Prefeitura constrói dispositivo para quem quiser retornar ao Pq. Ortolândia; retorno sentido Amanda já está finalizado

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta segunda-feira (03/09), a abertura de um novo retorno na avenida Santana. A obra faz parte de uma série de intervenções viárias em realização na avenida, com objetivo de dar mais fluidez ao tráfego local e segurança aos motoristas e pedestres. O retorno em implantação está localizado próximo ao Iatec (Instituto Adventista de Tecnologia), e possibilitará uma opção ao motoristas que desejarem retornar sentido Parque Ortolândia.

Na última semana, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, concluiu um outro retorno, implantado na praça do Parque Ortolândia, após o cruzamento da avenida Santana com a rua Pastor Hugo Gegembauer. Este dispositivo garante o retorno sentido Jd. Amanda.

Outro trecho finalizado na última semana foi o asfalto na terceira pista, construída em frente ao condomínio Golden Park. A via será usada como faixa de desaceleração para veículos que forem acessar o condomínio. Isso porque estes motoristas precisam diminuir a velocidade ainda na avenida, o que pode ocasionar acidentes na atual configuração viária, com apenas duas faixas de rolagem rápida.

Atualmente, para quem vem do Centro em direção ao Parque Ortolândia, é permitido fazer conversão à esquerda no semáforo existente na avenida Santana, o que será proibido após a conclusão das obras. Quando a obra completa estiver pronta, quem segue do centro da cidade em direção aos bairros daquela região (como Jardim Novo Cambuí, Loteamento Adventista Campineiro e Jardim São Sebastião, por exemplo) fará o contorno no quarteirão das ruas Roma, Turim e Estrada Municipal Pedrina Guilherme, no Jardim Firenze, para então seguir pela rua Pastor Hugo Gegembauer, no Parque Ortolândia.

Já para quem segue do Jardim Amanda ao Centro, mas precisa retornar, será possível acessar o viário asfaltado, nesta semana, na praça do bairro. Quem vem da rua Pastor Hugo Gegembauer em direção ao Centro, região da Taquara Branca ou Jardim Amanda, encontrará um semáforo mais rápido, o que possibilita melhor fluidez ao tráfego de veículos.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o serviço na avenida Santana está orçado em R$ 924.409,27, sendo parte do montante proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Ana Perugini, no valor de R$ 585.434,03, e o restante contrapartida do município. A mudança no modelo viário da avenida está em discussão desde o início de 2017, quando a comissão de moradores do condomínio se reuniu com o prefeito Angelo Perugini para solicitar alterações num projeto anterior, já existente para o local, com o intuito de tornar o acesso ao condomínio mais seguro. 

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

BOSCH abre vaga(s) para Engenheiro Elétrico PL (Segurança do Trabalho) para Campinas e região

ATIVIDADES • Suporte Técnico na gestão de eficiência energética, auditorias corporativas d…