Connect with us

Notícias

Etecs e Fatecs comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente

Artigo

em

Objetivo é conscientizar alunos e comunidade sobre a necessidade de preservar os recursos naturais e cuidar do descarte de resíduos

LEIA TAMBÉM

Volte 50 anos no tabuleiro do xadrez mundial: no dia 5 de junho de 1972, em Estocolmo, era instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os efeitos das emissões de CO2 já atingiam níveis preocupantes e a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorrida na capital sueca, sob o título O Homem e o Meio Ambiente, foi o primeiro alerta que se acendeu para o mundo.

Para lembrar a data, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais criaram programações voltadas para o assunto com palestras, rodas de conversa e visitas técnicas, entre outras atividades.

O professor Fábio Albert Basso, coordenador do Curso de Meio Ambiente da Etec Jacinto Ferreira de Sá, acredita que a humanidade tem avançado nessa questão, especialmente na área acadêmica. Mas as empresas também ficaram mais atentas. “A fiscalização aumentou e muitas instituições entenderam que boas práticas ambientais elevam sua pontuação no mercado”, avalia.

A questão do descarte está no centro das discussões na maioria das escolas, que trazem a reciclagem nas palestras e também em atividades pontuais, desde a troca de adubo orgânico por lixo eletrônico (que assim poderá ser descartado corretamente), à transformação do descarte em arte.

Na Etec João Belarmino, o documentário Lixo Extraordinário, de 2010, em que o artista plástico brasileiro Vik Muniz retrata os trabalhadores do Jardim Gramacho, então o maior aterro sanitário da América Latina, foi a inspiração para que os estudantes usassem a criatividade com as sobras da sociedade.

A seguir, confira a programação de treze Etecs e duas Fatecs. As unidades aparecem por ordem alfabética de município:

Etecs

Município

Unidade

Evento

Data

Amparo

Etec João Belarmino

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente e aos os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, os alunos produziram trabalhos com materiais inusitados e recicláveis, inspirados pelo estudo de fotografias e do documentário “Lixo Extraordinário”, de 2010, do artista plástico Vik Muniz. Na semana de 30 de maio a 3 de junho, esses e outros trabalhos ficam expostos na escola.

De 30 de maio a 3 de junho

Birigui

Etec Dr. Renato Cordeiro

A unidade programou quatro palestras, abertas à comunidade e englobadas sob o título “Uma só Terra: a vida sustentável em harmonia com a natureza”.

Dia 30 de maio: “De Estocolmo aos ODS: a formação da agenda 2030”.

Dia 1º de junho: “Restauração da Mata Atlântica”.

Dia 2 de junho: “Produção agroecológica e soberania alimentar”.

Dia 3 de junho: “Educação ambiental para a sustentabilidade”.

Todas acontecem no auditório, a partir das 8 horas. A inscrição é feita no início de cada palestra.

De 30 de maio a 3 de junho

Hortolândia

Etec de Hortolândia

Em parceria com a prefeitura, a Etec fará a troca de equipamentos eletrônicos por adubo orgânico. Está prevista também a doação de mudas de palmeiras para quem quiser plantar uma árvore em sua calçada. A partir das 12 horas.

Dia 4 de junho

Igarapava

Etec Antonio Junqueira da Veiga

As palestras e rodas de conversa serão dirigidas aos alunos, enquanto algumas atividades abrem-se a toda a comunidade. Dia 6 de junho: Sustentabilidade Ambiental, palestra com a ambientalista Geovana Andrade, das 9 às 11 horas.

Apresentada no auditório, é destinada aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Dia 7 de junho: rodas de conversa sobre conscientização ambiental, das 7 horas às 15h30, aberta a toda a comunidade escolar.

No dia 8 de junho, o plantio de mudas nativas, das 7 horas às 11h30, é uma atividade exclusiva para os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Dia 9 de junho: Dia “D” da Conscientização Ambiental, das 13 horas às 15h30, para alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente.

No dia 10 de junho, também para esse grupo de estudantes, é a vez do cinema no auditório da Etec, das 9 horas às 11h.

No dia 11de junho, na Câmara Municipal de Igarapava, tem lugar a palestra “PMVA – Floresta Urbana/poda”, às 11 horas, aberta a toda a comunidade.

De 6 a 11 de junho

Jacareí

Etec Cônego José Bento

Além de organizar uma feira com produtos orgânicos e um brechó, a escola programou três palestra para a comemorar a Semana, sempre abertas ao público:

Dia 2 de junho: “O monitoramento das redes meteorológicas, hidrelétricas e assoreamento”, às 19h30.

Dia 3 de junho: “Alimentação saudável”, às 19h30.

Dia 4 de junho: “Licenciamento ambiental”, às 9h30.

De 2 a 4 de junho

Marília

Etec Antonio Devisate

Distribuição do Sabão Etecológico entre as comunidades assistenciais da cidade. O sabão é feito pelos alunos com óleo, produto altamente poluente, coletado por eles na escola e na comunidade. O Etecológico é 100% biodegradável.

Dia 6 de junho

Mauá

Etec Mauá

As turmas dos M-Tecs Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Química estudarão o tema do aquecimento global a partir do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, do político e ambientalista norteamericano Al Gore. A ideia é provocar a reflexão dos estudantes e estimular neles a busca por possíveis soluções.

As turmas do período noturno, modulares de Administração, Farmácia e Informática realizarão uma palestra sobre o meio ambiente. Os eventos começam às 7h30.

Dia 3 de junho

Mococa

Etec Francisco Garcia

São três dias de atividades e palestras. No dia 4 de junho, os alunos distribuirão sacolinhas de TNT no centro da cidade, a partir das 10 horas.

Dia 7 de junho acontece a palestra “O impacto do resíduo tecnológico na natureza” e, no dia 21 de junho, “A poluição provocada pelo óleo de cozinha e como corrigir este mal”. As palestras acontecem na quadra da unidade, em dois horários: 8h50 às 9h50 e das 10 horas às 11 horas.

De 4 a 21 de junho

Ourinhos

Etec Jacinto Ferreira de Sá

O “1º Meio Ambiente em Foco” apresenta cinco palestras na manhã do dia 9.

8 horas: “Uso de geotecnologias voltado ao meio-ambiente”.

9 horas: “O que fazer para termos segurança hídrica”.

10h10: “O papel da meliponicultora na conservação da biodiversidade e manutenção do meio ambiente.”

10h40: “Educação ambiental na defesa dos serviços ecossistêmicos”.

11h30: “Horta na escola – um espaço pedagógico e ambiental”.

Dia 9 de junho

Oswaldo Cruz

Etec Amin Jundi

O professor Éverton Henrique Gonçalez, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, profere a palestra “Ações locais que fazem a diferença”, dirigida aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente e os concluintes dos Cursos Técnicos em Marketing, Farmácia, Enfermagem, Contabilidade e Logística. Os estudantes podem levar convidados. Às 19h30.

Dia 2 de junho

São Bernardo do Campo

Etec Lauro Gomes

A partir da oficina com palestras sobre o meio ambiente, que acontecem ao longo dia, tem início os trabalhos voltados às necessidades da escola com as seguintes pautas: área de convivência, coleta seletiva de lixo, noções de moda circular, compostagem e criação de horta. Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados na Semana da Etec, em outubro.

Dia 11 de junho

São Manuel

Etec Dona Sebastiana de Barros

Todas as palestras e atividades são destinadas a estudantes entre 6 e 14 anos de toda a comunidade.

Os temas abordados nas palestras serão “Biodiversidade”, “Município sustentável” e “Gerenciamento de resíduos sólidos”. Estão entre as atividades a produção de mudas Panc’s, princípios da compostagem e mutirão de coleta de resíduos sólidos no bairro, além de peças de teatro.

É preciso agendar a participação pelo telefone (14) 3841-2288.

De 30 de maio a 3 de junho

São Paulo

Etec

São Mateus

Dia 2 de junho

13 horas: Apresentação do painel “A Importância de conhecer e cuidar do meio ambiente”.

16h horas: Abertura oficial do evento com dois debates – “Conhecer e cuidar do meio ambiente” e “O papel das Ongs ambientais”.

Participam os alunos do Novotec Meio Ambiente, do Etim Administração, Nutrição, Informática para a Internet e Segurança do Trabalho.

Dia 3 de junho

13 horas: Palestras “Gestão dos resíduos sólidos” e “Os 5Rs e sua Importância nas empresas”.

16 horas: Exibição de vídeos do Portal de Educação Ambiental. Para alunos do Novotec Meio Ambiente.

Dia 6 de junho

10 horas: Apresentação de peça sobre o papel de cada cidadão para a construção de um ambiente limpo e saudável (para a turma da manhã). Às 13h a peça é reapresentada para a turma da tarde.

11h30: Palestra “Marketing Verde”.

16h00 – Encerramento do evento com apresentação de musicais relacionadas com a preservação do meio ambiente.

De 2 a 6 de junho

Fatecs

Município

Unidade

Evento

Data

Jaú

Fatec Jahu

O projeto “Educando sobre as águas” conta com a parceria da ONG Mãe Natureza e oferece várias atrações – uma delas é a Unidade Móvel Fatec, um ônibus com ferramentas lúdicas e didáticas que facilitam a compreensão e a conscientização de crianças, jovens- e adultos em relação ao uso racional da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Os alunos do Curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos servirão de guia, atuando como facilitadores no entendimento. O programa Fatecológico deve realizar uma campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos. Posteriormente, eles serão destinados ao descarte adequado.

De 1 a 10 de junho

Mococa

Fatec Mococa

Sob a bandeira “Agro e meio ambiente juntos – uma noite de conversa sobre o agronegócio”, três convidados discorrem sobre o assunto: Thiago Factor, Pesquisador Científico da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Unidade de Pesquisa de Mococa (UPD Mococa), Ademar Pereira – produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Caconde e um representante da Geotec – Engenharia Ambiental e Rural/ Consultoria Ambiental e Rural.

Às 19h30, no Auditório Industrial. Aberto aos alunos da unidade.

Com informações Governo de SP

Destaque

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia

Artigo

em

Por

Hortolândia (SP) deve ter dia ensolarado hoje (15). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre 15°C e 30°C ao longo desta segunda.

Temperaturas ao longo do dia em Hortolândia

A segunda começa com 15°C durante a madrugada. No período da tarde, os termômetros devem marcar 30°C, chegando a 21°C durante a noite.

LEIA TAMBÉM

Chuvas

Hortolândia hoje não tem chances de chuva ao longo do dia.

Umidade

O nível de umidade relativa do ar para Hortolândia deve alternar entre 22% e 66%.

Ventos

Hortolândia deve registrar ventos em uma velocidade média de 16 km/h hoje, atingindo o maior índice de tarde km/h, com pico de 25 km/h.

Nascer e pôr do sol

Hortolândia terá o nascer do sol hoje às 06h33. O sol se põe às 17h53.

Temperaturas esperadas para a próxima semana em Hortolândia

  • Terça (16): 16°C a 31°C
  • Quarta (17): 18°C a 28°C
  • Quinta (18): 16°C a 23°C
  • Sexta (19): 10°C a 19°C
  • Sábado (20): 8°C a 20°C
  • Domingo (21): 12°C a 25°C
  • Segunda (22): 13°C a 25°C

A previsão do tempo é baseada em dados colhidos por meteorologistas. Ela pode sofrer variações ao longo do dia que fujam dos modelos previstos.

Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.

Continue lendo

Notícias

Hortolândia: Anunciada entrada em consórcio de saúde

Artigo

em

Por

CISMETRO | Hortolândia aderiu ao consórcio regional (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura de Hortolândia anunciou nesta segunda-feira (8) a aprovação do município para integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro). A aprovação aconteceu em assembleia online realizada na sexta-feira (5), com as participações do prefeito José Nazareno Zezé Gomes (PL) de representantes dos municípios participantes. Criado eßm 2014, o consórcio é formado por 25 cidades e oferece mais de 800 serviços e exames credenciados para os participantes. 

De acordo com o médico da Secretaria de Saúde, Rodrigo Freire, a adesão ao consórcio possibilitará que o município tenha acesso a serviços que não são oferecidos pela rede municipal de saúde, tais como cirurgias eletivas, exames laboratoriais e de imagem, cardiologia, entre outros. A cidade iniciou as tratativas para fazer a adesão ao consórcio no começo deste ano, informou a administração. “Acreditamos que dentro de 30 dias já poderemos começar a utilizar os serviços oferecidos pelo consórcio”, estima Freire.

Para o prefeito Zezé Gomes, com a adesão ao consórcio, Hortolândia dá “mais um passo importante para aprimorar o atendimento à população”. “A adesão ao consórcio vai nos permitir reduzir custos na aquisição de recursos para a rede municipal de atendimento à saúde e acolher melhor a população”, disse o chefe do Executivo.

Continue lendo

Notícias

UBS Guanabara: espaço para atividades coletivas recebe os últimos ajustes

Artigo

em

Por

Publicada em 14/08/2022 às 11:00

A nova área de 65 metros construída na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guanabara, destinada para atividades coletivas e oficinas de alimentação, recebe os últimos ajustes. A construção integra as obras de ampliação do equipamento de saúde que atende cerca de 12 mil usuários da região.

LEIA TAMBÉM

O espaço, além da estrutura para a montagem de uma cozinha experimental, conta com três sanitários, sendo um adaptado, e almoxarifado. Essa primeira etapa da obra é resultado de contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

“Saúde de qualidade e com serviço de excelência são as nossas prioridades. A rede primária tem recebido obras para, além da oferta de mais e melhores espaços, propiciar atendimento humanizado e resolutivo para a população. São ações frutos de planejamento e organização e que tem trazido resultados. Jundiaí tem serviços premiados nacionalmente e é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como a cidade que mais investe em Saúde para a população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

No espaço será montada uma cozinha experimental para atividades em grupo

O atual prédio da UBS também passará por reforma completa e será acrescido mais um consultório. A Prefeitura finaliza os procedimentos para abertura de processo licitatório para contratação de empresa para execução dos serviços. O investimento previsto será de cerca de R$ 500 mil.

“A UBS Guanabara cresceu e passa por adequações com a qualificação dos espaços e dos serviços para atender aos seus usuários dentro do conceito de Nova UBS. É um investimento que vem junto com outros que trazem eficiência e resolutividade ao serviço. Na nossa rede de atenção básica, além de obras de reforma e ampliação, está sendo agregado aos equipamentos mais tecnologia como o prontuário eletrônico, a teleinterconsulta e o telediagnóstico”, ressalta Texera.

Para a gerente da UBS, Taís Regina Bengston, o novo espaço permitirá a oferta de mais atividades para os usuários. “Essa reforma possibilitará a ampliação de serviços, o que será muito bom para os nossos usuários. Essa primeira etapa, já traz mais facilidades. Utilizávamos espaços fora para atividades em grupos. Agora, podemos reunir os grupos em uma área que é da UBS. Nas próximas semanas, concluídos os ajustes, já faremos no local os encontros dos grupos de gestante e de pessoas que usam insulina. ”

Mais ações
Ao longo do ano, a Saúde receberá investimento na ordem de R$ 8 milhões, em obras como a das UBSs Santa Gertrudes, Morada das Vinhas, Guanabara e Sarapiranga, além da Clínica da Família e Pronto Atendimento Hortolândia, das Unidades de Apoio Hortolândia e Novo Horizonte.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/14/ubs-guanabara-espaco-para-atividades-coletivas-recebe-os-ultimos-ajustes/

Notícias relacionadas


Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original


Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 12 horas

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia

Hortolândia (SP) deve ter dia ensolarado hoje (15). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre...

DestaqueAtualizado há 3 dias

ArcelorMittal Gonvarri divulga oportunidades para Estágio em Hortolândia

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal,...

CidadeAtualizado há 3 dias

Prefeitura volta atrás e cobrança da “taxa de lixo” é revogada

Poder Executivo aperfeiçoará a proposta para cumprir em 2023 o Marco Legal do Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Churrasqueadas terá 5 mil kilos de carne e Open Bar em Campinas

Em agosto, Campinas será palco do festival gastronômico Churrasqueadas Evento, promovido pelo maior canal de churrasco nas redes sociais, é...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Multinacional ADECCO seleciona funcionários para Operador de Produção

Requisitos: Residir em Hortolândia ou fácil acesso, Ensino Médio Completo. O Grupo Adecco é líder mundial em Recursos Humanos, atua...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Câmara aprova projeto que proíbe saída temporária de presos; Qual é a sua opinião?

O projeto encerra qualquer possibilidade de concessão de licença temporária a detentos. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Caterpillar anuncia investimento de R$ 600 milhões na expansão fabril

A Caterpillar Brasil inaugurou uma nova linha de montagem de motoniveladoras em sua instalação de Piracicaba, 157 km da rodovia...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Multinacional Marelli divulga oportunidades para Operador Produção nesta quinta-feira

Vagas Publicada hoje! Seja uma das primeiras pessoas a se candidatar! Existimos para inovar e transformar o futuro da mobilidade...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Árvore cai e interdita trecho de rua em Hortolândia

Caso aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (11) na Rua Júlio Silva Batista. Tráfego de veículos foi desviado. No...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Marelli abre processo seletivo para Operador de Utilidades em Hortolândia

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo. Seja um dos primeiros a se candidatar! Com mais...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS