- Hortolândia antecipa e decreta fase vermelha nesta quinta-feira (04)
- UMICORE BRASIL LTDA divulga oportunidade(s) para Eletricista de Manutenção I – v2173047
- Boletim 44/21: É com pesar que a Secretaria de Saúde de Monte Mor confirma o falecimento de mais uma vítima da Covid-19
Reunião em formato remoto para fumantes que querem deixar o vício — Foto: Prefeitura de Municipal de Hortolândia/Acervo
Reunião em formato remoto para fumantes que querem deixar o vício — Foto: Prefeitura de Municipal de Hortolândia/Acervo
A Prefeitura de Hortolândia (SP) está com inscrições abertas para dois grupos de auxílio a pessoas que desejam parar de fumar durante a pandemia do novo coronavírus. As reuniões são coordenadas por profissionais multidisciplinares da saúde, que orientam e amparam fumantes que querem deixar o vício.
Um dos grupos será ministrado na UBS Novo Ângulo e o outro, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), órgão da Secretaria de Saúde Municipal.
As pessoas interessadas podem se inscrever nas UBSs da cidade: Amanda I, Amanda II, Campos Verdes, Nova Hortolândia, Figueiras, Parque do Horto, Novo Ângulo, São Bento, São Jorge e Santiago.
Segundo a coordenação do programa, são necessárias no mínimo oito pessoas para abertura do grupo. A prefeitura não divulgou uma data para o início dos encontros.
No contexto de pandemia, as reuniões presenciais foram suspensas e passaram a acontecer em formato remoto. O primeiro grupo online foi criado em dezembro de 2020 e é formado por 11 pacientes atendidos pela UBS Novo Ângulo.
Desde 2005
O programa foi criado em 2005 e promovia encontros em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Hortolândia antes da pandemia.
Inicialmente os encontros acontecem semanalmente e, conforme o progresso dos participantes, passam a ter frequência mensal. Segundo a organização, cada grupo deve durar cerca de um ano, como parte do programa de controle do vício.