A Prefeitura de Hortolândia orienta toda a população que utiliza qualquer serviço público de saúde a realizar atualização cadastral na unidade mais próxima de casa. Com o cadastro de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em dia, com endereço e telefones corretos dos pacientes, os serviços de saúde se tornam mais eficazes.

“É importante que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de casa para corrigir questões cadastrais, principalmente relacionadas à telefone de contato”, enfatizou a secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha.Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação

Segundo a prefeitura, a atualização dos dados do paciente ajudam a otimizar os serviços na cidade

A atualização pode ser realizada a qualquer momento, sendo que os funcionários da recepção de todas as unidades de saúde estão aptos a realizar esta ação. Atualmente, a Prefeitura de Hortolândia contabiliza 170 mil usuários do SUS na cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a importância do cadastro atualizado pode ser percebida na convocação dos cerca de mil pacientes para as vagas de cirurgias de catarata, disponibilizadas em parceria com o Hospital Ouro Verde.

Muitos pacientes não puderam ser chamados para o procedimento pois, apesar de terem pedido médico, o telefone e o endereço estavam desatualizados.

Outro benefício da atualização cadastral é o acompanhamento dos pacientes pelas equipes de Saúde da Família, com o auxílio de agentes que realizam visita em domicílio. “No caso das gestantes, por exemplo, conseguimos monitorar se o pré-natal está sendo realizado como deve. A existência de endereço atualizado, neste caso, faz toda a diferença”, enfatizou Mary.

Cirurgias de catarata

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Hortolândia intensifica a oferta de cirurgias de catarata para os pacientes que já têm pedido médico para a intervenção.

As cirurgias já começaram a ser realizadas e, toda semana, 50 pacientes são enviados para realizar a operação. A estimativa da Secretaria de Saúde é que, em cinco meses, toda a demanda seja atendida.

*As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Hortolândia.

Leia também

Ainda há vagas na pós-graduação gratuita oferecida pela UFSCar para profissionais da Educação de Hortolândia

Ainda dá tempo de fazer a inscrição para o curso de pós-graduação lato sensu “Escola Públi…