Ação conjunta começará na primeira semana de dezembro e vai aumentar o patrulhamento preventivo em ruas do comércio e nas áreas de lazer durante as compras de final de ano 

A Guarda Municipal e a Polícia Militar preparam uma operação especial de segurança em áreas comerciais da cidade e parques para inibir a prática de assaltos e furtos durante as compras de final de ano. A ação, que começará na primeira semana de dezembro, faz parte da Operação Natal, anunciada nesta terça-feira (06/11), na 9ª Reunião do Gabinete de Gestão Integrada – Municipal de Segurança (GGI-M), na sede da corporação. O encontro, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, contou com a participação de representantes do governo municipal, da Guarda Municipal, das policiais Militares e Civil, além do Judiciário. 

Durante a abertura da reunião, a Administração apresentou para as autoridades do município o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), cujo projeto busca criar condições urbanas, ambientais, sociais e humanas para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade por 30 anos. O programa prevê investimentos também na área de segurança, por meio da implantação de câmeras de videomonitoramento e do Programa Guarda Comunitária.

A Operação Natal, ação integrada entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, tem como objetivo aumentar o patrulhamento preventivo em ruas do comércio e nas áreas de lazer do município para garantir mais segurança à população e aos comerciantes, durante as compras de final de ano. A atuação das duas corporações será reforçada nos horários de maior circulação no comércio, das 14h às 22h, a partir da primeira semana de dezembro. A GM prepara um esquema especial para atender ocorrências nas áreas comerciais e nos parques. A Polícia Militar dará suporte nas ações com agentes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas). 

 AÇÕES INTEGRADAS

As forças de segurança se reúnem no GGI-M, semestralmente, para traçar estratégias para combater o índice de criminalidade do município. Nesta terça-feira (06/11), os assuntos debatidos foram a Operação Natal, Avaliação de Índice de Criminalidade, operações conjuntas da Guarda Municipal, policias Militar e Civil, além de programas e projetos de prevenção à violência no município.

 “Com as ações integradas, nós buscamos inibir o crime em cada ponto da cidade para garantir mais segurança e qualidade de vida à população. Com a proximidade do Natal, decidimos nos reunir com a Polícia Militar e outros órgãos para planejar ações conjuntas de segurança”, destacou o de Segurança, Luís Leite de Camargo

O comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Rodrigo de França Pulzi, orienta a população a tomar alguns cuidados no período de Natal. “Nesta época do ano, os bandidos costumam agir com mais frequência por conta da grande circulação de dinheiro nos comércios. Para evitar qualquer tipo de descontentamento, as pessoas devem deixar a bolsa sempre dentro do seu campo de visão, não contar dinheiro em lugares públicos e não ficar ostentando celulares e objetos de valores nas ruas. Caso ocorra algum incidente, a Guarda Municipal, em operação conjunta com a Polícia Militar, estará com os telefones abertos para a população, por meio do 153 e 190, para atender as ocorrências”, observou o comandante. 

Carregar mais em Cidade

Leia também

Bombeiros ajudam Caminhão que ficou enroscado em árvore na …

Um caminhão ficou enroscado em uma árvore da rua Prof. João Duarte Paes na tarde desta sex…