Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Serviço móvel que realiza exames gratuitos também encerra atendimentos em Cordeirópolis e Cesário Lange neste fim de semana

As carretas do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, ficam até sábado (13) em Cerquilho, Cordeirópolis e Cesário Lange. O serviço-móvel oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

O atendimento é destinado ao público geral nessa faixa etária. A carreta do Mulheres de Peito também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico (pode ser da rede particular ou pública), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O veículo oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Diagnóstico precoce

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo e por essa razão o diagnóstico precoce é essencial para o êxito do tratamento.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Agendamento telefônico

O programa também possui o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames de mamografias, que são marcados via central de vagas estadual em mais de 200 serviços espalhados pelo Estado. Para as mulheres dentro da faixa etária do programa, 50 a 69 anos, também não há a necessidade de pedido médico.

Caso seja detectado algum problema, seja nos exames realizados nas carretas ou nos agendados via 0800, as mulheres são encaminhadas para acompanhamento e tratamento em um hospital de referência da rede estadual.

Veja por onde anda a carreta da mamografia e as datas:

cidade início término endereço
Cordeirópolis 24/jun 13/jul Rua Carlos Gomes n.777, localização da frente do Ginásio de Esportes Orestes Quércia
Cesário Lange 24/jun 13/jul Rua Pedro Miranda Campos,1273  – Centro, ao lado do Estádio Muncipal esquina com a EE Aristeu Vaconcellos Leite
Pontal 1/jul 22/jul Rua Ananias da Costa Freitas, s/n –
Centro, rua paralela a Avenida Maria Lídia Neves Spínola
Cerquilho 24/jun 13/jul Avenida Washington Luiz, 1148, Residencial Cattai

Fonte: Estado de SP

Leia também

EMS divulga oportunidade(s) para Monitor de Pesquisa Clínica Pl

Requisitos: Formação Superior completa em Farmácia, Biologia, Enfermagem Desejável especia…