Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Evento da Prefeitura, aberto à comunidade e a servidores, será segunda-feira (10/12), às 8h30 na Câmara Municipal de Hortolândia, no Parque Gabriel

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (10/12), das 8h30 às 11h30, o “Simpósio de Direitos Humanos”. Aberto à comunidade, o evento será no plenário da CMH (Câmara Municipal de Hortolândia), localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel. A iniciativa é da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Diretos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Escola de Gestão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

Após a fala das autoridades, haverá palestra com a Prof.a. Dr.a. Néri de Barros Almeida, coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professora do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Em seguida, o diretor de Departamento e presidente do CMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, apresentará o Departamento de Diretos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres e os presentes poderão participar de debate.

Munícipes e visitantes não precisam fazer inscrição, apenas servidores municipais. O gerente da Escola de Gestão, órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, Carlos Maldonado, orienta que servidores interessados em participar do simpósio enviem e-mail até às 17h desta sexta-feira (07/12) para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Dúvidas podem ser esclarecidas pelos ramais: 6953 e 6947.

O simpósio faz parte da agenda dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que integra o evento “Direitos Humanos em Debate”, realizado entre os dias 05/11 e 10/12 pela Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Diretos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres.

16 dias de ativismo

Entre os dias 25 deste mês e 10 de dezembro, ações buscarão sensibilizar a população no sentido de perceber e enfrentar as diversas modalidades de agressão à figura feminina. É a agenda dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. A data, instituída em 1991, é celebrada mundialmente desde 2003, atualmente em mais de 100 países. Confira a programação completa no seguinte link: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/images/banners/programacao_direitoshumanos.pdf

Segundo Tino Sampaio, no Brasil a campanha ganha cinco dias a mais, uma vez que a contagem começa a ser feita no dia 20 de novembro. “Queremos tirar o tema do campo da normalidade. Discutir a situação da violência de maneira ampla. Despertar os homens e sensibilizá-los de que alguns atos habituais podem ser de violência, seja verbal, financeira, de cerceamento de liberdade ou de igualdade de condições. Queremos causar estranhamento para promover a reflexão, uma consciência reflexiva”, comenta Sampaio.

A programação do “Direitos Humanos em Debate” se encerra no dia 10 de dezembro, com um simpósio que marca o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

Leia também

Fatecs divulgam resultado de pedidos de isenção da taxa do vestibular

Interessados podem consultar também quem foi contemplado com redução do valor da inscrição…