Connect with us

Cidade

Câmara busca parceria com Estado para políticas PCD

Artigo

em

20210909 pcd spVereadores e entidades da cidade estiveram em São Paulo para conversar com Célia Leão, secretária da Pasta de Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

LEIA TAMBÉM

Vereadores da Câmara de Hortolândia estiveram na manhã desta quarta-feira (08 de setembro) na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) para trazer políticas públicas para a cidade de Hortolândia. Vereadores, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, AMAAH (Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia), Pernas Voluntárias e CADEFI (Centro de Apoio ao Deficiente Físico) se reuniram com a secretária da pasta, Célia Leão.

A visita mostrou à secretária os trabalhos que têm sido realizado na cidade, o trabalho do Conselho Municipal, da AMAAH e do CADEFI, além das atividades esportivas desenvolvidas pelo Pernas Voluntárias. A secretária ficou muito satisfeita com o total engajamento do Poder Legislativo nos direitos da Pessoa com Deficiência, e comemorou o funcionamento do Conselho. “Muitas ações que desenvolvemos aqui na Secretaria só são liberadas para cidades onde o Conselho está ativo e trabalhando. E é muito importante lembrar que ele é consultivo, fazendo o papel de prover informações ao Poder Legislativo e ao Poder Executivo que são deliberativos”, comentou Célia.

Célia Leão falou da importância do envolvimento do Poder Legislativo na causa das Pessoas com Deficiência por ser uma causa que nunca se esgota, pois a deficiência exige acompanhamento sem fim. O presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL), falou sobre a importância do Poder Legislativo nessa luta. “Percebemos que essa causa é tão importante que decidimos montar uma Comissão sobre o assunto, para conseguirmos dimensionar as ações necessárias e trabalhar para que elas sejam implementadas na cidade, trazendo bem-estar para a população PCD”, explicou Paulão.

As entidades presentes falaram da importância de seus trabalhos, da necessidade de sedes próprias para poder ampliar o atendimento e de como os programas oferecidos atendem a população de Hortolândia e região. “Temos muitas necessidades na cidade, muitas pessoas perdidas com diagnósticos, e buscamos o acolhimento, para que essas pessoas se sintam ouvidas, tirando-as do isolamento”, comentou a presidente do Conselho e da AMAAH, Priscila Silvana de Paula Silva, que é mãe de um menino autista de 12 anos.

Também foi mencionado pelo vereador Clodoaldo Santos da Silva (MDB) que Hortolândia está em fase final de criação da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). “Queremos com o trabalho da Comissão dar uma resposta para a população e fazer chegar a eles políticas públicas. Também estamos finalizando o processo de criação da APAE, que era o antigo CCART, e esperamos poder realizar parcerias com a Secretaria”, falou o vereador.

Políticas Públicas

Célia Leão falou durante a reunião sobre algumas políticas públicas que estão sendo implantadas pela SEDPcD no Estado de São Paulo. Uma das mais importantes é o Calçadas Acessíveis, o Governo do Estado disponibilizará recursos para adaptação das calçadas das regiões centrais das cidades paulitas. Outro importante é a instalação de parquinhos adaptados para crianças com deficiência, que tem custo de R$ 100 mil e pode ser feito através de emendas parlamentares. Mas o que deixou os presentes mais empolgados foi o projeto que capacita professores de educação física para a implantação de esportes adaptados para crianças com deficiência focando o esporte paraolímpico. Hortolândia poderá se candidatar para receber todos os programas citados acima.

Pedidos

Durante o encontro, foi entregue à secretária um ofício com as principais necessidades da cidade. No documento elaborado pela Câmara de Hortolândia é solicitado à SEDPcD um suporte para a implantação de um cadastro PCD; Projeto de Informação e Empregabilidade Inclusivo; realização de mutirão de laudo caracterizador de deficiência PCD;/ implantação de academia de esporte adaptado; além da destinação de um automóvel, tipo Sprinter, adaptado para transporte de PCDs dentro de Hortolândia.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Aldemir Clemente (PODEMOS), Derli de Jesus Athanázio Bueno (MDB), Edivaldo Souza Araújo (PSD), Enoque Leal Moura (MDB), o secretário de Habitação de Hortolândia e presidente do PSDB na cidade, Rogério Mion, a presidente e fundadora do Instituto Pernas Voluntárias, Cristiane Rocha, o presidente da CADEFI, Paulo Novaes Zeferino, a vice-presidente da AMAAH, Rozângela Ribeiro Rocha, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia, Nicéia Tenório, além de integrantes da SEDPcD.

Fonte: Câmara Municipal de Hortolândia

Cidade

Sala de Emergência do Hospital Municipal de Hortolândia começa a funcionar na próxima quarta-feira (01/06)

Artigo

em

Por

Espaço entregue nesta sexta-feira (27/05) conta com quatro leitos e equipamentos de última geração 

A Prefeitura de Hortolândia conclui mais uma etapa da reforma do Hospital Municipal Mario Covas  que beneficia a saúde da população. Na tarde desta sexta-feira (27/05), o prefeito José Nazareno Zezé Gomes fez a entrega da Sala de Emergência. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Secretaria de Saúde, o espaço está com nova configuração e área ampliada, o que possibilita melhor atendimento para os pacientes e condição de trabalho para os profissionais do hospital. 

A sala tem quatro leitos com controle automático. Cada um é equipado com monitor multiparâmetro touch screen de última geração. O equipamento faz o monitoramento de diferentes parâmetros das condições do paciente, tais como eletrocardiograma, oximetria (medição da quantidade de oxigênio no sangue), dentre outros. 

O espaço passa a ter ainda Sala de Utilidades (ou Sala de Expurgo), local para guardar vestimentas utilizadas pelos pacientes, como avental e roupa de cama. De acordo com a Secretaria de Saúde, a Sala de Emergência começa a funcionar na próxima quarta-feira (01/06). Outro espaço do hospital cuja reforma também foi concluída é a Sala de raio X, que já está em funcionamento. 

“A entrega da Sala de Emergência é um momento especial pelo qual esperávamos muito. É a principal entrada de atendimento do hospital que começará a funcionar na próxima quarta-feira, dia 1º de junho. Essa é uma grande conquista para a população, que terá um atendimento de qualidade. O hospital vai fazer a diferença na vida da população”, destacou o prefeito Zezé Gomes. 

O secretário de Saúde, Denis André José Crupe salientou que a entrega da Sala conclui uma etapa importante das obras de reforma do hospital. “Com a entrega da Sala de Emergência concluímos o eixo de pronto atendimento do hospital, que inclui ainda a Sala de raio X e os Prontos-Socorros Adulto e Infatil”, ressaltou o secretário de Saúde. 

Na reforma do Hospital Municipal Mario Covas são investidos R$ 12,5 milhões. As interveções incluem reforma desde a fachada até as instalações internas, o que resultará em diversas melhorias, entre elas, a ampliação de 67 para 100 leitos. 

Algumas etapas já foram concluídas, como a finalização da obra no Pronto Atendimento Obstétrico e Ginecológico, a reabertura do Pronto Socorro Adulto, que também passou por obras de remodelação, e de áreas internas administrativas. O Pronto Socorro Infantil também recebeu intervenções, assim como a área interna, onde, em breve, será implantado um aparelho de tomografia computadorizada.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Campanha do Agasalho realiza neste sábado Dia “D” de arrecadação drive-thru em Hortolândia

Artigo

em

Por

Ponto de coleta será pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Urbanos

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia realiza neste sábado, a partir das 8 horas, o Dia “D” de  arrecadação para a Campanha do Agasalho 2022. A ação, que conta com apoio da EPTV-Campinas, será realizada por meio do sistema drive-thru na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – rua Capitão Lourival Mey, 869, no Remanso Campineiro.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, o Dia de Mobilização é importante para impulsionar a campanha, funcionando como ferramenta de chamamento público em favor da solidariedade. “O Dia ‘D’ será um momento de grande mobilização e contamos com a participação de todos. Olhe em seu guarda-roupa, doe um agasalho que você não usa mais e que esteja em bom estado de conservação. Essa doação pode fazer a diferença na vida de uma pessoa”, explicou Maria.
 
Para a campanha, podem ser doadas roupas masculinas e femininas, para todas as idades, cobertores, roupas de cama, meias, gorros, sapatos e toalhas. “O drive-thru funcionará até às 17 horas e contamos muito com a participação da nossa comunidade nesta edição de 2022. Neste ano o frio chegou mais cedo e atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade é fundamental. Conto com o apoio de todos e tenho certeza que atingiremos nosso objetivo, afinal, nossa população sempre se mostrou solidária e vem aderindo em peso nas nossas campanhas”, destacou a presidente.

A Campanha do Agasalho 2022 foi lançada oficialmente no dia 19 de maio, durante as comemorações pelos 31 anos de Hortolândia. Para facilitar a doação, o Fundo Social de Solidariedade espalhou caixas de coleta para entrega voluntária nos prédios públicos, como Prefeitura e Câmara, e em outros 36 pontos estratégicos do município. A doação também pode ser feita diretamente na sede do Fundo Social, na rua Benedito Francisco de Faria, 467, no Remanso Campineiro. CONFIRA OS LOCAIS DE COLETA

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Hortolandense conquista troféu do Circuito Paulista de Kart

Artigo

em

Por

Em julho, piloto terá a chance de representar a cidade em competição nacional da modalidade

O piloto de kart hortolandense Alex Grigoletto, conquistou, no final de semana passado, o troféu do 2º Circuito Paulista de Kart na categoria F4 Super Sênior em Birigüi, no interior de São Paulo. Grigoletto, que é apoiado pela Prefeitura, já havia conquistado a primeira etapa do torneio, realizada em abril. O troféu veio para Hortolândia após uma segunda colocação nesta etapa que garantiu o título do campeonato com seis pontos a mais que o vice-campeão.

LEIA TAMBÉM

“Em 2021, foi conquistado o troféu do Campeonato Paulista Light para pilotos de 28 a 44 anos de idade. Neste ano, o título veio na categoria  para pilotos à partir de 45 anos. Estamos felizes e confiantes para o restante da temporada. Agora, em julho, vamos para Aracaju, no Sergipe, para disputar a Copa Brasil de Kart e estamos bem confiante em trazer o título para nossa cidade”, comenta Grigoletto, morador do Jardim Rosolém.

A trajetória de Alex Grigoletto é marcada por grandes conquistas. Além da conquista deste ano, o piloto conquistou, em 2021 e em 2018, o troféu nacional no Circuito Internacional da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo.  “É um prazer receber mais um esportista hortolandense que representa a cidade. Temos talentos em diversas modalidades e investir no esporte traz o reconhecimento para Hortolândia, inspirando jovens, diariamente, a seguir o mesmo caminho”, comentou o secretário de Esportes, Gléguer Zorzin em visita de Grigoletto ao Paço Municipal Palácio das Águas, no início desta semana.

Início da trajetória esportiva

No kart desde 2005, as conquistas não demoraram a aparecer para Alex Grigoletto. O início promissor veio com o título do Campeonato Campineiro de Novatos. Em 2007, o quarto lugar do Estadual da modalidade dava mostras de que o profissional dominaria o traçado das pistas.

A consolidação no esporte veio com o sexto lugar no Mundial da categoria Diland, para motores de até 250 cilindradas em 2008. Os resultados apontavam que era questão de tempo para Alex chegar ao primeiro lugar do pódio de uma grande competição, o que aconteceu em dose dupla em 2021 e se repetiu novamente neste ano.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 3 dias

Criança morre com diagnóstico de dengue em Hortolândia

Um criança de 09 anos morreu nesta quarta-feira (25), depois de apresentar sintomas da dengue, em Hortolândia. A Secretaria de Saúde...

DestaqueAtualizado há 4 dias

IBM divulga novas oportunidades de emprego

Há oportunidades para pessoas com cursos técnicos, alunos do ensino superior e recém-formados. Fundada em 1911, a IBM, empresa líder...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Adolescente desaparecido é encontrado morto em acostamento de rodovia em Campinas

Um adolescente que havia desaparecido na tarde do último sábado (21), na região do Jardim São Judas Tadeu em Sumaré,...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Multinacional Villares Metals abre processo seletivo para diversas oportunidades de trabalho

Venha trabalhar conosco, confira as vagas disponíveis e se inscreva! Com mais de 75 anos de história, a Villares Metals...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Motociclista de 34 anos morreu em um grave acidente com ônibus

Um motociclista morreu em um grave acidente na tarde desta segunda-feira (23), na Estrada Valêncio Calegari em frente a fábrica...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Final do concurso Rainha FAICI 2022 acontece nesta sexta-feira com show de Léo & Raphael

Na próxima sexta-feira (27), a partir das 20h, vai acontecer no Clube 9 de Julho, em Indaiatuba, a grande final...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Homem é morto a tiros em calçada em Hortolândia

Um homem, Guilherme Alexsandro Mendes, 26 anos, morreu após ser atingido por tiros na noite deste domingo (22), próximo ao...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Empresa confidencial divulga oportunidade(s) para Operador de Produção

Empresa divulga oportunidades para Operador de Produção em Hortolândia. Descrição: LEIA TAMBÉM Covid, gripe e sarampo: Campinas, Hortolândia, Mogi Guaçu...

DestaqueAtualizado há 1 semana

Wickbold divulga novas oportunidades para área Industrial em Hortolândia

Você busca desafios? Venha fazer parte de nosso time! Somos uma empresa de alimentos, líder no segmento de atuação, e...

DestaqueAtualizado há 2 semanas

GE abre processo seletivo para diversas vagas de emprego e estágio

A empresa está oferecendo diversas vagas de emprego de nível médio, técnico e superior, além de estágios. A General Electric...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS