O ano letivo nas escolas municipais foi retomado, nesta segunda-feira (08/06), após duas semanas de recesso. Com isso, os alunos da rede municipal de ensino, devem retomar os acessos ao Blog Educação, para acompanhar as atividades pedagógicas disponibilizadas pelas escolas para os estudos remotos, neste período em que as aulas presenciais estão temporariamente suspensas para conter a pandemia de Coronavírus. As aulas presenciais ainda não têm data para serem retomadas. A rede municipal de Hortolândia conta com 57 escolas municipais, que atendem cerca de 26 mil alunos.

No Blog Educação, há atividades escolares para alunos desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental/Educação Integral até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com o material, que pode ser conferido online no site oficial da Administração (www.hortolandia.sp.gov.br) e, também, baixado para estudos offline, os alunos mantém a rotina de estudos em dia. Já as famílias das crianças menores recebem instruções de atividades lúdicas que ajudam no desenvolvimento em diferentes aspectos.

LEIA TAMBÉM

Os estudantes que não tiverem computador ou acesso à internet também são atendidos neste período, com material didático impresso. O conteúdo pode ser retirado nas escolas. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, logo no início da suspensão das aulas, em março, as escolas já providenciaram estes materiais.

O Blog Educação foi elaborado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia com objetivo de oferecer uma possibilidade de estudo por meio dos recursos digitais de aprendizagem. De acordo com a diretora do Departamento, Fabiana Rodrigues, o acompanhamento pedagógico desta ferramenta conta com apoio dos departamentos de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Educação Integral e da EJA, para orientações aos gestores escolares na tarefa de atualizar e abastecer os conteúdos. “O ambiente possibilita aos professores o compartilhamento de conteúdos com os estudantes neste período de isolamento social, servindo  de apoio e estímulo para os alunos em seus estudos de casa”, destacou Fabiana.

Dentro do blog principal, clicando nos links “Educação Infantil”, “Ensino Fundamental e Educação Integral” ou “EJA”, é possível encontrar as atividades por escolas. Conforme esclarece a Secretaria e Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola é responsável pelo seu conteúdo, com identificação do ano, disciplina, nível ou área de conhecimento, facilitando o acesso e busca pelas atividades. No blog também estão disponíveis atividades pedagógicas relacionadas à Educação Física, Inglês, além de Arte e Música.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, as atividades do blog serão conferidas pelos professores, na escola, após o retorno das aulas. “Estamos nos adaptando para atender à comunidade escolar e acompanhar os alunos de uma forma diferenciada. As atividades permitem que as famílias auxiliem os alunos, para que eles possam estabelecer uma rotina ainda mais eficiente, em suas casas, garantindo o vínculo, a aprendizagem continuada, com muita leitura e atividades que relembram o conteúdo já visto. Mas, assim que as escolas reabrirem, as atividades serão conferidas, corrigidas e continuadas”, destacou Sandra.

Calendário escolar

A Prefeitura de Hortolândia publicou, no dia 15 de maio, uma resolução com o calendário escolar vigente. De acordo com a resolução, as atividades escolares presenciais e não presenciais serão computadas para garantia da carga horária mínima. Isso significa que as atividades postadas pelas escolas no Blog Educação e os materiais impressos entregues às famílias pelas escolas serão considerados como parte das horas obrigatórias.

Motivada pelo período de isolamento social para conter a pandemia de Coronavírus, a decisão visa garantir a carga horária mínima para todos os níveis de educação: Infantil, Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O ano letivo, que começou no dia 6 de fevereiro na rede municipal, termina no dia 21 de dezembro. De 22 a 31 de dezembro, mais um período de recesso será aplicado.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Covid-19: Hortolândia confirma mais uma morte e total sobe para 137 óbitos

A Prefeitura de Hortolândia divulgou na tarde desta quinta-feira (24) mais uma morte por C…