Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Chuva dos primeiros dias de agosto superou a média em áreas do norte e do noroeste de SP

Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes. Mesmo prevista, a chuva dos primeiros dias de agosto de 2019 surpreendeu pelo grande volume em vários locais do norte e noroeste deste estado. 

Em dois dias, entre 4 e 6 de agosto, a região de Franca recebeu mais do que o dobro da média de chuva normal para o mês de agosto. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva nestes dois dias foi de 53,6 mm, e a média para agosto é de aproximadamente 22 mm. Em Votuporanga choveu 49 mm no mesmo período, quase três vezes mais do que a média de chuva normal para agosto que é de 18 mm. Outro local que também teve chuva atípica para agosto no início desta semana foi José Bonifácio, que acumulou 45 mm

Pela medição do INMET, a região de São Carlos, Ibitinga, Lins, Casa Branca e Valparaíso acumularam de 14 mm a 19 mm, o que representa cerca da metade da média de chuva para agosto.

 

 

Foto de Rafael Michelin, Bauru (SP)

Vai chover mais no interior de SP em agosto?

O início de agosto de 2019 foi marcante pela chuva e pelo frio em vários estados brasileiros. Será que vai chover mais em São Paulo até o fim do mês? Pode esfriar novamente? 

A resposta para as duas perguntas é que a chance de voltar a chover e esfriar como ocorreu entre os dias 2 e 6 de agosto é baixa.

Tecnicamente mais três ou quatro frentes frias devem passar pelo estado de São Paulo até o fim de agosto, mas sem a força da poderosa frente fria do início do mês.

Em uma análise preliminar, a primeira destas frentes frias vai passar pelo litoral paulista no dia 11 de agosto e será fraca, causando chuviscos apenas pelo litoral. O interior paulista não será afetado por este sistema.

A segunda frente fria deve passar pelo estado de São Paulo entre os dias 14 e 15 de agosto, mas também não terá estrutura para grandes mudanças no tempo. O leste do estado, onde está a Grande São Paulo, o litoral, o Vale do Ribeira e o Vale do Paraíba poderão ter um pouco de chuva.

A data de passagem da terceira frente fria está mais sujeita a alterações, mas inicialmente passaria pelo litoral paulista por volta do dia 21 de agosto. Por enquanto, a previsão para esta frente fria é que também não consiga mudar o tempo em todo o estado de São Paulo. Algumas áreas  no sul e no leste do estado poderão ter um pouco de chuva.

É possível que uma quarta frente fria chegue ao litoral paulista na última semana do mês.

Leia também

Judô de Hortolândia conquista medalhas de ouro e prata no Chile

Roberta Yamashita e Elsa Ikeda representaram Hortolândia e o Brasil em competição Sulameri…