LEIA TAMBÉM

Reunião em formato remoto para fumantes que querem deixar o vício — Foto: Prefeitura de Municipal de Hortolândia/Acervo

A Prefeitura de Hortolândia (SP) está com inscrições abertas para dois grupos de auxílio a pessoas que desejam parar de fumar durante a pandemia do novo coronavírus. As reuniões são coordenadas por profissionais multidisciplinares da saúde, que orientam e amparam fumantes que querem deixar o vício.

Um dos grupos será ministrado na UBS Novo Ângulo e o outro, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), órgão da Secretaria de Saúde Municipal.

As pessoas interessadas podem se inscrever nas UBSs da cidade: Amanda I, Amanda II, Campos Verdes, Nova Hortolândia, Figueiras, Parque do Horto, Novo Ângulo, São Bento, São Jorge e Santiago.

Segundo a coordenação do programa, são necessárias no mínimo oito pessoas para abertura do grupo. A prefeitura não divulgou uma data para o início dos encontros.

No contexto de pandemia, as reuniões presenciais foram suspensas e passaram a acontecer em formato remoto. O primeiro grupo online foi criado em dezembro de 2020 e é formado por 11 pacientes atendidos pela UBS Novo Ângulo.

Desde 2005

O programa foi criado em 2005 e promovia encontros em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Hortolândia antes da pandemia.

Inicialmente os encontros acontecem semanalmente e, conforme o progresso dos participantes, passam a ter frequência mensal. Segundo a organização, cada grupo deve durar cerca de um ano, como parte do programa de controle do vício.

Veja assuntos de destaque na região de Campinas

Leia também

Hortolândia antecipa e decreta fase vermelha nesta quinta-feira (04)

Prefeitruafeitruafeituraf LEIA TAMBÉM Hortolândia antecipa e decreta fase vermelha nesta q…