entre si, dentro do próprio grupo. Ao final da primeira fase, o líder de cada grupo já está classificado automaticamente para as semifinais. Já as equipes que terminarem em segundo e terceiro na classificação, respectivamente, disputam as outras duas vagas para a semifinal. “Na próxima semana mais uma etapa do futebol de Hortolândia será iniciada com a disputa das categorias Infantil e Mirim. Estes jovens que sonham em ser jogador de futebol estarão mostrando o talento nos campos e, acima de tudo, se divertindo. O esporte é um importante meio de construir amizades e promover a inclusão social”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.
Confira os grupos das categorias Infantil e Mirim
GRUPO A: Bola de Ouro, Ases de Ouro, Projeto Revolução Esmeralda e Raça Sport
GRUPO B: Audax, Projeto Águia, Projeto Hortolândia e Canarinho
Calendário do futebol recheado
O calendário do futebol em Hortolândia está cheio de torneios até o final deste ano. No momento, acontecem as disputas da fase final da primeira e segunda divisões do Campeonato Amador e das categorias Master e Super Master. Em outubro, a previsão é de início das competições nas categorias Veterano (jogadores à partir dos 35 anos de idade) e da terceira divisão do Campeonato Amador. Para fechar o calendário do futebol 2022 em Hortolândia, em novembro, devem acontecer as disputas das categorias Juniores (19 e 20 anos) e Juvenil (16 e 18 anos).
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Prefeitura instala guarda-corpo e intensifica concretagem de calçada na Ponte do Morete


Local recebe grande fluxo de pessoas e veículos e faz a ligação de duas regiões de Hortolândia
A revitalização realizada por equipes da Prefeitura de Hortolândia na ponte localizada na avenida João Coelho, na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Ponte do Morete continua intensificada. Diversas ações de melhorias acontecem no local desde o início do mês. Agora, paralelo a concretagem da calçada, a Administração Municipal instala guarda-corpo, proteção de ferro com o objetivo de evitar quedas. A Ponte do Morete é uma importante ligação da região do Fátima até o Jardim Sumarezinho e outros bairros do lado oposto da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101).
LEIA TAMBÉM- Campeonatos Infantil e Mirim começam no dia 20
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além da concretagem da calçada e da instalação do guardo-corpo, outras ações na estrutura da ponte, que vão desde a instalação de novos gradis de proteção, maiores, para facilitar a travessia de pedestres até o reforço da pintura, nivelamento do asfalto, poda do mato e do galho das árvores em uma área verde sob a ponte e a Operação Tapa-Buraco já aconteceram. “A ponte recebe um grande fluxo de veículos e pedestres para acessar diferentes locais da cidade. Por isso, a realização destes serviços é importante, em diversos aspectos, para a população. Todos estes trabalhos tem o objetivo de evitar acidentes e danos à veículos. Os trabalhos continuam nos próximos dias”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Pontos MIS realiza oficina on-line sobre o cineasta Eduardo Coutinho


Atividade será nos dias 23, 24 e 25 deste mês, das 19h às 21h
Na história do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho (foto) é um considerado um dos principais documentaristas. Para a crítica, sua obra prima é “Cabra marcado para morrer”, de 1984. O cineasta é o tema da oficina on-line “Eduardo Coutinho: o documentarista do povo”, realizada pelo Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia. A oficina está com inscrições abertas por meio deste LINK. A atividade acontecerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, das 19h às 21h.
LEIA TAMBÉM- Campeonatos Infantil e Mirim começam no dia 20
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
A oficina abordará a vida, a obra e a carreira do cineasta. Coutinho buscou mostrar pessoas simples, enfatizando suas histórias, característica que o tornou referência em documentário. Por isso, a oficina também destacará o método e o processo criativo do cineasta, bem como aspectos importantes de sua filmografia. A atividade será ministrada pela professora Nathalie Hornhardt. A profissional tem extensa atuação nas áreas de rádio, televisão e internet, além de também ser atriz e roteirista. É integrante do grupo de pesquisa “Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo”. É autora do livro “Quando o Santo é forte: uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho”.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 20 horas
Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo
-
DestaqueAtualizado há 2 dias
Bravo Serviços Logísticos seleciona funcionários para trabalho
-
CidadeAtualizado há 2 dias
Prefeitura de Hortolândia encaminha guia de cobrança do serviço de manejo dos resíduos sólidos
-
CidadeAtualizado há 1 dia
Ponte da Esperança, em Hortolândia, muda novamente de cor para apoiar o “Agosto Lilás”
-
CidadeAtualizado há 1 dia
Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia lança Campanha de Arrecadação de Brinquedos
-
NotíciasAtualizado há 2 dias
Hortolândia: Lago da Fé recebe 1ª Festa do Dia dos Pais no próximo sábado (13/08)
-
CidadeAtualizado há 1 dia
Amamentação fortalece os vínculos entre a mãe e o bebê
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022