Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Secretaria de Saúde alerta população que teve contato com água de alagamento a ficar atenta aos sintomas de doenças como Leptospirose

Em razão das recentes chuvas que causaram alagamentos em diversos pontos da cidade, a Prefeitura de Hortolândia intensifica o trabalho de orientação junto aos moradores que foram afetados. A Secretaria de Saúde produz material informativo, para ser distribuído a esta população, que traz orientações e cuidados sobre doenças que podem surgir em decorrência do contato com água de áreas alagadas.

O material também alerta os moradores a tomarem cuidado com o contato com a lama, cujos resíduos podem deixar microorganismos em pisos, paredes, móveis e outros objetos. Atenção também deve ser dada às crianças para evitar que elas fiquem doentes ao brincarem ou nadarem em água contaminada.

O material produzido pela Prefeitura ainda informa que não existe vacina para prevenção contra doenças que podem aparecer após o contato com águas de chuva. Dentre essas doenças está a Leptospirose, cuja cura é feita por meio de tratamento médico.

A Secretaria de Saúde ainda informa que seus servidores estão aptos e preparados para atuar na identificação desta e de outras doenças e fazer os encaminhamentos e procedimentos necessários. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento não foi registrado nenhum caso de problema de saúde relacionado ao contato com água de áreas alagadas.

Se o morador teve contato com águas contaminadas ou lama e passados 20 dias apresente sintomas como febre, diarréia, náusea, vômito, dor de cabeça, nos músculos ou no corpo, icterícia (olhos amarelados, fezes muito claras e urina escura), cansaço, entre outros, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de onde mora.

Quem teve a casa atingida pelas águas da chuva, deve limpá-la e desinfetar os ambientes da casa e objetos como utensílios e móveis. Caso ainda tenha restado lama, o morador deve removê-la com água limpa, sabão e escova. Outro cuidado importante é descartar alimentos e remédios, mesmo que embalados, que tenham sido atingidos pela água.

Receba as “Notícias De Hortolândia’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Hortolândia, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98190-8674 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Hortolândia, que administra o grupo.

Leia também

Prêmio Jacuba é novidade na 2ª edição do Sabores de Hortolândia

Objetivo do desafio é resgatar a cultura gastronômica de Hortolândia A 2ª edição do Roteir…