Um condomínio residencial foi notificado em Hortolândia nesta quarta-feira (12) por causa de moradores que foram flagrados sem máscaras no local. A prefeitura não informou o bairro onde aconteceu o caso. Segundo a secretária adjunta de Governo, Silvania Anizio da Silva, a Guarda Municipal recebeu uma denúncia e foi até o local. 

“Foi uma autuação mais de orientação, porque tinha moradores do condomínio caminhando sem máscara nas áreas comuns do condomínio”, afirmou Silvania. 

LEIA TAMBÉM

Segundo ela, oito equipes fazem fiscalizações diárias no município. “A equipe inclusive estava reduzida porque funcionários tiveram coronavírus, mas já estão se recuperando e voltamos a ter oito equipes na rua”. 

Foi a única irregularidade constatada desde o início da fase amarela, que começou segunda (10) em Hortolândia. Os outros municípios da região não registraram irregularidades no comércio, segundo as prefeituras. 

Silvania participou de live do prefeito Angelo Perugini (PDT) nesta quarta, no Facebook. O chefe do Executivo hortolandense disse ter recebido cobranças da população. 

“Disseram que tem acontecido festas e que a Guarda foi acionada e não compareceu. É preciso dar uma atenção neste bairro”, cobrou. A secretária disse que será feito e que um proprietário de uma chácara no bairro já foi autuado por festa de aniversário recentemente. 

MAIS ALTAS 

O médico infectologista da prefeitura, Rodrigo Freire, também participou da live e destacou o aumento de altas e queda de casos e internações em Hortolândia. 

“Tivemos uma queda de casos por dia, realmente estamos conseguindo a sintonia na mudança de fases. Sinal de que estão seguindo as orientações”, afirmou. 

A média de atendimentos diários na Unidade Respiratória Nova Hortolândia, que era de 154 em julho, caiu para 113 em agosto. O número de pacientes internados por coronavírus caiu 30% de 4 a 11 de agosto, indo de 96 para 61 internados. 

O médico revelou que Hortolândia está com 91% dos casos de coronavírus com os pacientes recuperados. “A média é acima da Região Metropolitana de Campinas, que é de 86%”, disse. Freire fez um alerta, apesar das boas notícias.

“É consistente e muito boa essa diminuição de internações, mas não é motivo para liberar todas as atividades”, disse. 

Perugini manifestou solidariedade às famílias das 100 vítimas fatais de Hortolândia por coronavírus, número atingido na terça-feira (11). “Difícil de anunciar, decretamos luto oficial. Vamos todos nos unir, ter força, mostrar resistência e solidariedade”, disse. 

O prefeito pediu atenção com a flexibilização. “A fase amarela permite mais oportunidade de trabalho, agora o cuidado aumenta. O uso de máscara, o isolamento e a higienização devem permanecer até que se tenha vacina”. 

Leia também

Região se aproxima dos 90 mil casos

Desde o início da pandemia por Covid-19,em março deste ano, a Região Metropolitana de Camp…