Connect with us

Notícias

Missão de Hortolândia é ser uma ‘cidade sustentável e inteligente’

Artigo

em

Hortolândia completa nesta quinta-feira (19) 31 anos de emancipação política. O município com quase 235 mil habitantes, que integra a Região Metropolitana de Campinas (RMC), apresenta características particulares, como 100% de distribuição de água tratada, quase 99% de coleta e tratamento de esgotos e área urbana 100% pavimentada. Obras de infraestrutura também colaboram para a expansão do parque industrial da cidade.

O prefeito Zezé Gomes, de 61 anos, destaca que mesmo durante os tempos difíceis, no auge da pandemia do coronavírus, o município não deixou de crescer. Diz que cerca de 1,8 mil empregos diretos e indiretos foram criados com a chegada de novas empresas à cidade e que mais postos de trabalho devem ser abertos nos próximos meses.

LEIA TAMBÉM

Apesar disso, reforça que os desafios ainda são grandes. A recuperação do comércio, segmento bastante afetado pelas restrições da pandemia, exige ações contínuas. Do mesmo modo, investimentos seguem em curso para melhorias do atendimento na área da saúde.

A intenção da atual administração de Hortolândia é fazer jus ao seu slogan de “Cidade Sustentável e Inteligente”. É um projeto em execução, garante o prefeito.

Confira a seguir a entrevista com Zezé Gomes.

O prefeito Zezé Gomes fala sobre os desafios do presente do futuro de Hortolândia

Quais são as prioridades da Prefeitura para os próximos anos?

Zezé Gomes: A pandemia ainda não acabou e é necessário tomarmos algumas precauções. Hoje, graças à vacinação em massa da nossa população, pudemos flexibilizar e até deixamos de usar a máscara em algumas situações. Evoluímos, mas é importante estar vigilantes para não retroceder.

Em relação a nossa economia, mesmo nos piores momentos, Hortolândia não deixou de crescer. Recebemos uma grande rede atacadista e no ano passado dois grandes centros de distribuição, gerando cerca de 1.800 empregos diretos e indiretos. Nos próximos meses, outros grandes empreendimentos vão se instalar em nossa cidade. Neste seguimento, Hortolândia evoluiu muito, mas a cidade não é feita apenas de grandes empresas.

Durante a pandemia, o comércio e serviços foram duramente impactados e, desde o ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem realizando um trabalho diferenciado junto aos comerciantes e microempreendedores. Realizamos um levantamento in loco catalogando todos os comércios e serviços e, com esses dados, lançaremos neste mês uma plataforma online, batizada de “Eu Compro em Hortolândia”. A ideia é colaborar com os nossos empreendedores, criando um canal de compras, e assim, dando maior visibilidade a todos.

Em relação aos serviços públicos, estamos construindo uma avenida com mais de 5 quilômetros de extensão e que ligará duas grandes regiões do município, a Vila Real com o Novo Ângulo. Esse, sem dúvida, será um grande vetor de desenvolvimento do município, atraindo novos investimentos da iniciativa privada.

Ainda nessa região, será construído um viaduto que fará a ligação do Jardim Nova Europa com o Jardim Bandeirantes, em Sumaré, criando uma rota viária de Hortolândia às rodovias Anhanguera e D. Pedro I. Tudo isso faz parte do nosso projeto de Cidade Sustentável e Inteligente, pois inclui ainda a instalação do nosso Centro de Monitoramento, com 34 câmeras inteligentes, com o sistema OCR, mais de 100 quilômetros de fibra óptica e iluminação em led em todas as ruas e avenidas, obra já executada.

Que áreas o senhor acha necessário focar esforços para o desenvolvimento de Hortolândia, diante do cenário atual de retração?

Diferente de outras cidades, Hortolândia não deixou de crescer, mesmo no período mais duro de restrição por conta da pandemia. Conforme relatei acima, empresas se instalaram, novos postos de trabalho foram criados e as obras municipais não pararam. O setor de comércio e serviços foi o mais atingido, por isso estamos criando o sistema marketplace, contribuindo para que os comércios e serviços possam oferecer seus produtos por meio da internet.

Tudo isso tem aquecido a economia, tanto que mais de R$ 600 mil/mês são emprestados pelo Banco do Povo Paulista para micro e pequenos empreendedores de Hortolândia.

Por favor, fale um pouco sobre os desafios da gestão na saúde, sobretudo em decorrência da pandemia, das síndromes gripais e do aumento dos casos de dengue.

Na Saúde estamos focados para garantir um atendimento mais humanizado para a nossa gente. O Hospital e Maternidade “Governador Mário Covas” vem passando por uma ampla reforma. Estamos saltando de 63 para 100 leitos. Criamos 10 leitos de UTIs e estamos na fase final de implantação da Sala de Imagens de Tomografia Computadorizada.

Nossa cidade foi referência na campanha de vacinação contra a Covid-19, onde mais de 90% das pessoas estão com o ciclo vacinal completo.

A dengue é outra doença que nos preocupa, por isso, as ações de combate ao mosquito transmissor são permanentes. Nessa luta contamos com a participação da nossa comunidade, pois 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. É necessária essa conscientização. Manter seu quintal limpo é sinal de saúde.

Como vê a representatividade de Hortolândia no cenário da RMC e do Estado?

Hortolândia é hoje uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo e do Brasil. Somos reconhecidos pelo dinamismo, sendo um dos principais endereços para instalação de novos negócios.

Somos também líder nacional em saneamento básico, com 100% de distribuição de água tratada, quase 99% de coleta e tratamento de esgotos, área urbana 100% pavimentada.

Temos uma localização privilegiada, cortada por grandes rodovias, como a Bandeirantes, e estamos próximos do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Como equacionar a necessidade de crescimento industrial e de desenvolvimento urbano ordenado?

Simples: com planejamento! Desde 2005, capitaneado pelo saudoso prefeito Angelo Perugini (falecido no ano passado, vítima da Covid-19), estamos trabalhando de forma planejada, sempre pensando 30 anos à frente. Por meio desse planejamento garantimos o saneamento básico em toda a cidade.

Construímos grandes avenidas, melhorando consideravelmente o sistema viário. Ligamos regiões, em especial, com a construção da Ponte da Esperança (Estaiada) e implementando o Corredor Metropolitano Noroeste.

Com esse planejamento de cidade conseguimos trazer grandes empresas para o município, como a Dell Computadores, Vickbold, Americanas.com, ADM, Assaí Atacadista, entre outros. Hoje temos obras previstas até 2025 e digo a você: o planejamento faz a diferença e por isso que Hortolândia vem se destacando na região.

PUBLICIDADE

Notícias

Hortolândia: Fundo Social de Solidariedade lança Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Artigo

em

Por

FOTO: FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE HORTOLÂNDIA


Visualizações:
56

O Natal está se aproximando e, para tornar a data mais feliz, o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia iniciou a Campanha de Arrecadação de Brinquedos. A população pode doar brinquedos novos ou usados, em bom estado de conservação, diretamente na sede do Fundo Social – rua Benedito Francisco de Faria, 467, Loteamento Remanso Campineiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, o objetivo é garantir um Natal mais feliz para as famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente para as crianças. “Historicamente, o Fundo Social atua diretamente para garantir alimentos para as famílias que mais precisam e o Natal é uma data especial onde procuramos atender com itens diferenciados. Para esse ano, além de garantir o alimento na mesa das famílias, buscamos por meio dessa campanha, levar um pouco de alegria para as crianças. Por isso, incentivamos a doação de brinquedos em bom estado de conservação. Estamos muito felizes em poder proporcionar para as nossas crianças este momento de muita alegria, e isso é resultado da solidariedade do povo hortolandense que sempre nos ajuda”, explicou a presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos.
Todos os brinquedos arrecadados passarão por triagem e higienização. Depois, serão embalados e preparados para distribuição, que acontecerá no mês de dezembro. “Convidamos a população para doar brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação para serem entregues às crianças em situação de vulnerabilidade social no Município. É muito gratificante ver o sorriso no rosto e o brilho no olhar de nossas crianças, cujas famílias não têm condições de adquirir um brinquedo e presentear os pequenos no Natal, uma data tão aguardada pela garotada”, finalizou Maria dos Anjos.

LEIA TAMBÉM

Mais informações sobre a Campanha de Doação de Brinquedos ao Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia pelo telefone (19) 3819-1005.

Continue lendo

Destaque

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Artigo

em

Por

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no Marco Legal do Saneamento Básico aprovado pelo governo federal em 2020.

A partir de agora, os moradores da cidade vão ser cobrados pelo recolhimento e manejo dos resíduos sólidos. A Prefeitura de Hortolândia iniciou nesta semana o encaminhamento das 68.481 guias de pagamento de cobrança do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos.

LEIA TAMBÉM

Para chegar ao valor, a prefeitura criou uma fórmula que leva em consideração o custo integral do serviço e dividiu entre os imóveis onde há coleta. O valor vai ser proporcional à área total do imóvel, preço público por imóvel, a área de construção e o fator social. O valor mínimo é de R$ 20,47.

Apesar da lei já estar valendo, ainda não foram definidos alguns detalhes, como: se a taxa será proporcional já a partir de agora ou se só começa a valer no ano que vem e a própria forma de cobrança.

Segundo a prefeitura, a implantação da taxa é uma exigência do governo federal, por meio do Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informou que os municípios que não cumpriram o prazo para envio do projeto de lei ficam sujeitos às sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Continue lendo

Notícias

Hortolândia amplia telemedicina

Artigo

em

Por

ONLINE | A telemedicina é um serviço online de atendimento e adotado para pacientes da rede municipal de saúde (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura de Hortolândia ampliou o novo serviço de telemedicina. Neste mês, a equipe passa a contar com mais um médico para atender pacientes da região do Jardim São Jorge, segundo destacou nesta segunda-feira (8) a administração. O novo serviço foi implantado em caráter experimental, em julho, para pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. O serviço é oferecido uma vez por semana, às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Nessa fase, a telemedicina atende pacientes que já passaram por uma primeira consulta presencial nas unidades de saúde. As consultas remotas são de retorno. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram atendidos dez pacientes. A fase de implantação deve durar entre dois e quatro meses. Durante essa fase, será observado o funcionamento do serviço, com a realização dos ajustes e das correções que forem necessários. Após a fase de testes, a previsão é que o novo serviço seja ampliado gradativamente para todos os pacientes atendidos pelas UBSs da rede municipal de saúde.

O secretário adjunto da Secretaria de Saúde, Leandro da Silva Severino, destacou que a Prefeitura avalia a possibilidade de oferecer o atendimento da telemedicina no horário noturno. “Há muitos pacientes que têm dificuldade em marcar consultas durante o período diurno por causa do trabalho, ou por trabalharem em outras cidades. Por esse motivo, estudamos a possibilidade de estender o horário de atendimento também no período noturno”, falou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço online de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso a um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones de ouvido. A Secretaria de Saúde fornece ao paciente o link por meio do qual ele será atendido por um profissional médico para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde. 

Para o município, o novo serviço representa economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde. 

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 21 horas

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022

O público que teve o privilégio de comparecer no primeiro final de semana da FAICI 2002 para assistir grandes shows...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Bravo Serviços Logísticos seleciona funcionários para trabalho

Atualmente a empresa está presente em todas as regiões do País com 16 operações, mais de 3.000 colaboradores e uma...

DestaqueAtualizado há 2 dias

EMS está com oportunidades de emprego para Auxiliar de Produção

A EMS anuncia a abertura de vagas para Auxiliar de Produção para início imediato Cuidar das pessoas: essa é a missão...

CidadeAtualizado há 2 dias

Prefeitura de Hortolândia disponibiliza 22 vagas de emprego nesta segunda-feira

Que tal começar a semana com a perspectiva de um novo emprego? O PAT (Serviço do Trabalhador), órgão vinculado à...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Hortolândia confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A cidade de Hortolândia confirmou seu primeiro caso de varíola na sexta-feira (6). O paciente é um homem de 36...

DestaqueAtualizado há 4 dias

ProtDesc anuncia investimento de R$ 40 milhões e geração de 350 empregos

Junte-se ao ProtDesc para celebrar este grande marco unindo forças para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Brasil! Em...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Homem é alvejado em frente a sua casa em Hortolândia

Um homem de 27 anos foi alvejado no bairro Vila Real em Hortolândia na noite desta sexta-feira (05). A vítima...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Com investimento de 20 milhões novo hospital vai gerar 350 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou hoje (5) que a cidade terá um novo hospital particular, o Bela Aliança Hortolândia. A...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Médico Pediatra é preso por suspeita de abuso sexual contra adolescente em UBS em Hortolândia

O caso ocorreu dentro da unidade básica de saúde do Jardim Rosolém, em outubro de 2021; defesa do médico diz...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS