O Banco de Alimentos de Hortolândia, inaugurado em 2005, vai ser ampliado e contar com novos equipamentos, a partir de uma reforma executada com recursos do governo federal.

A proposta atual do serviço – além de abastecer as entidades assistenciais do município – é garantir comida na mesa de famílias em situação financeira difícil, principalmente por conta da pandemia de coronavírus.

LEIA TAMBÉM

O centro de distribuição de alimentos foi instalado durante o primeiro mandato do prefeito Ângelo Perugini (PDT).

O serviço funciona em um imóvel da Rua Maria Catarina Vasconcellos Pinheiros, no Parque Odimar, bem próximo à SP-101 e do acesso à cidade pela Avenida da Emancipação, e abastece hoje dez entidades cadastradas, beneficiando diretamente 600 pessoas.

No mesmo local, funciona um centro de formação popular, com cursos sobre aproveitamento de alimentos.

O projeto deu tão certo que a inciativa acabou premiada, em 2017, em um concurso do antigo Ministério das Cidades, que disponibilizaria recursos para a ampliação do serviço, considerado referência em Hortolândia e mais 18 cidades. Os recursos foram disputados por 350 municípios.

INTERVENÇÕES

Com verba de R$ 350 mil – liberados agora pelo atual Ministério do Desenvolvimento Regional -, as obras já estão em andamento. Elas contemplam reforma da área administrativa e da cozinha experimental, alteração do almoxarifado, construção de área de armazenamento de caixas e novo depósito de materiais de limpeza.

Também são executadas adequações para cumprimento da lei de acessibilidade a prédios públicos, com a construção de um novo banheiro acessível, rampas e portão de acesso ao piso inferior.  O prédio vai passar dos atuais 516,87 para 562,98 metros quadrados.

Na obra também está incluída a compra de moveis de escritório, computadores, freezers, geladeira, fogão, balança, eletrodomésticos, caixas plásticas e pallets.

Na cozinha experimental, até novos cursos de culinária serão ministrados, segundo Alessandra Sarto, responsável pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional.

Leia também

BOLETIM 185: MONTE MOR REGISTRA NESTA QUARTA-FEIRA MAIS NOVE CASOS POSITIVOS DO NOVO CORONAVÍRUS E TOTAL CHEGA A 1490

A Prefeitura de Monte Mor, por meio do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Novo Coronav…