Evento marca também lançamento da exposição sobre tropeirismo no Centro de Memória, na Vila São Francisco

O tropeirismo influenciou a formação de Hortolândia. Para resgatar essa importante herança histórico-cultural, a Prefeitura realizará, no dia 16 de setembro, o 1º Encontro de Tropeiros de Hortolândia. O evento será no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. 

A programação, com início às 8h, terá o tradicional Café Com Viola. Além disso, haverá apresentações musicais com as duplas Celino & Celito, Camilla & Ludmilla e da cantora Carol Silva. Outra atração será a apresentação dos Pioneiros e Rainhas do Catira. A estrutura contará ainda com praça de alimentação.

Outro destaque da programação é o lançamento da exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”, também no próprio Centro de Memória. Serão expostos fotos antigas, materiais e objetos relacionados ao tropeirismo. O título da exposição faz referência a um trecho do primeiro verso do Hino de Hortolândia.  

Na exposição, a população também conhecerá algumas curiosidades relacionadas ao tema que influenciaram na formação histórica do município. Uma delas é que Hortolândia foi ponto de parada para tropeiros. De acordo com a pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, no século 19, quando Hortolândia se chamava Jacuba, a cidade serviu de ponto de parada para tropeiros.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

BOSCH abre vaga(s) para Engenheiro Elétrico PL (Segurança do Trabalho) para Campinas e região

ATIVIDADES • Suporte Técnico na gestão de eficiência energética, auditorias corporativas d…