Seguindo a recomendação do Governo do Estado de São Paulo, as prefeituras de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Já anunciaram o cancelamento do ponto facultativo do Carnaval para os servidores públicos. Dessa forma, os departamentos das prefeituras funcionarão normalmente na próxima segunda (15), terça (16) e quarta (17).

A medida foi anunciada pelo Estado no dia 29 de janeiro, em coletiva com a presença do governador João Doria (PSDB), que recomendou na ocasião que as prefeituras adotassem a mesma postura, visando evitar oportunidades de aglomerações e, assim, a contenção da proliferação do coronavírus. Na coletiva, Doria disse que a recomendação foi feita pelo Centro de Contingência com objetivo manter sob controle a expansão da pandemia.

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste foi a primeira a seguir o Estado, no mesmo dia do anúncio. Nova Odessa e Hortolândia anunciaram a medida na semana passada. Em nota divulgando a medida, Hortolândia cita o objetivo de evitar aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados e informa que o expediente no Paço Municipal “Palácio das Águas” ocorre das 9h às 15h, sendo que o atendimento das 9h às 10h é exclusivo para idosos.

Já a Prefeitura de Americana confirmou nesta segunda-feira (8) o cancelamento do ponto facultativo para o funcionalismo público. “A decisão segue as mesmas determinações do governo estadual, que cancelou os pontos facultativos de Carnaval para que se evite aglomerações e, com isso, diminua as chances de contágio pelo novo coronavírus. Portanto, os cidadãos que necessitarem dos serviços públicos nesses dias poderão acessá-los regularmente”, trouxe a nota do Executivo.

Em nova coletiva realizada nesta segunda, o governador João Doria apresentou dados que apontam para a diminuição da proliferação do vírus em todo o Estado e tornou a fazer um apelo para que as pessoas não promovam festas no final de semana e nos dias que seriam do Carnaval.

“Por favor, durante o próximo feriado, lembrem-se: só teremos Carnaval em 2022. Nada de festas, nada de celebrações, nada de aglomerações. Nós estamos indo bem, por favor, nos ajudem a continuarmos bem, a não termos que tomar medidas mais duras. Se todos ajudarem, vamos salvar mais vidas”, disse.

Leia também

Hospital municipal de Hortolândia tem pacientes à espera de transferência para hemodiálise

LEIA TAMBÉM Hospital municipal de Hortolândia tem pacientes à espera de transferência para…