Durante este mês, órgão amplia o prazo de empréstimo e a quantidade de livros que podem ser emprestados

A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia, continua com uma ação especial durante o Mês do Livro. Até o dia 30 deste mês, o órgão amplia, para os usuários cadastrados, o prazo de empréstimo de livros de 14 para 21 dias e a quantidade de livros que podem ser emprestados de três para seis exemplares. 

O coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, explica que a ação recorda a comemoração de várias datas em abril relacionadas à literatura e aos livros. Nesta quinta-feira (18/04), é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data marca o nascimento do escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948), o criador da consagrada série “O Sítio do Picapau Amarelo”, que traz os personagens antológicos Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Cuca, Tio Barnabé, Marquês de Rabicó, Garnizé, dentre tantos outros.

De acordo com Silva, a biblioteca tem 45 títulos de Monteiro Lobato. Dentre as obras do autor mais procuradas pelos usuários estão “Reinações de Narizinho”, “O Minotauro” e “Caçadas de Pedrinho”. A biblioteca conta ainda no acervo com traduções feitas por Lobato de três clássicos da literatura infantojuvenil, “Alice No País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, “Pollyanna Moça”, de Eleanor H. Porter, e “Mowgli, O Menino Lobo”, de Rudyard Kipling. O acervo da biblioteca pode ser consultado por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 17 mil obras.

Outra data celebrada em abril pelos apreciadores de literatura é o dia 23, Dia Mundial do Livro. A data, institucionalizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), marca as mortes do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), autor de peças clássicas como “Hamlet”, “Romeu e Julieta”, “Sonhos de Um Noite de Verão” e “Macbeth”;  do romancista espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), autor do clássico “Dom Quixote”; e o nascimento do romancista russo Vladimir Nabokov (1899-1977), cuja obra mais conhecida é “Lolita”. O livro foi transformado no filme de mesmo nome, de 1962, dirigido pelo cineasta americano Stanley Kubrick (1928-1999).  

CARTEIRINHA

Para quem quer pegar livros emprestados da biblioteca é preciso fazer a Carteirinha de Leitor no próprio local, que fica no primeiro piso do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os interessados têm que levar foto 3X4 recente, cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que pai, mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. 

Caso haja dano ou extravio dos livros emprestados, o usuário terá que fazer a reposição do mesmo título. A Biblioteca registra, em média, de 30 a 50 empréstimos por dia. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Cravi abre inscrições para oficina sobre dependência química

Encontro ocorrerá na próxima sexta-feira (26), em SP; ação é direcionada a profissionais e…