Connect with us

Notícias

Escola Inovadora: EMEB Candelário de Freitas tem energia sustentável

Artigo

em

Publicada em 25/07/2021 às 09:00

Em fase de construção, a EMEB Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, será a maior unidade da Escola Inovadora de Jundiaí e também a primeira escola a contar com energia fotovoltaica, classificada como limpa e sustentável por ser proveniente da luz solar. No prédio já foram instaladas 171 placas solares que vão alimentar a micro estação geradora de energia fotovoltaica e gerar 72,36 KWp de energia elétrica.  

LEIA TAMBÉM

“A Prefeitura tem priorizado construções sustentáveis e com preocupação com o meio ambiente nos prédios públicos. No caso da EMEB Candelário, ainda atendemos a um pedido dos próprios alunos que participaram do projeto para a construção da escola”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Além de oferecer economia com a produção da própria energia, se houver excedente energético e baixo consumo, o crédito é revertido para a cidade junto à CPFL. “Além do crédito, o investimento com a energia fotovoltaica apresenta retorno em aproximadamente três anos, o que resultam em contribuições para os cofres públicos”, comenta Ademir Pedro Victor, gestor adjunto da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), que é responsável pela instalação do sistema na EMEB Candelário. 

Imagem mostra prédio, com obras no entorno. No telhado há diversas placas azuis que são para a geração de energia fotovoltaica.
Placas fotovoltaicas estão instaladas no prédio da EMEB Candelário

O projeto da nova escola foi estruturado com base nos pedidos e solicitações dos próprios alunos e professores, por meio de escuta ativa com o Conselho de Alunos da escola, que foi responsável por comunicar o desejo de todos. “A EMEB Candelário será uma escola modelo e grande parte do projeto atendeu aos pedidos dos nossos estudantes. A ideia de uma construção mais sustentável partiu deles e da escuta ativa que fazemos e colocamos em prática”, lembrou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

A EMEB Joaquim Candelário de Freitas terá 4,7 mil metros quadrados, que vão abrigar uma nova escola com três pavimentos, laboratórios, anfiteatro, biblioteca, 20 salas de aula, quadra coberta, além de todo um sistema de dispositivos sustentáveis para reuso da água e uso da energia solar. O investimento é de R$ 12 milhões.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/25/escola-inovadora-emeb-candelario-de-freitas-tem-energia-sustentavel/

Notícias relacionadas


Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original


PUBLICIDADE

Cidade

Inscrições online para campanha de castração de mil cães e gatos em Hortolândia

Artigo

em

Por

A Prefeitura abrirá as inscrições online de 4 a 6 de outubro, se todas as vagas forem preenchidas, as inscrições podem ser encerradas mais cedo.
Dando continuidade à política pública de proteção aos animais, a Prefeitura de Hortolândia está lançando mais uma campanha de castração de cães e gatos em quatro áreas da cidade.
De acordo com a Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro e 3 e 4 de novembro.
Você pode se inscrever online entre os dias 4 e 6 de outubro por meio de um link que será publicado nos próximos dias.
Ao registrar um animal de estimação, é necessário o cartão de cidadania do responsável.
No total, 1.111 animais serão atendidos pelo Departamento de Bem-Estar e Proteção Animal (DPBEA).
Embora o prazo para inscrições seja de três dias, a vaga poderá ser fechada mais cedo se a lotação para o evento for atingida.

Acompanhe no calendário abaixo os locais onde haverá castração:

Dias 13 e 14/10

LEIA TAMBÉM

Ginásio Poliespotivo Nelson Cancian

Rua João Barreto da Silva n° 505-Vila Real Santista

Dia 15/10

Emef Jd. Santiago

Rua Projetada, n° 500 – Jardim Santiago

Dia 03/11

Estacionamento Parque Irmã Dorothy

Manoel Antonio da Silva, n° 415 – Jardim Nossa Senhora de Fátima

Dia 04/11

DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal)

Rua Athanázio Gigo, n° 60 – Chácara Recreio 2000

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Notícias

Prefeitura leva vacinas contra Covid às escolas de Hortolândia

Artigo

em

Por

Hortolândia | Vacinação de adolescente em escola (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM

A Secretaria de Saúde de Hortolândia anunciou nesta segunda-feira que está em busca de crianças e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos que ainda não foram vacinados contra a Covid-19 na cidade. Em parceria com escolas municipais, estaduais e particulares, a prefeitura informou que está levando a vacina ao ambiente escolar.

Para isso, as escolas enviaram à Secretaria de Saúde os dados vacinais dos alunos, apurados com apoio das famílias. As informações dados são checadas no cadastro nacional da vacinação. Assim, crianças e adolescentes que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina recebem um termo de consentimento para assinatura dos pais ou responsáveis. Mediante esta autorização, a vacina é aplicada no ambiente escolar, diz a administração.

De acordo com a coordenadora dos programas de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, a parceria com as escolas é necessária para ampliar a cobertura vacinal entre os adolescentes de 12 a 17 anos. “Estamos com agendamento aberto para este público, mas, por diversos motivos, algumas famílias ainda não conseguiram imunizar seus adolescentes. Com apoio das escolas e autorização dos responsável, vamos conseguir garantir a proteção dos nossos jovens com a vacinação nas escolas”, disse Ana Paula.
 

Continue lendo

Destaque

Após receber alta morre mulher atropelada em Hortolândia

Artigo

em

Por

Parentes de Iracema de Magalhães Lima informaram que a mulher teve alta do Hospital Mário Covas, onde estava internada na última sexta-feira (24).

Segundo familiares, Iracema de Magalhães Lima, de 56 anos, foi atropelada com sua sobrinha de 10 anos em Hortolândia (SP) e morreu devido a complicações de saúde do acidente. A morte foi confirmada nesta segunda-feira (27). A menina recebeu tratamento médico após o acidente e não apresentava risco de vida.

LEIA TAMBÉM

No sábado (25), ela adoeceu, foi novamente encaminhada ao posto médico e faleceu no mesmo dia. A causa da morte foi registrada como infecção generalizada. O funeral foi realizado na manhã de domingo (26), no Cemitério Parque das Flores.

Motorista fugiu sem prestar socorro

Segundo a sobrinha que foi atropelada, uma mulher, que estava no carro chegou a tirar sua blusa para estancar um sangramento no nariz. Logo após, o motorista fugiu.

“Eles acenderam o carro de novo e meteram o pé; deixaram a gente lá”, contou a menina.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou em nota que as investigações do caso seguem em andamento.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

CidadeAtualizado há 8 horas

Inscrições online para campanha de castração de mil cães e gatos em Hortolândia

A Prefeitura abrirá as inscrições online de 4 a 6 de outubro, se todas as vagas forem preenchidas, as inscrições...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Após receber alta morre mulher atropelada em Hortolândia

Parentes de Iracema de Magalhães Lima informaram que a mulher teve alta do Hospital Mário Covas, onde estava internada na...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Pirelli está com processo seletivo para Programa de Estágio Pirelli 2022

Programa de Estágio Pirelli 2022 Procuramos por talentos criativos que tenham vontade de crescer em uma indústria apaixonante! Trabalhar com...

CidadeAtualizado há 1 dia

Marelli divulga oportunidade(s) para Programa de Novos Talentos 2° Semestre

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo e está com vagas de estágio abertas em suas...

CidadeAtualizado há 1 dia

Hortolândia implanta faixa de retenção exclusiva para motos

Sinalização vai aumentar a segurança viária perto de apartamentos e escolas na Avenida Santana Para melhorar a segurança viária em...

CidadeAtualizado há 1 dia

Calor, chuva e frio: Chuva deve dar o ‘ar da graça’ em Hortolândia

O início desta semana será marcado por ar seco e calor intenso em Hortolândia. A umidade, que ajudou a provocar...

DestaqueAtualizado há 2 dias

WÜRTH do Brasil abre processo seletivo pela internet para 78 oportunidades

A empresa disponibiliza vaga para a cidade de Sumaré; mas há oportunidades em todo país Por meio de um atendimento...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Motociclista morre após colisão na SP-101, em Hortolândia

Um motociclista morreu após colidir na traseira de um veículo na tarde desta sexta-feira (24). Charles, de 35 anos, não...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Dell Technologies abre processo seletivo para novas oportunidades de trabalho em Hortolândia

Dell Technologies é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial para que as organizações construam seu futuro...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Ambev seleciona funcionários para trabalho em Campinas

Nossa gente aqui na Ambev sonha GRANDE! Somos milhares de apaixonados pelo que fazemos. Nosso maior objetivo é inovar no setor de bebidas com a...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS