Connect with us

Notícias

Hortolândia e Pedreira são únicas na região a iniciar 2º reforço da Covid para 35 anos ou mais; maioria espera doses e a…

Artigo

em

LEIA TAMBÉM

Vacinação para reforço em adultos pode ser feita com Pfizer, Astrazeneca e Janssen, segundo Ministério da Saúde — Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

O avanço da vacinação contra Covid-19 em adultos no estado de São Paulo tem esbarrado na falta de vacinas suficientes para novos públicos e no aval da Secretaria de Saúde de SP para a ampliação. Por conta disso, somente duas cidades da região de Campinas (SP) conseguiram se organizar para iniciar a imunização da faixa de 35 anos ou mais com a segunda dose de refoço: Hortolândia e Pedreira.

Para se ter uma ideia, esse grupo etário atingiu esta etapa da campanha de vacinação há 23 dias na capital paulista, e desde então outros municípios tentaram se mobilizar para aumentar a proteção dos seus moradores. Nesta quinta-feira (4), Hortolândia começou a aplicar as doses de reforço para esta faixa de adultos jovens.

“O que nos permite avançar na faixa etária de 35 anos, mas baseado no estoque remanescente, é avaliar o índice de cobertura vacinal e o índice de doses aplicadas por semana. A gente tem percebido num período de avaliação de quatro semanas que a procura pela 4ª dose (2º reforço) da população acima de 40 anos vem declinando”, explicou Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização de Hortolândia.

O g1 fez um levantamento junto às 31 prefeituras da região, e 28 cidades responderam. Somente Pedreira já tinha começado a alcançar esse público, ainda em julho; e Hortolândia iniciou agora. As demais – incluindo Campinas – relataram que aguardam orientações de estado e mais doses de vacinas.

Estiva Gerbi, Lindóia e Pedra Bela não responderam, mas também não há divulgação nesse sentido nos sites oficiais.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. A CoronaVac tem sido reservada para a campanha de crianças de 3 a 4 anos – em falta no mercado brasileiro, e não há data para envio de lotes dela às cidades.

Vacinação contra a Covid-19 depende do envio de mais doses para avançar — Foto: Pedro Santana/ EPTV

Ampliação sem previsão

A Secretaria de Saúde de SP só liberou a segunda dose de reforço a pessoas com 40 anos ou mais, ou seja, quem decidiu antecipar o grupo de 35 ou mais teve que remanejar as vacinas.

O 2º reforço é aplicado com um intervalo de ao menos quatro meses do primeiro reforço – 3ª dose para quem tomou 1ª e 2ª. Só que, pelo calendário, já se passaram cerca de seis meses para boa parte da população de 35 anos ou mais.

“A inclusão de novos públicos depende da definição e envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde”, disse o governo estadual, em nota.

De acordo com o Departamento Regional de Saúde (DRS-7), as grades das vacinas que têm sido enviadas aos municípios correspondem aos públicos que já integram a campanha de imunização. Foram distribuídas 115 grades até esta semana, segundo a DRS, que centraliza 42 cidades.

O g1 procurou o Ministério da Saúde para saber sobre o envio de mais vacinas, mas, em nota, a Pasta disse somente estar “em tratativas para aquisição do imunizante com maior celeridade, de acordo com a disponibilidade de entrega das doses pelos fornecedores”.

Critérios vão de demanda à validade

Segundo a Prefeitura de Hortolândia – a única entre as cinco maiores cidades da região de Campinas a dar a segunda dose de reforço até agora – os critérios vão da análise da procura de outros grupos elegíveis na campanha até o controle dos prazos de validade, para evitar o desperdício de vacinas.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm feito busca ativa pelos moradores que precisam tomar o reforço vacinal e ainda não procuraram os postos. Com a população de 35 anos ou mais já dentro do prazo estipulado no intervalo entre as doses, a Secretaria de Saúde da cidade avaliou iniciar essa complementação.

“Permite que nós avancemos com o estoque disponível sem prejudicar os que ainda não vacinaram nas idades superiores. Mas a busca ativa ainda continuará sendo feita pra gente poder captar o público de maior idade”, completou a coordenadora Ana Paula Fernandes.

A imunização será feita das 8h às 15h30, em diferentes UBSs em cada dia da semana. A população estimada do município na faixa etária de 30 a 39 anos é de 42.176 pessoas.

Cobertura vacinal em Hortolândia

  • 215.716 pessoas (97%) com a 1ª dose
  • 205.572 pessoas (92%) com a 2ª dose
  • 116.970 pessoas (52%) com a 3ª dose ou 1º reforço
  • 32.474 pessoas (14%) com a 4ª dose ou 2º reforço
  • 60 pessoas com a 5ª dose ou 3º reforço

Já a Prefeitura de Pedreira disse que tem conseguido aplicar o reforço neste público desde 18 de julho. As vacinas utilizadas também são fruto de remanejamento, de acordo com a procura em cada faixa.

A cidade tem recebido regularmente as doses para públicos que já integravam a campanha estadual de imunização, com exceção das vacinas CoronaVac, que são destinadas às crianças e estão em falta no país.

Cobertura vacinal de Pedreira

  • 42.123 pessoas (86,92%) com a 1ª dose
  • 40.226 pessoas (83%) com a 2ª dose ou a dose única
  • 34.417 receberam dose de reforço
  • A cidade recebeu um total de 114.389 vacinas até 3 de agosto

Vacinação contra Covid-19 continua no estado — Foto: Reprodução/EPTV

* Com a colaboração de Bárbara Marques, Fernanda Almeida e Larissa Pereira.

VÍDEOS: confira outros destaques da região

PUBLICIDADE

Destaque

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia

Artigo

em

Por

Hortolândia (SP) deve ter dia ensolarado hoje (15). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre 15°C e 30°C ao longo desta segunda.

Temperaturas ao longo do dia em Hortolândia

A segunda começa com 15°C durante a madrugada. No período da tarde, os termômetros devem marcar 30°C, chegando a 21°C durante a noite.

LEIA TAMBÉM

Chuvas

Hortolândia hoje não tem chances de chuva ao longo do dia.

Umidade

O nível de umidade relativa do ar para Hortolândia deve alternar entre 22% e 66%.

Ventos

Hortolândia deve registrar ventos em uma velocidade média de 16 km/h hoje, atingindo o maior índice de tarde km/h, com pico de 25 km/h.

Nascer e pôr do sol

Hortolândia terá o nascer do sol hoje às 06h33. O sol se põe às 17h53.

Temperaturas esperadas para a próxima semana em Hortolândia

  • Terça (16): 16°C a 31°C
  • Quarta (17): 18°C a 28°C
  • Quinta (18): 16°C a 23°C
  • Sexta (19): 10°C a 19°C
  • Sábado (20): 8°C a 20°C
  • Domingo (21): 12°C a 25°C
  • Segunda (22): 13°C a 25°C

A previsão do tempo é baseada em dados colhidos por meteorologistas. Ela pode sofrer variações ao longo do dia que fujam dos modelos previstos.

Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.

Continue lendo

Notícias

Hortolândia: Anunciada entrada em consórcio de saúde

Artigo

em

Por

CISMETRO | Hortolândia aderiu ao consórcio regional (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura de Hortolândia anunciou nesta segunda-feira (8) a aprovação do município para integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro). A aprovação aconteceu em assembleia online realizada na sexta-feira (5), com as participações do prefeito José Nazareno Zezé Gomes (PL) de representantes dos municípios participantes. Criado eßm 2014, o consórcio é formado por 25 cidades e oferece mais de 800 serviços e exames credenciados para os participantes. 

De acordo com o médico da Secretaria de Saúde, Rodrigo Freire, a adesão ao consórcio possibilitará que o município tenha acesso a serviços que não são oferecidos pela rede municipal de saúde, tais como cirurgias eletivas, exames laboratoriais e de imagem, cardiologia, entre outros. A cidade iniciou as tratativas para fazer a adesão ao consórcio no começo deste ano, informou a administração. “Acreditamos que dentro de 30 dias já poderemos começar a utilizar os serviços oferecidos pelo consórcio”, estima Freire.

Para o prefeito Zezé Gomes, com a adesão ao consórcio, Hortolândia dá “mais um passo importante para aprimorar o atendimento à população”. “A adesão ao consórcio vai nos permitir reduzir custos na aquisição de recursos para a rede municipal de atendimento à saúde e acolher melhor a população”, disse o chefe do Executivo.

Continue lendo

Notícias

UBS Guanabara: espaço para atividades coletivas recebe os últimos ajustes

Artigo

em

Por

Publicada em 14/08/2022 às 11:00

A nova área de 65 metros construída na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guanabara, destinada para atividades coletivas e oficinas de alimentação, recebe os últimos ajustes. A construção integra as obras de ampliação do equipamento de saúde que atende cerca de 12 mil usuários da região.

LEIA TAMBÉM

O espaço, além da estrutura para a montagem de uma cozinha experimental, conta com três sanitários, sendo um adaptado, e almoxarifado. Essa primeira etapa da obra é resultado de contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

“Saúde de qualidade e com serviço de excelência são as nossas prioridades. A rede primária tem recebido obras para, além da oferta de mais e melhores espaços, propiciar atendimento humanizado e resolutivo para a população. São ações frutos de planejamento e organização e que tem trazido resultados. Jundiaí tem serviços premiados nacionalmente e é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como a cidade que mais investe em Saúde para a população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

No espaço será montada uma cozinha experimental para atividades em grupo

O atual prédio da UBS também passará por reforma completa e será acrescido mais um consultório. A Prefeitura finaliza os procedimentos para abertura de processo licitatório para contratação de empresa para execução dos serviços. O investimento previsto será de cerca de R$ 500 mil.

“A UBS Guanabara cresceu e passa por adequações com a qualificação dos espaços e dos serviços para atender aos seus usuários dentro do conceito de Nova UBS. É um investimento que vem junto com outros que trazem eficiência e resolutividade ao serviço. Na nossa rede de atenção básica, além de obras de reforma e ampliação, está sendo agregado aos equipamentos mais tecnologia como o prontuário eletrônico, a teleinterconsulta e o telediagnóstico”, ressalta Texera.

Para a gerente da UBS, Taís Regina Bengston, o novo espaço permitirá a oferta de mais atividades para os usuários. “Essa reforma possibilitará a ampliação de serviços, o que será muito bom para os nossos usuários. Essa primeira etapa, já traz mais facilidades. Utilizávamos espaços fora para atividades em grupos. Agora, podemos reunir os grupos em uma área que é da UBS. Nas próximas semanas, concluídos os ajustes, já faremos no local os encontros dos grupos de gestante e de pessoas que usam insulina. ”

Mais ações
Ao longo do ano, a Saúde receberá investimento na ordem de R$ 8 milhões, em obras como a das UBSs Santa Gertrudes, Morada das Vinhas, Guanabara e Sarapiranga, além da Clínica da Família e Pronto Atendimento Hortolândia, das Unidades de Apoio Hortolândia e Novo Horizonte.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/14/ubs-guanabara-espaco-para-atividades-coletivas-recebe-os-ultimos-ajustes/

Notícias relacionadas


Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original


Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 11 horas

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia

Hortolândia (SP) deve ter dia ensolarado hoje (15). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre...

DestaqueAtualizado há 3 dias

ArcelorMittal Gonvarri divulga oportunidades para Estágio em Hortolândia

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal,...

CidadeAtualizado há 3 dias

Prefeitura volta atrás e cobrança da “taxa de lixo” é revogada

Poder Executivo aperfeiçoará a proposta para cumprir em 2023 o Marco Legal do Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Churrasqueadas terá 5 mil kilos de carne e Open Bar em Campinas

Em agosto, Campinas será palco do festival gastronômico Churrasqueadas Evento, promovido pelo maior canal de churrasco nas redes sociais, é...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Multinacional ADECCO seleciona funcionários para Operador de Produção

Requisitos: Residir em Hortolândia ou fácil acesso, Ensino Médio Completo. O Grupo Adecco é líder mundial em Recursos Humanos, atua...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Câmara aprova projeto que proíbe saída temporária de presos; Qual é a sua opinião?

O projeto encerra qualquer possibilidade de concessão de licença temporária a detentos. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Caterpillar anuncia investimento de R$ 600 milhões na expansão fabril

A Caterpillar Brasil inaugurou uma nova linha de montagem de motoniveladoras em sua instalação de Piracicaba, 157 km da rodovia...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Multinacional Marelli divulga oportunidades para Operador Produção nesta quinta-feira

Vagas Publicada hoje! Seja uma das primeiras pessoas a se candidatar! Existimos para inovar e transformar o futuro da mobilidade...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Árvore cai e interdita trecho de rua em Hortolândia

Caso aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (11) na Rua Júlio Silva Batista. Tráfego de veículos foi desviado. No...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Marelli abre processo seletivo para Operador de Utilidades em Hortolândia

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo. Seja um dos primeiros a se candidatar! Com mais...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS