Connect with us

Notícias

Hortolândia: ação que investiga e previne a Dengue tem início na cidade

Artigo

em

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika (Foto: Prefeitura de Hortolândia/ Divulgação)

LEIA TAMBÉM
A prefeitura de Hortolândia começou neste mês de outubro a realização da Análise de Densidade Larvária (ADL), que visa investigar, e prever para os próximos meses, o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.

A ADL consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões da cidade, através de sorteio dos quarteirões a serem visitados. As larvas são recolhidas pelos agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), identificadas e contabilizadas para gerar o índice, conhecido como Índice de Breteau. De acordo com a UVZ, cerca de 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão nas casas das pessoas.

Segundo informações da prefeitura, nesta segunda semana de outubro, as equipes da UVZ estão visitando os bairros Jardim Interlagos, Jardim Nova América, Jardim Nova Europa, Jardim Novo Ângulo e Jardim São Sebastião.

De acordo com o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, a ADL é feita três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. Em julho deste ano, o índice registrado em Hortolândia foi de 1. Já em outubro do ano passado, o índice foi de 1,2. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto.

Além de realizar a ADL, a Prefeitura de Hortolândia solicita para que a população também faça sua parte para evitar a proliferação do mosquito. Dentre os cuidados que o veterinário orienta a população a adotar está manter quintais e áreas externas da casa limpos e sem armazenagem de materiais que possam acumular água parada, condição propícia para que a fêmea do Aedes aegypti deposite os ovos.

Outras medidas recomendadas são manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos, deixar garrafas com a boca virada para baixo, encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e evitar o descarte irregular de resíduos em vias/áreas públicas e em terrenos baldios. 

PUBLICIDADE

Notícias

Hortolândia confecciona máscaras de proteção para dar a alunos

Artigo

em

Por

Na retomada do ano letivo, os alunos da rede municipal de Hortolândia ganharão máscaras de proteção facial confeccionadas pelas bolsistas do Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação). No programa, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, as bolsistas trabalham na confecção do equipamento de diversos tamanhos para a distribuição.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, serão aproximadamente 30 mil peças, nos tamanhos P, M e G Infantil e P e M Adulto. A ação beneficiará os cerca de 26 mil alunos da rede municipal, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

LEIA TAMBÉM

“Após a conclusão da confecção das máscaras, repassaremos o item de proteção contra a disseminação do coronavírus para a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que fará a distribuição nas escolas municipais. A iniciativa é muito importante para mantermos nossos alunos protegidos nesta pandemia”, explica o diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Gérson Ferreira

As peças são confeccionadas por 50 bolsistas do Curso de Costura e Moda, durante uma das etapas da formação. As aulas acontecem no CQPP II (Centro de Qualificação Pessoal e Profissional) Costura e Moda, no Jardim Terras de Santo Antonio. Cada aprendiz recebe bolsa de R$ 710,00, vale transporte e cesta básica de R$171,50.

“A confecção das máscaras pelos nossos bolsistas da Acerte, que também realizam a confecção dos uniformes dos alunos de nossas escolas, é mais uma etapa importante da retomada das atividades educacionais “, afirma o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Continue lendo

Notícias

Hortolândia abre agendamento para vacinação de crianças

Artigo

em

Por

A Prefeitura de Hortolândia abriu o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos nesta terça-feira (25). O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura. O agendamento é para crianças com ou sem comorbidade ou deficiência. As crianças receberão duas doses da vacina pediátrica da Pfizer. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas. De acordo com a estimativa da Secretaria de saúde, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população na faixa etária de 5 a 11 anos do município é de 26.427 crianças.

Por meio do agendamento, é possível escolher o local e o horário da vacinação. Para fazer o agendamento é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a secretaria de Saúde da cidade orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade. O documento também pode ser feito pela internet no site do Poupatempo.

LEIA TAMBÉM

Além do agendamento, a secretaria de Saúde ainda solicita para que as famílias ou os responsáveis façam o cadastro das crianças no site Vacina Já, do governo do Estado. O cadastro serve para deixar a vacinação mais rápida, e assim evitar filas e aglomeração.

No dia da vacinação, as crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. É necessário apresentar o comprovante impresso do agendamento ou foto da tela do agendamento, CPF da criança e comprovante de endereço. O pai, mãe ou responsável deverá apresentar Carteira de Identidade ou algum documento com foto.

No caso das crianças com comorbidade ou deficiência, será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. A lista de comorbidades das crianças é a mesma da dos adultos e pode ser consultada no site da Prefeitura.

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade.

A secretaria de Saúde ainda solicita para que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se a carteira está atualizada. Caso a criança tenha recebido alguma outra vacina há poucos dias, a equipe da unidade orientará para que a criança aguarde o intervalo de 15 dias para receber a vacina contra a Covid-19.

A secretaria municipal reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação. Caso a criança apresente reação adversa à vacina pediátrica, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade.

Será mantida uma lista de espera, segundo a Pasta. Para entrar na lista, é necessário que o pai, a mãe ou o responsável da criança envie mensagem via WhatsApp para o número (19) 99920-3204. Na mensagem deverão ser informados o nome do pai, mãe ou responsável, e os seguintes dados da criança: nome, CPF, data de nascimento e idade.

Continue lendo

Notícias

Hortolândia inicia recuperação da nascente e do entorno do Jacuba

Artigo

em

Por

Um dos principais símbolos de Hortolândia começa a ser recuperado. A Prefeitura realiza a limpeza do entorno da nascente do Ribeirão Jacuba, localizada na região do Parque Peron. A ação antecede o projeto de recuperação do manancial. O projeto será executado com recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), do governo do Estado, pela empresa VerdeBianco.

O trabalho de limpeza foi iniciado na última terça-feira (25) pela Secretaria de Serviços Urbanos. Durante a ação, uma equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou e orientou os moradores da região sobre o projeto.

LEIA TAMBÉM

A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa, salienta que os moradores têm um vínculo forte com a região.

“A população tem muita afeição pela nascente e uma forte relação de pertencimento com o local. Inclusive, um menino chegou a chorar perguntando se iríamos retirar uma mangueira que havia sido plantada pelo avô dele. Em virtude disso, mantivemos a árvore”, destaca Elaine.

A ação de limpeza inclui poda de mato e árvores, além da retirada de entulho e resíduos descartados irregularmente no local. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto prevê a compensação ambiental pelas árvores que foram cortadas por terem sido plantadas de maneira incorreta, por estarem com estado de conservação comprometido ou por estarem no percurso previsto pelo projeto para a pista de caminhada.

Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto abrange a implantação de um parque linear no local com cerca de 6.000 m2, previsto para ser inaugurado neste ano. O local terá quiosques, academia ao ar livre e a já mencionada pista de caminhada que irá até o Corredor Metropolitano. O local já conta com uma quadra poliesportiva implantada pela Prefeitura.

“A construção de uma cidade inteligente e sustentável passa pela recuperação de áreas degradadas. A área em questão abriga um dos maiores símbolos da história de Hortolândia, a nascente do Ribeirão Jacuba. A recuperação da nascente e a implantação do parque são parte do projeto socioambiental que começou com a implantação dos parques Dorothy, Chico Mendes, Renato Dobelin, Remanso das Águas e Lago da Fé”, destaca o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 2 dias

DELL abre processo seletivo para 3 cargos diferentes em Hortolândia; Veja como se candidatar

A data de encerramento das inscrições até sexta-feira dia 28 de Janeiro A Dell Technologies ajuda organizações e indivíduos a construir...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Bebê de 1 ano diagnosticado com covid-19 morre em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia confirmou a morte de um bebê de apenas 1 ano decorrente da Covid-19. O menino foi...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Região Metropolitana de Campinas amanhecem sem ônibus

Nesta quinta-feira, 27, passageiros de ônibus de Campinas e região acordaram impossibilitados de contar com os serviços de transporte público....

BrasilAtualizado há 2 dias

Pastora e cantora Ludmila Ferber morre aos 56 anos

A pastora Ludmila Ferber, de 56 anos, morreu nesta quarta-feira (26),depois de lutar por mais de três anos contra um...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Grupo da EMS está com inscrições para o programa de empregos 2022

O GRUPO NC está com inscrições abertas até o dia 07 de fevereiro de 2022 para sua oitava edição e...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Seara abre processo seletivo para programa de empregos 2022

A Seara está oferecendo mais de 200 vagas de emprego para candidatos sem experiência; As inscrições terminam nesta sexta-feira (28)...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Acidente entre van e carro deixa três pessoas feridas em Hortolândia

Três pessoas ficaram feridas em um acidente na Estrada Campo Grande, em Hortolândia, na manhã desta quarta-feira (26). O veículo,...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Expert está recrutando candidatos sem experiência para vagas de Auxiliar de Embalagem

O candidato deve possuir ensino médio completo, com ou sem experiência e residir em Hortolândia. O Grupo Expert oferece soluções personalizadas...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Coca-Cola FEMSA Brasil divulga oportunidades para Operador (a) em Sumaré

Na Coca-Cola FEMSA, estamos comprometidos em oferecer as mesmas oportunidades de desenvolvimento para todos os candidatos independente de origem, raça,...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Ipiranga divulga oportunidades para Operador(a) em Paulínia

Somos a Ipiranga, a plataforma de mobilidade e conveniência que inspira a sociedade a evoluir com leveza, com nossa paixão...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS