Connect with us

Cidade

1º volume da consagrada série “Diario de Um Banana” é o titulo mais lido pelos usuários da Biblioteca Municipal

Artigo

em

Quem gosta de livros está feliz com a retomada do atendimento presencial da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Desde que a unidade cultural reabriu as portas para o público, na última segunda-feira (26/07), a procura pelo acervo tem sido grande. Prova disso é que em uma semana de funcionamento a biblioteca registrou 150 empréstimos de obras. O livro que ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados pelos usuários é o volume de estreia da consagrada série infantojuvenil “Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley”, do autor americano Jeff Kinney. 

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, ressalta que o ranking, referente ao mês passado, registrou menor quantidade de livros em função da biblioteca ter retomado o atendimento há uma semana. Apesar disso, Silva salienta que o número de empréstimos registrado nessa primeira semana é expressivo. A biblioteca permaneceu fechado durante um ano e cinco meses em razão da pandemia do Coronavírus.    

LEIA TAMBÉM

As obras infantojuvenis predominam no ranking. A 2ª colocação também ficou com outro volume da série “Diário de Um Banana”, intitulado “Caindo Na Estrada”. O mangá (histórias em quadrinhos japonesas) também marca presença no ranking com duas séries muito procuradas pelos leitores da biblioteca, “Otomen Um Doce de Garoto” e “Made in Heaven Juri”. Um dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos brasileiros, Chico Bento, criado pelo cartunista Mauricio de Sousa, também aparece no ranking com uma obra que mostra o personagem numa versão mais crescida em termos de idade.

Best-sellers que foram adaptados para o cinema também estão entre as obras mais procuradas pelos usuários, com destaque para o livro “Como Eu Era Antes de Você”, da autora britânica Jojo Moyes. Uma boa surpresa do ranking é a presença de “O Sol É Para Todos”, da romancista americana Harper Lee, obra publicada nos anos 1960 e que se tornou um clássico da literatura mundial. 

CADASTRO

Para quem se interessou em pegar livros emprestados da Biblioteca Municipal, é necessário fazer a Carteirinha do Leitor. Para isso, a pessoa tem que ser residente da cidade e apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já menores de idade devem levar cópias desses mesmos documentos e autorização assinada pelos pais ou responsável. É necessário ainda que o pai, a mãe ou responsável leve cópia da sua Carteira de Identidade. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Atualmente, a biblioteca tem 5.368 usuários cadastrados.

O usuário cadastrado na categoria comum pode pegar até três livros emprestados. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.

O serviço de empréstimo de livros será liberado somente para os usuários que não tenham nenhuma pendência em seu cadastro. O coordenador destaca que começou no dia 18 de janeiro deste ano uma campanha de devolução dos livros emprestados antes da pandemia. Alguns leitores ainda não devolveram os livros, totalizando cerca de 400 títulos que podem estar extraviados. Os livros devolvidos passam por higienização e ficam de quarentena por um período de sete dias, separados dos demais exemplares do acervo.   

Ao retomar o atendimento presencial, a biblioteca passou a oferece cerca de 160 obras novas para empréstimo. Atualmente, a biblioteca tem cerca de 16.000 títulos. O acervo pode ser consultado pela internet por meio deste LINK

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serviços como empréstimos, renovações presenciais e cadastro de usuários são feitos até às 16h50. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em julho deste ano da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”:

1. “Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney  

2. “Diário de Um Banana – Caindo Na Estrada” – Jeff Kinney

3. “Otomen Um Doce de Garoto – 02” – Aya Kanno

4. “Rangers Ordem dos Arqueiros – Feiticeiro do Norte Livro 5” – John Flanagan

5. “Contos da Seleção – O príncipe e O Guarda” – Kiera Cass

6. “Otomen Um Doce de Garoto – 05” – Aya Kanno

7. “O Sol É Para Todos” – Harper Lee 

8. “Como Eu Era Antes de Você” – Jojo Moyes

9. “Made in Heaven Juri – Volume 2” – Ami Sakurai

10. “Dragões de Étera– Caçadores de Bruxas” – Raphael Draccon

11. “Dezesseis Luas” – Margareth Stohl” 

12. “Como Passar Em Provas e Concursos” – William Douglas  

13. “Testemunha Mortal” J.D. Robb

14. “O Ladrão de Arte” – Noah Charney 

15. “Se Eu Ficar” – Gayle Forman

16. “Lara A Fadinha Laranja” – Daisy Meadows

17. “Eu Estive Aqui” – Gayle Forman

18. “Chico Bento Moço – Criaturas da Floresta” – Mauricio de Sousa 

19. “Querido Diário Otário – Nunca Faça Nada, Nunca” – Jim Benton 

20. “Espelho Meu” – Edgar J. Hyde

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Campeonatos Infantil e Mirim começam no dia 20

Artigo

em

Por

Oito equipes disputam competição, que neste ano permitirá inscrição de meninas

Após a realização do congresso técnico, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Esporte, definiu os grupos (ver abaixo) e a fórmula de disputa do campeonato de futebol das categorias Infantil (nascidos em 2007 e 2008) e Mirim (nascidos em 2009 e 2010). A competição começa no sábado (20/08) com previsão de encerramento no dia 24 de setembro. Pela categoria Mirim, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos cada, enquanto no Infantil os jogos durarão dois tempos de 30 minutos. De acordo com a Secretaria de Esporte, neste ano, o diferencial será a permissão para a inscrição de meninas nos times que disputarão o campeonato.

LEIA TAMBÉM

A competição será disputada por oito times que serão divididos em dois grupos com quatro equipes em cada um. Os times jogarão entre si, dentro do próprio grupo. Ao final da primeira fase, o líder de cada grupo já está classificado automaticamente para as semifinais. Já as equipes que terminarem em segundo e terceiro na classificação, respectivamente, disputam as outras duas vagas para a semifinal. “Na próxima semana mais uma etapa do futebol de Hortolândia será iniciada com a disputa das categorias Infantil e Mirim. Estes jovens que sonham em ser jogador de futebol estarão mostrando o talento nos campos e, acima de tudo, se divertindo. O esporte é um importante meio de construir amizades e promover a inclusão social”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Confira os grupos das categorias Infantil e Mirim

GRUPO A: Bola de Ouro, Ases de Ouro, Projeto Revolução Esmeralda e Raça Sport

GRUPO B: Audax, Projeto Águia, Projeto Hortolândia e Canarinho

Calendário do futebol recheado

O calendário do futebol em Hortolândia está cheio de torneios até o final deste ano. No momento, acontecem as disputas da fase final da primeira e segunda divisões  do Campeonato Amador e das categorias Master e Super Master.  Em outubro, a previsão é de início das competições nas categorias Veterano (jogadores à partir dos 35 anos de idade) e da terceira divisão do Campeonato Amador. Para fechar o calendário do futebol 2022 em Hortolândia, em novembro, devem acontecer as disputas das categorias Juniores (19 e 20 anos) e Juvenil (16 e 18 anos).

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Prefeitura instala guarda-corpo e intensifica concretagem de calçada na Ponte do Morete

Artigo

em

Por

Local recebe grande fluxo de pessoas e veículos e faz a ligação de duas regiões de Hortolândia

A revitalização realizada por equipes da Prefeitura de Hortolândia na ponte localizada na avenida João Coelho, na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Ponte do Morete continua intensificada. Diversas ações de melhorias acontecem no local desde o início do mês. Agora, paralelo a concretagem da calçada, a Administração Municipal instala guarda-corpo, proteção de ferro com o objetivo de evitar quedas. A Ponte do Morete é uma importante ligação da região do Fátima até o Jardim Sumarezinho e outros bairros do lado oposto da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101).

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além da concretagem da calçada e da instalação do guardo-corpo, outras ações na estrutura da ponte, que vão desde a instalação de novos gradis de proteção, maiores, para facilitar a travessia de pedestres até o reforço da pintura, nivelamento do asfalto, poda do mato e do galho das árvores em uma área verde sob a ponte e a Operação Tapa-Buraco já aconteceram. “A ponte recebe um grande fluxo de veículos e pedestres para acessar diferentes locais da cidade. Por isso, a realização destes serviços é importante, em diversos aspectos, para a população. Todos estes trabalhos tem o objetivo de evitar acidentes e danos à veículos. Os trabalhos continuam nos próximos dias”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Pontos MIS realiza oficina on-line sobre o cineasta Eduardo Coutinho

Artigo

em

Por

Atividade será nos dias 23, 24 e 25 deste mês, das 19h às 21h

Na história do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho (foto) é um considerado um dos principais documentaristas. Para a crítica, sua obra prima é “Cabra marcado para morrer”, de 1984. O cineasta é o tema da oficina on-line “Eduardo Coutinho: o documentarista do povo”, realizada pelo Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia. A oficina está com inscrições abertas por meio deste LINK. A atividade acontecerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, das 19h às 21h.

LEIA TAMBÉM

A oficina abordará a vida, a obra e a carreira do cineasta. Coutinho buscou mostrar pessoas simples, enfatizando suas histórias, característica que o tornou referência em documentário. Por isso, a oficina também destacará o método e o processo criativo do cineasta, bem como aspectos importantes de sua filmografia. A atividade será ministrada pela professora Nathalie Hornhardt. A profissional tem extensa atuação nas áreas de rádio, televisão e internet, além de também ser atriz e roteirista. É integrante do grupo de pesquisa “Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo”. É autora do livro “Quando o Santo é forte: uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho”.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 21 horas

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022

O público que teve o privilégio de comparecer no primeiro final de semana da FAICI 2002 para assistir grandes shows...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Bravo Serviços Logísticos seleciona funcionários para trabalho

Atualmente a empresa está presente em todas as regiões do País com 16 operações, mais de 3.000 colaboradores e uma...

DestaqueAtualizado há 2 dias

EMS está com oportunidades de emprego para Auxiliar de Produção

A EMS anuncia a abertura de vagas para Auxiliar de Produção para início imediato Cuidar das pessoas: essa é a missão...

CidadeAtualizado há 2 dias

Prefeitura de Hortolândia disponibiliza 22 vagas de emprego nesta segunda-feira

Que tal começar a semana com a perspectiva de um novo emprego? O PAT (Serviço do Trabalhador), órgão vinculado à...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Hortolândia confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A cidade de Hortolândia confirmou seu primeiro caso de varíola na sexta-feira (6). O paciente é um homem de 36...

DestaqueAtualizado há 4 dias

ProtDesc anuncia investimento de R$ 40 milhões e geração de 350 empregos

Junte-se ao ProtDesc para celebrar este grande marco unindo forças para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Brasil! Em...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Homem é alvejado em frente a sua casa em Hortolândia

Um homem de 27 anos foi alvejado no bairro Vila Real em Hortolândia na noite desta sexta-feira (05). A vítima...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Com investimento de 20 milhões novo hospital vai gerar 350 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou hoje (5) que a cidade terá um novo hospital particular, o Bela Aliança Hortolândia. A...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Médico Pediatra é preso por suspeita de abuso sexual contra adolescente em UBS em Hortolândia

O caso ocorreu dentro da unidade básica de saúde do Jardim Rosolém, em outubro de 2021; defesa do médico diz...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS