Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Evento é o primeiro de uma série de ações realizadas pela Prefeitura, durante este mês, para um trânsito seguro

Maio é o mês de mobilização e conscientização da comunidade para ampliar a segurança viária em Hortolândia. Para comemorar o Maio Amarelo, a Prefeitura desenvolve várias atividades que começam com o 3º Seminário de Segurança Viária, que será realizado nesta quarta-feira (08/05), na Câmara Municipal de Hortolândia, das 8h30 às 17h. 

Além do seminário, até o dia 29 deste mês, acontecerão ações nas ruas da cidade para a conscientização dos motoristas sobre a importância de uma direção segura, palestras em escolas, com o objetivo de envolver as crianças na questão educativa no trânsito, palestras em empresas e operações coordenadas pela Polícia Militar, como a “Cavalo de Aço”, por exemplo, onde o foco é a prevenção dos acidentes com motocicletas.

“Essas ações de conscientização dos motoristas previnem os acidentes e preservam mais vidas no trânsito. Mas as atividades para redução dos acidentes são realizadas durante todo o ano e não apenas no mês de maio. É importante a contribuição da população e do poder público para, juntos, fazermos um trânsito cada vez mais seguro”, observa o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

SEMINÁRIO

Serão três temas discutidos durante o seminário. “Os efeitos da velocidade na saúde”, “Os desafios para quem tem a obrigação de fiscalizar” e “Campanhas educativas”. As mesas de discussão serão compostas por especialistas no assunto e a mediação será realizada por secretários municipais. 

Representantes do poder público municipal e Estadual, das polícias Civil, Militar, Rodoviária, EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Instituto Federal, Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Concessionária Rodovias do Tietê, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e CIPAS (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), debaterão sobre os temas. 

SEGURANÇA VIÁRIA

O pacote de medidas adotados pela Prefeitura desde 2017 para aumentar a segurança viária, tem o objetivo de reduzir o índice de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres. Entre as ações estão reforço na sinalização, fiscalização por radar (que começou a funcionar no início deste ano), novos semáforos, Operação Tapa-Buraco, instalação de painéis eletrônicos móveis, um na avenida da Emancipação e outro na avenida Santana que exibem, por meio de luzes de LED, na cor laranja, mensagens de orientação para motoristas, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil.

FEVEREIRO SEM MORTES

O início do funcionamento dos radares de fiscalização do trânsito e as medidas de segurança viária adotadas pela Prefeitura de Hortolândia, desde 2017, contribuíram para a cidade não registrar mortes no trânsito no mês de fevereiro deste ano. É a primeira vez, desde 2015, que a cidade deixa de aparecer nas estatísticas com mortes no trânsito no segundo mês do ano. 

No mês de fevereiro de 2015 foram registradas duas mortes. Em fevereiro 2016, também houve o registro de duas mortes no trânsito. Em fevereiro de 2017, Hortolândia registrou novamente duas vítimas fatais no trânsito. Em fevereiro de 2018, ocorreu uma morte no trânsito da cidade. O dado é do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito (Infosiga-SP).

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Confidencial está com vaga(s) de emprego para Assistente de Recursos Humanos (Monte Mor)

Atribuições Será responsável pelas demandas de RH respondendo por recrutamento, seleção, i…