Os jornais Correios Popular (Campinas) e Tribuna Liberal (Sumaré) divulgaram em suas edições que a Prefeitura de Monte Mor conquistou o conceito A do Índice de Capacidade de Pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional. A nota máxima da CAPAG, um dos principais indicadores financeiros do Brasil, indica que o município montemorense vem trabalhando uma gestão responsável e de controle das finanças públicas municipais.

Das 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas apenas quatro municípios atingiram a nota máxima da CAPAG. Além de Monte Mor, estão na lista as cidades de Jaguariúna, Indaiatuba e Nova Odessa.

LEIA TAMBÉM

Segundo o secretário municipal de Finanças, Eduardo Roberto Lima Júnior, a conquista da nota máxima por Monte Mor se deve a implementação de políticas públicas de respeito ao erário público e cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal. “O Governo Municipal além de cumprir com as suas obrigações realiza uma gestão financeira responsável. O CAPAG faz uma avaliação completa das finanças públicas, analisando a capacidade de endividamento feita a partir da evolução da dívida consolidada e receita corrente líquida, a poupança corrente e o índice de liquidez, que são as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa”, comentou Lima Júnior.

Monte Mor vem se destacando nos últimos anos face ao rigor de sua gestão fiscal, refletindo diretamente no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, garantindo desde 2013 investimento acima do mínimo estipulado pela Constituição Federal em Saúde e Educação, além de manter a despesa com pessoal em 40,86%, índice bem abaixo do limite prudencial de 54%. “As contas da Prefeitura de Monte Mor vem sendo aprovadas pelo Tribunal de Contas e isso indica seriedade, eficiência e responsabilidade na gestão fiscal. Esse será mais um legado que o prefeito Thiago Assis deixará para o município ao final desta sua passagem”, completou o secretário de Finanças.

A análise da capacidade de pagamento do Tesouro Nacional apura a situação fiscal de estados e municípios brasileiros. O objetivo da CAPAG é apresentar de forma simples e transparente os dados sobre a saúde financeira dos órgãos públicos e o cumprimento das regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Monte Mor

Leia também

Boehringer Ingelheim divulga oportunidade(s) para Estágio em TI – v2110792

Descrição Estágio na área de TI Funções & Responsabilidades:   &nb…