Connect with us

Cidade

Pais e responsáveis precisam apresentar às escolas comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 em crianças até 11 anos em Hortolândia

Artigo

em

VacinaA partir de abril deste ano, pais e responsáveis por crianças entre seis e 11 anos de idade, já vacinadas com duas doses contra o Coronavírus, precisam apresentar às escolas da rede municipal o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19 ou atestado médico que evidencie a contraindicação à vacina.
Quem perdeu a carteirinha onde foram anotadas estas informações pode solicitar atestado de vacinação na UBS (Unidade Básica de Saúde) onde houve a imunização ou buscar o comprovante no site do ConectSus, do Governo Federal (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home-default), ou do Poupatempo, do Governo de São Paulo (https://www.poupatempo.sp.gov.br/).

A falta de apresentação do comprovante de vacinação não impedirá o aluno de frequentar a escola ou realizar matrícula ou rematrícula. No entanto, familiares ou responsáveis precisam informar à escola sobre isso, dentro de prazo máximo de 60 dias, sob a pena de comunicação ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para as providências cabíveis. A medida está prevista na Portaria SMECT (Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 03/2022, publicada na edição 1441 do Diário Oficial Eletrônico do Município, no dia 11 de fevereiro, que pode ser consultada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1441.

Para facilitar o acesso das crianças até 11 anos à vacina, a Prefeitura de Hortolândia realiza até este sábado (19/03), o mutirão da vacinação com a CoronaVac nas escolas municipais. É a ação “Turminha Sabida”, que reúne profissionais da Saúde e da Educação. O objetivo é beneficiar tanto as crianças com retorno marcado para tomar a dose dois nesta semana, quanto as que faltaram no dia agendado em UBS (Unidade Básica de Saúde) ou em escolas municipais. Não é necessário agendar previamente, nem trazer pai ou mãe no dia da vacina, somente um responsável pela criança.

LEIA TAMBÉM

A preocupação com os que ainda não completaram o esquema vacinal se dá porque, até esta terça-feira (15/03), ainda eram contabilizados 865 faltosos para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 nas escolas. Somadas estas faltas às verificadas nas unidades de saúde, o número sobe para mais de duas mil crianças em atraso. Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, 76,42% das crianças entre cinco e 11 anos haviam tomado a primeira dose da vacina contra o Coronavírus.

“Estas crianças que só receberam a primeira dose da Coronavac ficam mais vulneráveis. Os níveis de proteção não serão mantidos, pois falta a dose de reforço. Correm o risco de afastamento da escola, se tiver algum caso de contaminação pelo vírus em sala de aula. Esta criança faltosa poderá se vacinar onde a vacina for disponibilizada naquele dia, inclusive nos dois sábados de mutirão nas escolas”, esclarece a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

Nesta quinta-feira (17/03), a imunização será nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, localizada na Av. João Coelho, 10, no Jardim Nossa Senhora. de Fatima; e na Dona Ana José Bodini Januário, que fica na Av. Santana, 999, no Jardim Amanda.

“A rede Municipal de Educação de Hortolândia vem empenhando os esforços necessários para o sucesso da campanha de vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra o Coronavírus, numa ação conjunta com a Secretaria de Saúde. Realizamos a aplicação da primeira dose e atingimos resultados muito positivos, e assim, proporcionando mais agilidade na campanha de vacinação, em um ambiente conhecido e acolhedor para as crianças. Agora, a nossa expectativa é de que os pais ou responsáveis retornem com as crianças para a aplicação da segunda dose”, afirma o secretário-adjunto de Educação, Ciência Tecnologia, Renato Muccillo.

Vacinação itinerante

No dia da vacinação da segunda dose, a criança poderá estar acompanhada por adulto que não seja pai, mãe ou responsável, uma vez que o responsável já havia autorizado a vacina na primeira dose. A criança precisa apresentar à equipe CPF, a carteirinha de vacinação da primeira dose e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). É fundamental que seja respeitada a data de aplicação da dose dois da Coronavac, anotada na carteirinha da criança, 28 dias após a primeira dose.

O calendário completo da vacinação nas escolas está publicado abaixo. Cada escola da rede enviará mensagem aos pais e responsáveis, informando horário e local de vacinação.

Crianças neste segmento que ainda não receberam a primeira dose devem procurar as UBSs da cidade. Para saber qual a unidade que atende a cada dia, clique neste link: http://coronavirus.hortolandia.sp.gov.br/index.php/vacinacao-contra-o-coronavirus/.

Confira as unidades da rede municipal onde haverá “vacinação nas escolas”:

quinta-feira, 17/03 – 

Emef Armelinda Espúrio da Silva

Emef Dona Ana José Bodini Januário

sexta-feira, 18/03 – 

Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

Emef José Roque de Moura- Jd. Boa Esperança

sábado, 19/03 – 

Emef Jd. Amanda-CAIC

Emef Caio Fernando Gomes Pereira

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)

Artigo

em

Por

Vacinação será das 8h às 16h; haverá imunização de Poliomielite, vacinas de rotina, COVID-19 e Influenza

O próximo fim de semana será a oportunidade para todo mundo preparar o braço para proteger a saúde! A Prefeitura de Hortolândia realizará o Dia D de vacinação, no sábado (20/08). A vacinação será, das 8h às 16h, em sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município: Amanda I, Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo, Parque do Horto e Rosolém (confira abaixo os endereços de cada UBS). Haverá vacinação das campanhas de Multivacinação e contra Poliomielite, e também contra COVID-19 e Influenza. 

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades de saúde durante as vacinações. 

É necessário levar a carteira de vacinação CPF (Cadastro de Pessoa Física) e/ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) da criança ou do adolescente. No caso da vacinação contra COVID-19, é necessário levar o comprovante de vacinação da dose anterior. 

Poliomielite

A Secretaria de Saúde salienta que a adesão à campanha de imunização contra a Poliomielite está sendo baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais do público-alvo. Confira a cobertura vacinal no município neste LINK.

Multivacinação

A campanha de multivacinação é para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos de idade, de acordo com o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Confira como está a cobertura vacinal da campanha de Multivacinação neste LINK

A Secretaria de Saúde reforça para que famílias e responsáveis levem crianças e adolescentes para serem imunizados no Dia D contra várias doenças, como Tuberculose, Hepatite, Tétano, Difteria, Meningite, Febre Amarela, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Catapora, dentre outras. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, crianças de 0 a 4 anos devem receber 14 vacinas diferentes. Já crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber 17 vacinas. Confira abaixo nos quadros quais são as vacinas que crianças e adolescentes devem receber:

Vacinas que crianças de 0 a 4 anos devem receber:

BCG

Hepatite B

VIP (vacina inativada Poliomielite)

Pentavalente

Rotavírus

Pneumocócica 10 Valente

Meningocócica C

Febre amarela

SCR (Sarampo / Caxumba / Rubéola)

Varicela

VOP (vacina oral Poliomielite)

DTP

Hepatite A

Influenza

Vacinas que crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber:

HPV

Antitetânica

Meningocócica ACWY

Influenza

Confira abaixo os endereços das sete UBSs onde será realizado o Dia D de vacinação:

– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299

– UBS Amanda II: avenida Brasil, 800

– UBS Campos Verdes: rua da Confibra, 155

– UBS Dom Bruno Gamberini: avenida São Francisco de Assis, 46

– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

– UBS Parque do Horto: avenida José Augusto dos Anjos, 95

– UBS Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Hortolândia mantém combate ao Aedes aegypti em diferentes regiões

Artigo

em

Por

Nesta semana, as equipes da Prefeitura percorrem as regiões do Parque Ortolândia e Parque Peron com ação casa a casa de busca e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti

O Aedes aegypti, infelizmente, não dá trégua. Por esse motivo, a Prefeitura de Hortolândia continua com o combate ao mosquito, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre os bairros Parque Ortolândia e Parque Peron com a ação casa a casa.

LEIA TAMBÉM

Os agentes visitam os imóveis para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça a orientação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas para fazer a ação. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta as pessoas para ficarem atentas contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões será realizada a ação casa a casa, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti

A UVZ reforça para que a população mantenha os cuidados para evitar a reprodução do Aedes aegypti. É importante que os moradores façam sua parte e colaborem para ajudar a manter baixo o nível de infestação do Aedes aegypti. O órgão realizou a ADL (Análise de Densidade Larvária), que mede a quantidade de larvas do mosquito encontradas em imóveis da cidade, no mês passado,. O índice foi 0,9, considerado baixo.

Dentre as principais medidas a serem adotadas pelos moradores estão:

– Fazer regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas das casas. Nesses locais é importante também verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos, que possam acumular água parada. Essa é a condição favorável para a fêmea do mosquito depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos;

– Colocação de telas em ralos e mantê-los limpos;

– Encher os pratinhos que ficam embaixo de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada; 

– Moradores de imóveis com laje exposta sem teto devem verificar se, após chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

A população pode ainda ajudar no combate ao mosquito ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 12 PEVs.

Sintomas

Caso o morador apresente algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra neste ano 2.626 casos notificados de Dengue, dos quais 1.021 positivos e um óbito. Já de Chikungunya são cinco casos notificados, sendo dois positivos (casos importados). Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

PAT de Hortolândia oferece 32 vagas de emprego

Artigo

em

Por

Órgão funciona dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco

Para quem busca trabalho na área comercial, fique atento às vagas de emprego oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão vinculado à Prefeitura de Hortolândia. Estão disponíveis 32 vagas, das quais 20 são para vendedor interno.

LEIA TAMBÉM

O órgão também está com duas vagas para assistente administrativo e duas para auxiliar de crédito, às quais também podem concorrer PCDs (pessoas com deficiência).

O PAT solicita aos interessados para que se candidatem às vagas pelo aplicativo Sine (Sistema Nacional de Emprego) Fácil ou pelo site Emprega Brasil, ambos do governo federal.

O órgão ainda orienta os candidatos para ficarem atentos às datas de disponibilidade de cada vaga. Em caso de vagas com data de disponibilidade no fim de semana, os candidatos podem se candidatar por meio do aplicativo Sine Fácil ou do site Emprega Brasil. O PAT informa que as vagas de emprego ficam disponíveis até a data limite ou até o número máximo de candidatos estabelecido pelo empregador for atingido.

Para quem preferir se candidatar presencialmente, o PAT fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. 

É necessário levar Carteira de Trabalho (digital ou impressa), Carteira de Identidade (RG) e CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço. Os candidatos também podem levar currículo e comprovante de endereço, mas de acordo com o PAT, a apresentação desses documentos não é obrigatória. Para mais informações e orientações, o telefone do órgão é (19) 3965-1400, ramais 8912. Empresas interessadas em divulgar vagas de emprego por meio do PAT, devem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Confira as 32 vagas de emprego disponíveis no PAT de Hortolândia:

Cargo

PCDs
inclusos

Vagas

Escolaridade

Experiência

Salário

Limite de
candidatos

Data
limite

Vendedor interno

Não

20

Não exigida

Não exigida

Não divulgado

60

19/08

Costureira de máquinas industriais

Não

4

Ensino Fundamental incompleto

Sim

R$ 1.600,00

12

30/08

Assistente administrativo

Sim

2

Ensino Superior completo

Não exigida

Não divulgado

6

31/08

Serralheiro

Não

2

Não exigida

Sim

Não divulgado

6

31/08

Auxiliar de crédito

Sim

2

Ensino Médio completo

Não exigida

R$ 1.800,00

6

08/09

Vendedor interno

Não

2

Ensino Médio completo

Preferencialmente

R$ 1.713,00

6

09/09

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 10 horas

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia

Hortolândia (SP) deve ter dia ensolarado hoje (15). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre...

DestaqueAtualizado há 3 dias

ArcelorMittal Gonvarri divulga oportunidades para Estágio em Hortolândia

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal,...

CidadeAtualizado há 3 dias

Prefeitura volta atrás e cobrança da “taxa de lixo” é revogada

Poder Executivo aperfeiçoará a proposta para cumprir em 2023 o Marco Legal do Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Churrasqueadas terá 5 mil kilos de carne e Open Bar em Campinas

Em agosto, Campinas será palco do festival gastronômico Churrasqueadas Evento, promovido pelo maior canal de churrasco nas redes sociais, é...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Multinacional ADECCO seleciona funcionários para Operador de Produção

Requisitos: Residir em Hortolândia ou fácil acesso, Ensino Médio Completo. O Grupo Adecco é líder mundial em Recursos Humanos, atua...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Câmara aprova projeto que proíbe saída temporária de presos; Qual é a sua opinião?

O projeto encerra qualquer possibilidade de concessão de licença temporária a detentos. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Caterpillar anuncia investimento de R$ 600 milhões na expansão fabril

A Caterpillar Brasil inaugurou uma nova linha de montagem de motoniveladoras em sua instalação de Piracicaba, 157 km da rodovia...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Multinacional Marelli divulga oportunidades para Operador Produção nesta quinta-feira

Vagas Publicada hoje! Seja uma das primeiras pessoas a se candidatar! Existimos para inovar e transformar o futuro da mobilidade...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Árvore cai e interdita trecho de rua em Hortolândia

Caso aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (11) na Rua Júlio Silva Batista. Tráfego de veículos foi desviado. No...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Marelli abre processo seletivo para Operador de Utilidades em Hortolândia

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo. Seja um dos primeiros a se candidatar! Com mais...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS