Com dois vereadores com coronavírus, a Câmara de Hortolândia teve que alterar a composição da Comissão de Justiça e Redação da Casa para poder aprovar projeto do Executivo que cria conselho municipal para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). A alteração foi feita em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (23).

Com a comissão “completa”, os pareceres foram aprovados no mesmo dia e nova sessão extraordinária para aprovar o projeto está marcada para sexta-feira (26).

LEIA TAMBÉM

“É extremamente importante, para cumprir lei federal e Hortolândia não perder o Fundeb”, explicou o presidente da Casa, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL). A Câmara de Sumaré aprovou projeto semelhante.

E aí veio o aviso da situação causada pela pandemia. “Como temos dois membros da Comissão com coronavírus, o Edivaldo Sousa (PSD) já saindo, e o Enoque Leal (MDB), ainda com sequelas, eu convoco o Reginaldo Rodrigues (PSB) para ser relator especial da Comissão de Justiça e Redação para poder publicar parecer e aguardarmos as quatro horas para poder votar, já nesta sexta-feira”, detalhou o presidente da Casa de Leis.

Paulão ainda revelou que a Câmara trabalha para que as sessões voltem a ser realizadas virtualmente. Desde que a região entrou na fase emergencial do Plano São Paulo do Governo do Estado, a Câmara de Hortolândia suspendeu as sessões ordinárias. O Legislativo realiza, desde 2020, sessões com limite de até 30 minutos para evitar aglomerações.

No início do mês, Paulão foi afastado por suspeita de coronavírus, pois seu filho contraiu a doença. Na época, funcionários do gabinete do presidente da Casa também foram afastados.

Hortolândia é uma das cidades da região mais afetadas pela pandemia. O prefeito Angelo Perugini (PSD) está há mais de um mês internado em UTI de hospital em São Paulo com a doença. A Prefeitura informou nesta quarta (24) que o estado de saúde dele se agravou. O vice-prefeito José Nazareno Gomes, o “Zezé” (PL), foi formalizado prefeito em exercício no mês passado pela Câmara.

Leia também

Hortolândia fecha 10 bares por dia

A Prefeitura de Hortolândia fechou 10 estabelecimentos de comércio de bebidas por dia na p…