TA PREPARADA? SÃO 30 DIAS INCRÍVEIS! PARTICIPE AGORA

A Prefeitura de Hortolândia (SP) confirmou 46 casos de tuberculose este ano, com uma morte, e está em campanha para busca ativa de pacientes com a doença. O número se aproxima do total de registros de 2018, que teve 53 pessoas doentes.

Todas as unidades de saúde estão mobilizadas para identificar a tuberculose, conforme recomendação da Secretaria de Estado da Saúde. A doença infecciosa é grave e transmitida pelo ar quando o infectado tosse ou espirra. O diagnóstico precoce agiliza o tratamento, que tem duração de seis meses, e melhora as chances de cura.

A campanha vai até 23 de setembro. As pessoas que estão com sintomas podem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, sem a necessidade de encaminhamento, para fazer o teste de tuberculose. Se o resultado for positivo, o tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública.

  • Tosse há mais de três semanas
  • Emagrecimento repentino
  • Febre
  • Sudorese noturna

O clínico geral Leandro Severino explica que a febre costuma ser baixa dentro desse quadro, e faz um alerta.

“É importante essa questão da febre baixa, que muitas vezes não é um sinal de alarme. Quando a pessoa tem uma febre alta, ela procura um sistema de saúde. Mas a febre baixa, que é mais característica da tuberculose, muitas vezes não é vista pelo usuário como um sintoma que necessita de atenção médica”, explica.

Tratamento

Uma pessoa em tratamento deve tomar a medicação diariamente, sem interrupções. A pausa no tratamento seguida por uma retomada posterior dificulta o combate à tuberculose. São ao menos seis meses

Dados do Ministério de Saúde apontam que, a cada ano, cerca de 70 mil casos novos no Brasil são notificados, com aproximadamente de 4,5 mil mortes provocadas pela doença.

A doença se apresenta em qualquer época do ano. Dos casos confirmados até agora em Hortolândia, dez pacientes tiveram alta até agora. Em 2018, dos 53 casos, 50 obtiveram cura.

Fonte: G1

Leia também

Ecogen divulga oportunidade(s) para Técnico de Manutenção

Participe do nosso grupo e tenha um currículo capaz de atrair 5X mais entrevistas A E…