Manifestantes pediram hoje a reabertura do comércio em Hortolândia (SP), cidade a 110 km de São Paulo. No entanto, o protesto terminou em confusão após um bate-boca entre os comerciantes e agentes da Guarda Municipal. Duas pessoas foram detidas, sendo que uma delas foi imobilizada com uma arma de choque.

Vídeos da discussão entre manifestantes e agentes começaram a circular nas redes sociais e mostraram o exato momento em que um cidadão foi atingido pela arma de choque. O rapaz saiu correndo e gritando durante a ação da guarda, enquanto gravava o episódio.

LEIA TAMBÉM

A Vigilância Sanitária também compareceu ao local para realizar a fiscalização. O objetivo da operação era identificar quais estabelecimentos não estavam cumprindo as regras da fase emergencial do Plano São Paulo, adotadas no combate à pandemia do novo coronavírus.

Segundo relatos de quem participou da confusão, a arma de choque teria sido usado porque funcionários públicos estavam sendo desacatados e sofrendo pressão. Também disseram que muitas pessoas presentes na manifestação não eram comerciantes e estavam apenas incitando os empresários da cidade a descumprir as regras.

Entre os detidos estavam uma advogada e um jovem. A Guarda Municipal também apreendeu uma moto na ação. Os envolvidos foram levados para a delegacia, prestaram esclarecimentos e depois liberados. A Polícia Civil registrou o caso como não criminal.

Apesar do confronto, Hortolândia seguirá mantendo as restrições. A partir de sexta-feira (26), as 20 cidades da região metropolitana de Campinas vão realizar, em conjunto, barreiras sanitárias para tentar impedir a presença de moradores de São Paulo durante a antecipação dos feriados da capital.

Os pontos que serão bloqueados ainda serão definidos pelos secretários de cada município do bloco — Hortolândia faz parte — em uma reunião marcada para amanhã. Hortolândia registrou, desde o início da pandemia da covid-19, 13.112 casos e 317 mortes.

Leia também

Arcelormittal Gonvarri Brasil divulga oportunidade(s) para Inspetor de Qualidade – v2194591

Descrição Atribuições do cargo: Inspeção de Produtos na Linha de Decapagem,LEIA TAMBÉM Arc…