A Prefeitura de Hortolândia (SP) realiza uma chamada pública para credenciar hotéis da cidade que têm interesse em abrigar pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e testaram positivo para a Covid-19. Os cadastros serão recebidos nos próximos seis meses – não há uma data específica para o encerramento – e podem ser feitos através do telefone (19) 3965-1400.

LEIA TAMBÉM

Segundo a administração, neste primeiro credenciamento, a iniciativa busca garantir 50 vagas em estadias que terão duração de até 14 dias. Os estabelecimentos aprovados receberão R$ 2.093,00 por cada hóspede. No valor, estão inclusos os serviços de alimentação e limpeza. Até esta quarta-feira (30), porém, nenhum hotel demonstrou interesse.

Em nota, a prefeitura informou que a chamada atende a uma orientação da Portaria 369 do Ministério da Cidadania do Governo Federal e é realizada para aumentar o número de vagas para acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social durante a pandemia.

Hortolândia já conta com um abrigo provisório no Ginásio Poliesportivo “Victor Savala”. O local possui 60 vagas – das quais cerca de 30 estão ocupadas -, mas acolhe apenas pessoas em situação de rua. Segundo a prefeitura, nenhuma delas apresentou sintomas ou testou positivo para a Covid-19 na unidade.

A diferença deste abrigo para a hospedagem em hotéis é que a nova iniciativa busca expandir o serviço para pessoas que têm residência fixa, mas enfrentam dificuldade para realizarem o isolamento social.

A administração municipal alerta que, caso a população encontre uma pessoa em situação de rua e que queira ser acolhida para realizar o isolamento social na pandemia, o encaminhamento para o abrigo pode ser feito através do telefone (19) 99936-6459. O número funciona 24 horas, de segunda-feira a domingo.

Leia também

PM prende traficante com 119g de cocaína em Hortolândia

Policiais militares retiraram 119g de cocaína das ruas em prisão efetuada na Rua Cosmo Apa…