O Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, de Hortolândia, abre neste sábado e domingo, com a exposição “Sabores de Hortolândia – Uma Mistura de Temperos, Histórias e Culturas”.

A exposição mostra o aspecto histórico-cultural da alimentação na cidade. Também são abordados temas como gastronomia e saúde. A exposição tem vídeos relacionados com o tema e uma mesa com potes contendo temperos e especiarias.

Outro atrativo da exposição é um cantinho de leitura em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985), que também se notabilizou por ser uma doceira talentosa. Em vários de seus poemas e contos, Coralina fez referência a alimentos.

Foto: Divulgação

Mostra ainda relembra a obra da poeta Cora Coralina, que também era uma doceira de mão cheia

Além de se deliciar com a exposição, o visitante poderá conhecer um pouco a história da antiga Estação Jacuba e do município ao conferir objetos, fotos e materiais antigos que integram o acervo do Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014.

Inaugurada em dezembro do ano passado, no mesmo dia da cerimônia de premiação do Prêmio Jacuba que escolheu o estabelecimento gastronômico da cidade que fez o melhor prato criado com mel, cachaça e farinha de mandioca, os três ingredientes da receita do pirão jacuba, a exposição vinha ocorrendo em horários limitados no espaço.

De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. O prêmio foi uma ação que integrou o lançamento da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, promovido em 2019 pela Prefeitura, que contou com 110 estabelecimentos gastronômicos da cidade inscritos. Da Redação

ACONTECE: A exposição “Sabores de Hortolândia – Uma Mistura de Temperos, Histórias e Culturas” pode ser visitada das 9h às 16h. A entrada é gratuita. Rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco

Leia também

Coronavírus: Hortolândia tem mais três mortes e chega a 90; total de infectados é de 1.975

Modelo 3D do Sars-Cov-2, o novo coroavírus — Foto: Reprodução/Visual Science Modelo 3D do …