Em 2017, Prefeitura vacinou 15.279 cães e gatos. Em 2018, já são quase 17 mil animais protegidos; campanha vai até final de setembro

A Prefeitura de Hortolândia comemora a boa adesão de tutores de cães e gatos na Campanha de Vacinação Antirrábica 2018. Dados da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), apontam a vacinação de 16.911 animais domésticos, desde o início da ação de bloqueio, em julho. O número ultrapassa os 15.270 animais imunizados no ano passado. No próximo final de semana, mais postos de vacinação funcionarão na região do Jardim Amanda, Taquara Branca e Jd. São Bento, com estimativa de vacinar, pelo menos, quatro mil animais.

De acordo com o gerente da UVZ, Hibraim Almeida, a vacinação com postos fixos encerra no próximo final de semana. Porém, os animais ainda não vacinados podem ser levados à UVZ, até o final do mês de setembro. O endereço é rua Atanázio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Almeida atribui a procura pela vacina ao caso positivo de Raiva registrado em Hortolândia. A Secretaria de Saúde de Hortolândia recebeu do Instituto Pasteur, no dia 05 de julho, a confirmação de Raiva canina. O cão, sem raça definida, com dois anos de idade, nunca havia sido vacinado contra a doença. Após apresentar alteração no comportamento, como apatia (tristeza), andar cambaleante e emagrecimento, o animal foi atendido por veterinário de estabelecimento particular. O caso apresentou rápida evolução para paralisia dos quatro membros, com a manifestação de outros sintomas neurológicos. No dia 02 de julho, os donos optaram por sacrificar o cão.

Com o resultado positivo em mãos, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizou uma série de ações de investigação do caso e iniciou a aplicação de vacina e soro antirrábico em todas as pessoas que tiveram contato de risco para transmissão da Raiva. Além disso, a Prefeitura providenciou a capacitação dos agentes que estão atuando na vacinação de cães e gatos e deu início à ação do bloqueio, com visita casa a casa na área específica. Neste final de semana acontece a última ação regional: assim, a Prefeitura terá atendido todos os bairros com pontos fixos, e alguns bairros com vacinação casa a casa.

“Com a vacinação no próximo sábado e domingo (01 e 02/09) e o atendimento na UVZ até o final de setembro, vamos aumentar ainda mais o número de animais protegidos e ultrapassar, inclusive, a meta estipulada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que é vacinar 21 mil animais”, afirma o gerente.

Confira os locais de vacinação, neste sábado e domingo (01 e 02/09):

Good Bom do Amanda

Rua Fernando Sabino, 375, Jd. Amanda

EE Jardim Amanda II (EE Conceição Aparecida Tereza Gomes Cardinales)

Rua Visconde do Rio Branco, 100, Jd. Amanda II

EMEF Profª Maria Célia Cabral do Amaral

Rua Augusto dos Anjos, 1275, Jd. Amanda I

EMEF Renato Costa Lima

Rua Sants Dumont, 45, Jd. Amanda

Centro Cultural Arlindo Zadi

R Graciliano Ramos, 298, Jd. Amanda

Centro de Convivencia Social

Rua Lima Barreto, 294, Jd. Amanda II

EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

Rua Moacir de Souza (ant 2) – Jd. Novo Horizonte

USF São Bento

Rua Tom Jobim, 440, Jd. São Pedro

Regional Jd. Amanda

Rua Antonio Francisco Lisboa, Jd. Amanda I

PSF Jardim Amanda

R. Almada Negreiros, 1299, Jd. Amanda

UVZ/DPBEA

Rua Atanázio Gigo, 60, Chácaras Recreio 2000

Casa a casa

Chác. Grota Azul; Havaí; Terra Preta; Boa Vista; Vila Ipê; Jd Firenze

Casa a casa

Novo Horizonte; Jd. Firenze; Hortas Taquara; Chácaras Acaray

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

BOSCH abre vaga(s) para Engenheiro Elétrico PL (Segurança do Trabalho) para Campinas e região

ATIVIDADES • Suporte Técnico na gestão de eficiência energética, auditorias corporativas d…