LEIA TAMBÉM

Assoreamento de córrego preocupa moradores do Jardim do Lago, em Hortolândia
Assoreamento de córrego preocupa moradores do Jardim do Lago, em Hortolândia

4 min Assoreamento de córrego preocupa moradores do Jardim do Lago, em Hortolândia

Assoreamento de córrego preocupa moradores do Jardim do Lago, em Hortolândia

Residentes reclamam do mau cheiro por conta de restos de construção civil jogados no local pela prefeitura e Sabesp.

Um córrego assoreado tem sido motivo de preocupação para os moradores da Rua Lourenço Batista Primo, no bairro Jardim do Lago, em Hortolândia (SP). O barranco está desmoronando por conta da chuva e está próximo de atingir as casas da região.

Os residentes reclamam do mau cheiro e insetos, em um problema que teria começado quando prefeitura e Sabesp jogaram restos de construção civil para fazer uma passagem. Pedaços de plástico, tijolos e madeira impedem o curso natural do Rio Ribeirão Jacuba.

“A quantidade de insetos que aparecem, escorpião, rato, barato. Em época de calor, fica insuportável o cheiro. Então, é uma situação muito complicada. É um canto esquecido de Hortolândia”, disse a moradora Denise Pimentel.

A prefeitura informou que o córrego será canalizado e isso deve conter a erosão das margens. No entanto, o projeto será finalizado no mês de março. Após esse processo, uma licitação vai ser feita para iniciar a obra no segundo semestre do ano.

Enquanto isso, a administração municipal comunicou que a Defesa Civil está monitorando a área. Além disso, foi reforçado que existem pontos específicos para depositar materiais de construção civil ou lixo orgânico. O descarte irregular é crime ambiental e a multa varia de R$ 340 a R$ 34 mil.

Moradores reclamam de situação precária de córrego em Hortolândia — Foto: Reprodução/EPTV 1

VÍDEOS: EPTV 1 região de Campinas de segunda-feira, 1º de fevereiro

Leia também

Cronograma para a vacinação de idosos acima de 77 anos

A Secretaria de Saúde de Monte Mor, seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI), informa…