Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Pelo segundo ano seguido, Cooperativa Águia de Ouro fará coleta de materiais recicláveis no espaço durante seis dias da festa 

Durante a Festa do Peão de Hortolândia 2019 haverá coleta seletiva de materiais recicláveis. Uma equipe de oito integrantes da Cooperativa de Reciclagem Águia de Ouro, parceira da Prefeitura, atuará no recinto durante os seis dias de festa. O rodeio é promovido por uma empresa privada, e conta com o apoio institucional da Administração Municipal. A tradicional festa acontecerá em dois finais de semana, entre os dias 10 e 19 deste mês. O recinto fica na Avenida Emancipação, em frente a empresa farmacêutica EMS.

A pedido da Prefeitura, o Consórcio Horto Ambiental implantará cerca de 30 lixeiras para coleta de recicláveis de pequeno porte, quatro LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) e oito contêineres para material orgânico. 

Todos os equipamentos de coleta de resíduos serão disponibilizados a partir desta sexta-feira (10/05). Segundo o diretor do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Gustavo Belic Cherubina, os LEVs ficarão em locais de grande circulação de pessoas: dois próximos à entrada do recinto e dois no espaço entre os camarotes e a praça de alimentação. Lixeiras para coleta de recicláveis de pequeno porte, como papéis, colheres, garfos e tampas plásticas, serão distribuídas pelo recinto, assim como os coletores de material orgânico. 

Nos LEVs é possível descartar diversos tipos de recicláveis, tais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias. Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis. 

Os equipamentos, sobretudo os LEVs, facilitarão o trabalho de coleta seletiva feito pela equipe da Cooperativa, contribuindo também para a correta destinação de resíduos no município. 

“A coleta seletiva na Festa do Rodeio, frequentada por milhares de pessoas, demonstra que a Prefeitura está empenhada em sensibilizar a população quanto à forma correta de descarte, bem como fortalecer a Cooperativa de Reciclagem. É preciso que cada um faça a sua parte, evitando impactos ao meio ambiente, gerando renda a pessoas que necessitam”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento. Ao dar suporte à Cooperativa, a Prefeitura busca atender às normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Entre os itens coletados no ano passado, durante a Festa do Peão de Hortolândia, tanto no recinto quanto nos camarotes, estão latinhas, papel, papelão e garrafas plásticas do tipo PET. Para os cooperados, a oportunidade de atuar em grandes eventos representa aumento na entrada de materiais e, consequentemente, maior possibilidade de renda para os associados. Daí a importância, ao mesmo tempo, ambiental e social do projeto. 

Fundada em 2001, atualmente a Cooperativa Águia de Ouro reúne 25 cooperados. São pessoas entre 29 e 62 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, que, graças à reciclagem, recebem por mês algo entre R$ 1.180 e R$ 1.500.

APOIO

O Rodeio 2019 trará shows musicais de sucesso nacional, como Wesley Safadão e Marília Mendonça, além de prestigiar, no Palco da Prefeitura, talentos da cidade, com shows de artistas locais em todos os dias do evento. 

Além de realizar dois shows gratuitos, com as duplas João Neto e Frederico (12/05) e Fernando e Sorocaba (19/05), a Prefeitura promoverá outros eventos culturais no recinto da festa. Também colabora com serviços de mobilidade urbana, limpeza externa, segurança, por meio da Guarda Municipal, e disponibilização da base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

ODATA seleciona funcionários para trabalho em Hortolândia

A empresa disponibiliza ao menos sete vagas para a cidade A empresa Odata anunciou a const…