O governo federal enviou, nesta terça-feira (04/02/2020), ao Congresso Nacional, o projeto de lei para regulamentar a quarentena e receber os brasileiros que estão em Wuhan, na China, centro da epidemia do coronavírus. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

“Encaminhamento ao Congresso Nacional do texto do projeto de lei que ‘Dispõe sobre as medidas sanitárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus’”, diz a publicação.

LEIA TAMBÉM

Mais cedo, o Planalto havia informado que editaria uma MP, que teria efeito imediato, mas precisaria ser aprovada pelo Congresso no prazo de 120 dias. Agora, o projeto de lei deve ser pautado pelo Congresso com urgência.

Exames
Conforme alertou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, todos que quiserem voltar ao Brasil terão de se submeter a exames antes de entrarem na aeronave. Quem apresentar qualquer sintoma, como febre, coriza, tosse e dificuldade para respirar, não poderá embarcar.

“Quando chegarem aqui, vão aguardar o tempo necessário. Se ninguém apresentar a evolução de um quadro gripal, serão liberados”, pontuou o ministro. O período de incubação do vírus é de 14 dias, mas o governo, por precaução, acrescentou 20% ao intervalo, de modo que a espera será de 18 dias.

A epidemia do novo coronavírus já matou 426 pessoas e infectou mais de 17 mil em mais de 20 países. O Brasil não tem casos confirmados, apenas 14 suspeitas em cinco estados.

Fonte: Metropoles

Leia também

ArcelorMittal Gonvarri divulga oportunidade(s) para Técnico Manutenção Mecânica – v2172259

Descrição Descrição: Principais Responsabilidades:LEIA TAMBÉM ArcelorMittal Gonvarri divul…