A Prefeitura de Hortolândia abriu licitação para contratar uma empresa para elaboração e aplicação de um plano de arborização urbana e identificação de nascentes no município. Serão investidos R$ 250 mil, em ação que faz parte do Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável, parceria entre a prefeitura e o banco internacional CAF (Corporação Andina de Fomento). O plano será aplicado ao longo de um ano, com aporte financeiro do banco.

O objetivo é fazer a manutenção e conservação adequada da arborização urbana e das nascentes existentes, por meio de ações de educação ambiental, para envolver a população na manutenção e conservação adequadas da arborização e nascentes emergentes.

LEIA TAMBÉM

De acordo com informações da prefeitura, o plano servirá como instrumento de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento do plantio de árvores em áreas urbanas e determinação de critérios para a seleção e priorização de espécies nativas da Mata Atlântica, considerando suas características e manutenção.

O plano visa ainda fazer o levantamento e diagnóstico da situação atual das nascentes existentes no município, incluindo um inventário detalhado e propostas de melhoria baseadas no Plano de Ação para a restauração ou recuperação das nascentes municipais.

ARBORIZAÇÃO

Além do programa a ser iniciado após contratação, outras ações ambientais já estão sendo aplicadas pela prefeitura, como a capacitação de oito bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação Trabalho e Educação), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, para atuarem como agentes de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Uma das etapas de capacitação foi o curso de plantio de mudas ministrado no Viveiro Municipal. O grupo aprendeu a produzir mudas de plantas forrageiras ornamentais. Eles aprenderam a preparar o substrato, a coletar galhos para produzir matrizes, cortar e plantar mudas, bem como sobre o processo de irrigação.

A meta é que os futuros agentes desenvolvam oficinas de recicláveis junto à população do entorno do Parque Novo Ângulo.

Leia também

RD – Droga Raia – Drogasil divulga oportunidade(s) para CAGC – Farmacêutico(a) – v2122873

Descrição Você é apaixonado(a) pelo universo da saúde, beleza e bem-estar? Ama desafios e …