A partir desta sexta-feira (26), apenas hospitais e farmácias poderão funcionar no período entre 21h e 5h em Hortolândia, que anunciou a adoção da Fase Vermelha por conta própria. No período das 5h às 21h valem as regras da Fase Amarela, em que comércios não essenciais podem abrir.

A decisão foi tomada em função do agravamento do número de contaminados na cidade, bem como o iminente esgotamento das vagas em leitos para atendimento a pacientes de Covid-19.

LEIA TAMBÉM

Nesta quarta-feira (24/02), a Unidade Respiratória do Nova Hortolândia registrou a ocupação de 100% dos leitos com pacientes de Covid-19. Os demais leitos de UTI e enfermaria para atendimento de outras enfermidades no Hospital Municipal Mário Covas e nas unidades de pronto atendimento estão no limite da capacidade para receber novos pacientes.

Também nesta quarta, foram registrados 5 óbitos pela doença na cidade, chegando ao total de 243 mortes desde o início da pandemia. O município conta com 8.857 casos.

No primeiro pico da pandemia, registrado em julho de 2020, a média diária de ocupação de leitos na Unidade Respiratória foi de 17,06, enquanto em fevereiro de 2021 a média de ocupação de leitos é de 20,38 por dia.

O número de mortes nestes dois meses de 2021 é de 62, enquanto em todo o ano de 2020 foram totalizados 181 óbitos.

A medida adotada pela prefeitura é ainda mais restritiva que a anunciada pelo Estado, que determina restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h, permitindo apenas deslocamento para ir ou voltar do trabalho e endurecendo a fiscalização contra festas clandestinas.

Leia também

Correção: Prefeito de Taguaí morre após contrair covid

Att. Srs. Clientes, A nota enviada anteriormente continha um erro no segundo parágrafo: o …